30 de dezembro de 2011

Retrospectiva Gastrônomica

 Para este último dia do ano resolvi montar minha retrospectiva gastronômica. Depois de comer tantas receitas novas fica difícil escolher apenas uma por categoria. Mas, fiz a minha escolha. E vocês, quais foram os pratos que mais gostaram?








Melhor Doce
Torta de ricota com pinolis











Melhor Bolo   
 Prestígio


Melhor S.A.P (Saudável, apetitoso e prático)
Canapé de abobrinha

Melhor Massa
Lasanha com coelho, mostarda e açafrão

Melhor Risoto
Parmegiana

Melhor Sopa/Caldo
Sopa de ravioli

Melhor Torta Salgada 
Brócolis e Salmão

Melhor Lanche
Frango, shitake e pesto 

Melhor Viagem Gastronômica
Itália - link  aqui, aqui, aqui e aqui

E que o ano novo venha, cheio de gostosuras!!!
beijos, Lau

28 de dezembro de 2011

Cocadão


Este doce é feito na minha família há muito tempo. Feito de ingredientes simples, sempre agrada a maioria.
Esta receita rende uma travessa bem grande.



Cocadão

1 coco grande
Depois de ralar ou triturar o coco medir quanto rendeu em xícaras. Usar a mesma medida de açúcar
4 claras em neve

1- Juntar o coco e o açúcar e levar aos fogo com 1 copo de água,  até engrossar. Deixar esfriar. Juntar as claras em neve e colocar em uma travessa untada. Levar ao forno até corar.

1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
2 latas de leite integral
1 colher de café de manteiga
4 gemas
gotas de baunilha

2- Colocar todos os ingredientes, como excessão do creme leite, em uma panela. Levar ao fogo e mexer até engrossar. Quando pronto desligar  o fogo e juntar o creme de leite.  Colocar por cima da cocada.

Chantily
 Eu comprei em uma sorveteria, mas você pode bater creme de leite fresco.

3- Finalizar o doce com o chantily.
Guardar em geladeira

Bom apetite!
Lau

26 de dezembro de 2011

Semana do Natal na Casa da Vó




Queria ter colocado este post no dia 24, mas não deu tempo. É só para compartilhar com vocês um pouco dos eventos gastronômicos da minha família. A tarde sempre aparece gente para tomar café na casa da minha vó, amigos próximos e familiares. Para levar na casa dela e colaborar com o café fiz aquela torta bakewell, que já coloquei aqui no blog (clique aqui parar ver). Minha vó fez bolo de nozes e minha tia um bolo de ameixa preta. Fora os panetones, bolachinhas, biscoito da D. Clelia ("Kibon"), etc. Adoro estes encontros de pessoas queridas e coisas gostosas.
Minha vó não enche cada cm da casa com tema de Natal, mas gosta de dar um toque nos detalhes.  Gosto muito dos enfeites de Natal, acho essencial para dar o clima festivo.




Espero que todos tenham tido um Natal cheio paz, alegrias e comidas gostosas!!!
Beijos, Lau

22 de dezembro de 2011

Sugestão de cardápio para o Natal

Minha grande dica  de cardápio é: não fique louca querendo fazer mil pratos. Escolha um prato principal e pense nos acompanhamentos que combinam com ele. Mais vale um prato principal bem feito do que dez mais ou menos ou que não combinam com os acompanhamentos. Se for receber bastante gente faça algum prato alternativo, caso alguém não goste do prato principal. O ideal é que o prato alternativo seja bem simples, para não correr o risco de alguém não gostar dos dois. Sugiro uma massa como molho com de tomate, pode ser lasanha ou alguma massa recheada.

E este é o cardápio do almoço de Natal que teremos em casa:






Hmm...Não vejo a hora do Natal chegar 
Lau

Organizando o Natal



Para poder aproveitar seu Natal sem correrias você precisa se organizar. Com organização é possível fazer tudo sem se descabelar. Para este post ficar mais organizado vamos enumerar:

1-O ideal é que hoje você vá ao supermercado e já compre tudo que irá precisar. Amanhã e sábado tudo estará muito cheio e você ficará estressada. 
2-Para não esquecer de nada escreva em um papel todo o cardápio que será servido, desde as entradas, os acompanhamentos, a sobremesa e até as bebidas.
3- Pegue as receitas dos pratos para conferir a lista, assim você não corre o risco de esquecer algum ingrediente.
4- Veja se tem alguma coisa que pode ser preparada com antecedência, ou pelo menos se dá para deixar os ingredientes já picados ou ralados (no caso de doces as vezes dá), isto para fazer ainda hoje.
5- Amanhã (dia 23) você já pode preparar algumas coisas da ceia. A maioria dos patês e sobremesas pode ser feito com antecência. Apenas lembre-se de guardar em um pote bem fechado e levar a geladeira logo após ficarem prontos. E as folhas das saladas também já podem ser lavadas. Seque-as bem e guarde na geladeira.
6- Ainda no dia 23 separe as toalhas que irá usar, veja se estão limpas, se precisam passar. Já deixe tudo pronto. Separe também as travessas onde irá servir, muitas pessoas usam louças especiais, que ficam guardadas e precisam ser lavadas.
7- No dia 24 pela manhã faça a entrada, as saladas e as sobremesas dos dia 25. Confira se as outras coisas do almoço estão compradas, encomendadas ou bem planejadas. O resto do dia cuide de você e curta a família e os amigos.

Todo ano gosto de ajudar minha mãe a organizar as coisas. Fazemos tudo com antecedência e forma organizada. Sempre dá tudo certo, sem qualquer stress


21 de dezembro de 2011

Rocambole de Lagoa Dourada



Quem for viajar para Minas nestas férias, tenho uma dica que fica perto das cidades históricas de Tiradentes e São João Del Rei.  Se você for de Tiradentes para Ouro Preto há duas opções de caminho, um é pela BR 040 e o outro pela BR 383. Este último passa dentro de uma cidadezinha chamada Lagoa Dourada. Ela também é conhecida como cidade dos rocamboles. 

 
Na rua principal há várias opções de lugares, cada um com seu atrativo: “aqui o mais tradicional”, “o mais gostoso”, “o mais famoso”... O que eu gosto é do “O Famoso Rocambole”. Existem vários sabores e dois tamanhos para levar. Eles enrolam na hora e o sabor é sempre de um produto fresco. Meus favoritos são doce de leite e goiabada. Como em geral compramos para viagem, pedimos meio-a-meio: metade doce de leite e metade goiabada.

 
Outro doce que amei de lá é uma torta de ricota. Estava fresquinha e muito saborosa!



beijos,
Laura

19 de dezembro de 2011

Manjar




Voltando ao assunto de doces para desenformar, gostaria de falar do manjar. Eu nunca fiz manjar de coco e não sabia como ele ficava com a consistência macia, mas firme. Não é gelatina, é amido de milho. Este também deve ser colocado na medida certa para não deixar a textura muito dura. Minha mãe tem esta receita antiga que funciona muito bem, ela fez no final de semana e ficou ótimo!



Manjar Branco

1 vidro de leite de coco
4 copos de leite
4 colheres de sopa cheias de maizena
4 colheres de arroz (aquela maior) rasa de açúcar

1- Misturar todos os ingredientes frios e levar ao fogo. Mexer até engrossar.
2- Passar água fria na forma de buraco e despejar o manjar.
3- Deixar esfriar em temperatura ambiente e depois levar para geladeira por cerca de 2 horas.
4- Desenformar e jogar a calda.

Calda de Ameixa

2 xícaras de cha de açúcar
2 copos de água
ameixas a vontade
baunilha

1- Levar ao fogo e deixar ferver até engrossar. Desligar e colocar algumas gotinhas de baunilha.



Beijos,
Lau

16 de dezembro de 2011

O blog no blog


Em primeiro lugar me desculpem o sumiço, fiz uma viagem super corrida para Brasília e quis aproveitar cada minuto que estava lá passeando, comendo e me divertindo. Logo colocarei algumas dicas para comer na Capital. 


Fico muito feliz em compartilhar com vocês que fui convidada para escrever um post para o blog da Brastemp, Inspiração Coletiva, contando sobre o que me inspira. Segue o link abaixo para vocês verem!

beijos e bom final de semana,
Lau

12 de dezembro de 2011

Dicas de Natal e Mousse de maracujá



Hoje gostaria de falar sobre duas coisas:
1- Você não precisa de um bolo de frutas secas e nozes para entrar no clima do Natal. Qualquer comida que você fizer pode ganhar o toque de Natal. O que conta é o nosso espírito natalino! Eu fiz este mousse de maracujá e quis dar um clima com uma árvore de Natal. Ficou simples, mas consegui dar o espírito de final de ano que eu queria.

2- Eu já falei aqui no blog várias vezes que não se deve fazer um prato a primeira vez para levar em eventos ou servir para visitas. Mas eu não aprendo! Fiz este mousse de maracujá, que é muito simples, mas eu queria desenformá-lo e, por isso, precisei colocar gelatina na receita. Só que eu nunca tinha feito mousse de maracujá com gelatinha, como também nunca fiz nada com gelatina. Eu não gosto de coisas com textura de gelatina, então nunca uso. Mas pensei: se eu colocar a gelatinha no mousse vai ficar com uma consistência de manjar, firme, mas cremoso. Na embalagem da gelatinha dizia: suficiente para 500ml. Meu mousse estava dando 1L, então coloquei duas gelatinas. Resultado: ficou horrível, duro. E eu descobri isto no churrasco que fui, com a sobremesa já servida! A única coisa que salvou é que o sabor não foi alterado. Desculpas para as pessoas que estavam no churrasco, da próxima vez vou levar algo bem gostoso para compensar.

Mousse de Maracujá

1 lata de creme de leite sem soro
1 lata de leite condensado
1 lata (utilize a lata do creme de leite como medida) de suco de maracujá concentrado ou de polpa de maracujá natural

1- Misturar tudo em uma travessa e levar a geladeira.

Se quiser fazer de desenformar tente utilizar uma gelatina, não sei se dá certo.

Bom começo de semana a todos,
Lau

9 de dezembro de 2011

Lasanha Caseira


Domingo passado estava com vontade de comer lasanha. Não tem coisa mais gostosa que uma simples lasanha caseira. Para isto você precisa de 5 coisas: 1- fazer a massa - 400g para uma lasanha pequena - (receita aqui). 2- molho de tomate caseiro com cerca de 2kg de tomate. 3- 200 g de mussarela. 4-100ml de creme de leite fresco temperado com sal e noz moscada. 5- um punhado de parmesão ralado. Comece com o molho de tomate no fundo da travessa e vá alternando camadas de massa, molho, queijo, creme de leite....e finalize com o parmesão. Se levar a massa para assar direto na travessa demora 1h, mas, se preferir,  você pode cozinha-lá em água fervendo e então montar a lasanha. Neste caso uns 20 minutos de forno serão suficiente.




Bom final de semana,
Lau

7 de dezembro de 2011

Bolo de Cacau




Acho que a busca pelo bolo de chocolate perfeito chegou ao fim. Pelo menos para mim. Descobri que o bolo que eu procurava na verdade era de cacau, para conseguir a cor e a doçura (ou a falta dela) perfeita. 
Eu já tinha feito esta receita para usar no bolo de prestígio. Mas este resultado maravilhoso só foi possível devido ao cacau utilizado. A qualidade do cacau é tudo e fiquei muito satisfeita com o cacau francês comprado no empório Santa Luzia, em SP. E não pensem que é caro, paguei o mesmo preço que costumo pagar no cacau em pó da Garoto. O mais difícil é ir a SP, mas como tenho minha irmã que mora lá....E para arrematar fiz uma cobertura de cacau, chocolate e mel! hmmm....




Bolo de Cacau
 Blog Chocolatria


4 ovos grandes
1 1/4 xícara de açúcar
1/3 xícara de cacau em pó peneirado (como este cacau é bem forte, acho que colocarei até um pouco menos na próxima vez)
1 xícara de leite
1/2 xícara de óleo
1 1/2 xícara de farinha de trigo
1 colher(sopa) de fermento

1-Untar a forma. Pré-aqueçer o forno a 180oC. Separar a gema da clara.
2- Bater as claras com o açúcar até obter uma mistura homogênea e cremosa. Juntar as gemas uma a uma. Juntar os demais ingredientes na ordem mencionada: o cacau em pó, o leite, o óleo, a farinha de trigo e por último o fermento.
3-Levar ao forno médio por cerca de 40 minutos (demora um pouco mais) ou até o palito espetado sair seco.

Cobertura Abelha

1 caixa de creme de leite
10 pedaços de chocolate meio amargo (quem gostar de mais doce pode colocar o comum)
2 colheres de sopa de cacau em pó (quem gostar menos amargo coloque chocolate em pó)
4 colheres de sopa de mel

1-Juntar tudo em uma panela e levar ao fogo baixo ou em banho maria até o chocolate derreter e tudo ficar bem misturado. Despejar sobre o bolo.

Bon apetit, Lau

6 de dezembro de 2011

Bolachinhas para o Natal



Uma coisa que combina com Natal é bolachinha. Acho legal para presentear pessoas queridas e também para deixar um potinho cheio em casa, uma vez que nesta época a casa está sempre cheia.
Uma sugestão é a bolachinha de canela da vó Tina. Fiz a bolacha em duas versões, a tradicional e em um formato maior, recheado com geléia de framboesa. Ficou uma combinação deliciosa!

Quem quiser experimentar, mas tá sem tempo (ou com preguiça mesmo) para colocar a mão na massa, tem uma alternativa. Minha irmã montou o SWEET Petit Four e está vendendo bolachinhas caseiras, feitas com as receitas do vó Tina. Para maiores informações vocês podem entrar em contato com ela: vicavalheiro@me.com ou (11) 61870419.







Bolachinha de Canela

1 xícara de manteiga em temperatura ambiente
1 xícara de açúcar mascavo
1 ovo
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher de sopa de canela
1 colher de chá de fermento em pó
1 pitada de sal

1- Misturar a manteiga com o açúcar. Juntar o ovo. Misturar bem.
2- Juntar a farinha, a canela, o fermento e o sal até ficar uma massa homogênea.
3- Deixar descansando por 30 minutos.
4- Para fazer o modelo tradicional, fazer um rolo com a massa, igual como se faz nhoque, e cortar os quadradrinho. Amassar cada quadradrinho com um garfo. Para fazer o outro modelo abrir a massa com um rolo e cortar com a forminha.
5- Assar em forno baixo por 40 minutos. Ainda quente passar as bolachinhas em uma mistura de açúcar mascavo e canela.

Assim seu Natal ficará ainda mais gostoso!
Lau

2 de dezembro de 2011

Crème Brûlée


 Faz muito tempo que eu queria fazer crème brûlée. Mas, problemas com meu maçarico adiaram minha vontade. Semana passada, finalmente, pude satisfazer meu desejo. Procurei receitas na internet e as opções são bem variadas. Como queria o doce em sua forma mais clássica segui uma receita do Olivier Anquier. Achei bem gostoso, mas acho que queria um doce um pouco mais cremoso.




Crème Brûlée
Quase nada adaptado de Olivier Anquier

1 litro de leite integral
150g de açúcar
5 gemas
200 ml de creme de leite fresco
1 colher de chá de baunilha

1- Na batedeira (ou a mão mesmo) bater as gemas com o açúcar até ficar um creme claro.
2- Colocar o leite em uma panela, juntar o creme de leite, a baunilha e as gemas batidas. Colocar esta panela em banho maria e mexer até a mistura ficar cremosa.
3- Distribuir a mistura em potinhos e levar ao forno em banho maria. Assar em forno moderado, até que esteja com consistência de pudim. Este tempo deveria ser de cerca de 1 hora, mas aqui levou 2. Não coloque tampa ou aumente muito o fogo, pois se o creme ferver irá talhar.
4- Deixe esfriar e na hora de servir polvilhe açúcar em cima e queime com o maçarico.

Bom final de semana.
Já estamos no mês do Natal !!
Lau
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...