30 de janeiro de 2013

Receita de Família: Pizza!




Adoro pizza caseira feita no forno a lenha. Tem coisa mais gostosa? Primeiro por que não acendemos o forno para fazer pizza para 1 ou 2 pessoas, ou seja, dia de pizza é dia de visita em casa ou dia de festa. Depois, que a comida realmente fica muito boa! 

Em casa o pizzaiolo é meu pai. Quando mudamos para esta casa que tem o forno a lenha (25 anos atrás) começamos a fazer pizza nos nossos aniversários. Era uma atração. Ficou marcado na memória da família o dia que meu pai fazia pizza sem parar, minha tia grávida cortava os pedaços e distribuía para uma fila de crianças que não tinha fim. A gente pegava um pedaço e voltava para o fim da fila. Ficou parecendo uma linha de produção, até passar aquele pico de fome coletiva. No meu aniversário de 15 anos, inclusive, o cardápio foi pizza!





A receita foi passada por um amigo do meu pai, e é a que ele usa desde a primeira vez que fez pizza. Ele sempre faz a massa no meio da tarde, por volta das 16-17:00 h, para dar tempo da massa crescer. Depois, por volta das 18:30, acende o forno. Isso para começar a pizzada as 20:30. Minha mãe fica por conta dos recheios. Costumamos deixar mussarela, presunto e calabresa moídos, cebola fatiada, ovos cozidos, tomates em rodela e molho de tomate. Se for muita gente pode-se aumentar a variedade de sabores: catupiry, atum, aliche, escarola etc. Como o cozimento no forno é muito rápido, a calabresa precisa ser refogada antes de ir ao forno.

Massa

3 colheres de sopa de fermento biológico fresco
1 colher de sopa de açúcar
1 litro de leite morno
2 colheres de sopa de óleo
2 Kg de farinha de trigo
2 colheres de sopa de sal

1- Em uma bacia grande coloque o açúcar e o fermento. Deixe o fermento "derreter";
2- Junte o sal, o óleo e o leite. Aos poucos vá juntando a farinha;
3- Mexa até ficar bem homogêneo. Sove um pouco. Deixe descansar até crescer.

Rendimento: Para uma pizzada com 15 pessoas.

Já deixe na mesa os ingredientes para o recheio da pizza e algumas massas já abertas. Abra a massa em circulo, passe farinha e dobre em 4. Isso ajuda bastante na hora de começar a pizzada, uma vez que no início da noite está todo mundo com fome e é preciso mais agilidade.

Mesmo sem forno a lenha, reúna os amigos e faça uma pizza em casa, vale a pena!

Beijos, Lau


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer deixar seu comentário?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...