31 de março de 2015

Como Pintar Ovos "Tie Dye" Usando Repolho Roxo



Bom dia gente! A Páscoa já está quase aí e eu estava esquecendo de colocar a "receita" para pintar os ovinhos de azul. Eu particularmente (cada um com sua opinião) não gosto dos ovos do supermercado. Além de custarem um exagero, a maioria não é bom (cheio e gorduras que não são de cacau) e ainda são feios. Eu prefiro meus simpáticos ovos azuis em estilo tie dye , com carinha de feito em casa que eu vou rechear de chocolates de boa qualidade e frutas secas. 

Gostaria que minha filha aprendesse a valorizar o simples, o feito em casa, do que ficar competindo com seus amigos sobre quem ganhou o maior ovo ou o ovo mais caro. Sei que ela ainda é pequena para isso, mas nunca é cedo demais para ensinar valores. 



Bom, mas vamos as ovos azuis. Primeiro é preciso ter ovos de galinha vazios. Para isso faça um furo na base do seu ovo. Eu achei mais fácil pegar algo com uma ponta, tipo um palito de dente e fui furando até obter um buraco. Depois tire o ovo de dentro. Lave bem em água corrente. Coloque o ovo para ferver em água com vinagre. 

Faça então o corante: 1 repolho roxo grande + 3-4 xícaras de água. Leve tudo ao fogo por cerca de 20 minutos. Escorra a água e coloque bicarbonato, vá colocando pitadas as poucos, quanto você quiser. Quanto mais bicarbonato mais azul. Reparem na foto como cada xícara tem uma cor, isso foi por causa do bicarbonato. Mas, no fim, coloquei mais bicarbonato em todos e deixei tudo bem azul. 




Passe seus ovos limpos no vinagre e depois mergulhe na água azul. Deixe de molho por várias horas. Retire e deixe secar bem (1 dia pelo menos).

O legal é que um não fica igual ao outro, eles mancham dando o efeito e tie dye. O ovo de casca de marrom ficou cinza, super lindo. Mas, o único de casca marrom que eu fiz a Clarice quebrou sem querer, então não terei a foto para mostrar para vocês :(




Agora a tarde eu vou encher de chocolate e depois mostro o resultado para vocês!

Beijos, Lau

26 de março de 2015

Tacinha Delícia de Bolo de Chocolate, Creme de Nutella e Morangos



Semana passada dei a receita de como fazer o bolo surpresa de coelho. Mas, como efeito colateral temos metade do bolo de chocolate sobrando. O bolo ficou uma delícia e claro que eu não ia jogar o que sobrou dele fora. 



Um clássico para aproveitar sobras de bolo é montar as famosas tacinhas e realmente não conheço forma melhor. 



Primeiro vamos deixar o bolo molhadinho: 1/4 xícara de açúcar + 1/4 de xícara de água = leve ao fogo até o açúcar derreter. junte uma colher de sopa de licor de chocolate ou rum. Divida o bolo entre as tacinhas (cerca de 6). Molhe com a calda de açúcar e reserve. 

Faça um creme com: 1/4 de xícara de leite + 3/4 de xícara de creme de leite + 75g de chocolate  + 50g de Nutella. Coloque tudo na panela e leve ao fogo baixo para derreter. Jogue por cima do bolo




Espere o creme firmar um pouco e arrume os morangos por cima



Finalize com chantilly - 1 xícara de creme de leite fresco batido com 2 colheres de sopa de açúcar. 


Booommm...

Beijos, Lau

24 de março de 2015

Dica do Dia

Oi gente, hoje queria dar uma dica rápida e simples para deixar sua refeição mais gostosa. 



Eu amo macarrão alho e óleo. Puro ou com um bom frango assado fazem para mim uma refeição deliciosa. Aqui em casa este macarrão aparece nos finais de semanas, mas também é uma boa solução para os dias que eu preciso almoçar sozinha. 



Como uma salada primeiro e um bom prato de macarrão depois, pronto fiquei feliz! Mas, para deixar meu macarrão ainda mais gostoso, coloco várias ervas frescas nele. Busco tudo que tenho plantado aqui em casa, tomilho, orégano, sálvia, alecrim e refogo junto com o alho e óleo. Só tome cuidado para não passar no ponto, ou seja, não queimar o alho (que ele amarga) e nem as ervas. Para finalizar uso parmesão ou queijo de cabra ralado. 

Fica delicioso no maior estilo menos é mais!
Beijos, Lau

20 de março de 2015

Bolo Com Coelho Surpresa



Gente, fiquei super empolgada com este bolo. Adoro ideias simples e divertidas. Esse é o bolo que eu provavelmente vou fazer para o domingo de Páscoa. Pretendo fazer um café da manhã especial para as crianças, mas muito simples ao mesmo tempo, com ovos cozidos azuis e bolo de bolo, então por que não aparecer um coelho no meio do bolo? Fantástico! 



Para fazer, basta você fazer primeiro um bolo de chocolate, espere esfriar, corte os coelhos com um cortador de bolachas. Faça um bolo branco. Arrume os coelhos dentro da forma que irá assar o bolo branco, cubra a massa branca e leve para assar. Pronto! O único cuidado é fazer uma massa de bolo mais densa e não líquida. 

Por isso escolhi fazer o "pound cake" que leva este nome por que leva um "pound"(453g) de todos ingredientes. É aquele bolo menos fofo, que não despedaça fácil, e por isso, perfeito para o pic-nic. Foi curso sobre "pound cake"que eu fiz em Paris, lembra? (clique aqui para ver). 



Eu adoro este tipo de bolo, simples e saboroso e escolhi ambas as receitas do livro de bolos da Martha Stweart, adoros seus livros,  suas receitas são infalíveis ;)

E o que fazer com todo este bolo de chocolate maravilhoso que sobra??? Não se preocupe! Já estou escrevendo um post para te contar. 

Bolo de Chocolate
Do livro Martha Stewart`s Cakes

115 g de mateiga sem sal + para untar
1 xícara de farinha + para untar
1/3 de xícara de cacau em pó
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
1/2 colher de chá de sal
1/4 de xícara de leite
1/4 de xícara de creme de leite fresco (pode ser iogurte integral também)
3/4 de xícara de açúcar
2 ovos
1/2 colher de chá de baunilha

1- Pré aqueça o forno em 180 graus C. Unte sua forma, 20x9cm. Em um tigela grande coloque a farinha, o cacau, o bicarbonato e o sal e misture. Misture o leite com o creme e reserve.
2- Na batedeira em velocidade média alta, bata a manteiga e o açúcar até ficar de cor claro e bem fofo (marque uns 5 minutos, esta etapa é muito importante para este bolo sem fermento). Adicione os ovos, um de cada vez, batendo bem cada um antes de colocar o outro. Coloque a baunilha. Diminua a velocidade e coloque a farinha alternando com o leite em duas vezes. Bata apenas o suficiente para tudo misturar.
3- Coloque a massa na forma e leve para assar por cerca de 50 minutos. Teste com o palito antes de tirar do forno.
4- Deixe o bolo esfriar completamente. Corte fatias grossas e corte cada fatia com seu cortador de bolacha, no formato escolhido. Reserve.

Basic Pound Cake
Do livro Martha Stewart`s Cakes

Observação: eu fiz meia receita, então não será um "pound " de cada ingrediente, mas meio.

220g de manteiga sem sal + para untar
1 1/2 de farinha de trigo + para untar
1/2 colher de chá de sal
1 xícara + 1 colher de sopa de açúcar
1/2 colher de chá de baunilha
5 ovos

1- Pré aqueça o forno. Unte sua forma (20x9cm). Em uma tigela misture a farinha e o sal.
2- Na batedeira na velocidade alta, bata a manteiga e o açúcar até ficar claro e fofo (lembre-se de marcar no mínimo 5 minutos, se bater pouco seu bolo pode ficar embatumado). Diminua a velocidade, coloque a baunilha e os ovos um de cada vez. Na velocidade bem baixa, adicione a farinha em 4 x. Desligue a batedeira.
3- Coloque um pouco da massa do bolo no fundo da sua forma. Arrume os coelhos cortados no fundo da forma, um bem junto do outro. Delicadamente coloque a massa do bolo na forma. Tente preencher todos os espaços em volta dos coelhos, para eles não movimentarem. Leve para assar por cerca de 60 minutos, ou até seu palito sair limpo.  Desenforme morno e deixe esfriar.

Para cobertura eu usei 100g de chocolate ao leite e 80 gramas de creme de leite fresco. Em uma panela, coloque os dois ingredientes e leve ao fogo baixo até derreter. Coloque sobre o bolo. Só corte o bolo depois que a cobertura estiver dura, senão irá borrar cobertura no seu desenho.


Bom final de semana!
beijos, Lau




18 de março de 2015

Bolachinha de Castanha de Caju da Bisa Tina e Mais Coelhinhos



Agora ela não é mais a avó Tina, agora ela é a bisa. E a Clarice, gulosa que só, lambe os beiços só de ouvir falar no nome dela. As bolachinhas e a famosa coxinha são seus preferidos. Mas, ela sabe que tudo que vem da bisa é bom, o macarrão, o pastel e até o arroz com feijão tem seu gosto especial. 



Para o bolo de coelho que postei semana passada, fiz esta receita de bolacha de castanha de caju que está entre as minhas preferidas (na verdade acho que eu só não gosto da de cebola, todas as demais estão entre minhas preferidas)

Fiz também estes potinhos com coelho na tampa, pois acredito que não precisamos necessariamente dar ovo de chocolate, fazer potinhos e bolachinhas em casa, além de ser mais barato, deixa o presente mais pessoal e mais especial.



Para fazer isso eu usei potes de vidro de diversas origens, palmito, geleias, 3 coelhinhos que eu comprei na loja de armarinho (R$10,00 os 3!) e spray azul. Gosto das duas versões, a primeira que colei o coelho na tampa e depois pintei com spray, acho que fica um visual mais elegante. E a segunda, que eu só pintei a tampa e depois colei o coelho, ficou um pouco mais rústico e combinou com as flores. Gostaram?



Bolacha de Castanha de Caju

200g de manteiga em temperatura ambiente
1/2 xícara de açúcar de confeiteiro
2 colheres de chá de baunilha
2 xícaras de farinha
1 xícara de castanha de caju (cerca de 200g)

Açúcar refinado para empanar

1- Triture a castanha de caju no processador ou no liquidificador;
2- Misture todos os ingredientes e mexa até ficar uniforme;
3- Abra entre 2 folhas de papel manteiga e corte no formado desejado;
4- Deixe os formatos já cortados em uma forma polvilhada com farinha na geladeira e pré-aqueça o forno. Leve da geladeira direto para o forno e asse em temperatura baixa por cerca de 30 minutos, ou até o fundo ficar moreno e a bolacha dourada.
5- Ainda morna, passa no açúcar cristal. Espere esfriar em guarde em um pote que feche bem. Ela dura até um mês se bem armazenada.

PS: Se tiver muito calor e sua massa ficar muito mole, coloque na geladeira e deixe firmar antes de abrir.

Beijos, Lau

13 de março de 2015

Bolo de Banana Com Quinua e Chocolate, Uma Idéia Simples e Saudável Para Páscoa





Dentro da minha busca de uma vida equilibrada, entre doces, massas e legumes, uma busca que comecei a fazer foi de doces mais saudáveis, porém não menos gostosos! Uma época fiz receitas de bolos funcionais, mas não ficava satisfeita com o resultado. 



Como vocês já sabem, sou apaixonada pelo livro La Tartine Gourmande, pois é o meu tipo de saudável. Ou seja, açúcar e não adoçante, mas açúcar demerara ou mascavo e pouco, bem pouco açúcar. A inclusão de saudáveis, como quinua, mas com manteiga (equilíbrio!)

Resumindo, é saudável, sem exagero, sem neura e é gostoso, muito gostoso!



E essa mousse de chocolate?? Gente, é feita só de chocolate e água!! Estou completamente apaixonada. Não leva creme de leite, nem ovos, nem açúcar. A textura fica perfeita e o sabor é só de chocolate. Uma loucura deliciosa!




O bolo, eu já tinha feito antes, que usa 3 farinhas diferentes, mas no lugar da farinha de quinua, que na ocasião eu não tinha eu tinha usado farinha de trigo. Ficou menos saudável pela falta da quinua, mas ainda interessante e super gostoso. 

Agora refiz este bolo com esta proposta para Páscoa. Minha ideia da Páscoa é trazer propostas simples para deixar sua comemoração mais simpática e no clima, sem ser difícil. Nesta sugestão de hoje, o bolo, com cobertura de mousse de chocolate e bolachas de coelhinho para decorar. Simples assim!

Bolo de  Quinua, Banana e Chocolate
La Tartine Gourmande

2 ovos 
1/2 xícara de açúcar demerara
115 gramas de manteiga sem sal derretida
1/4 de xícara de iogurte integral sem sabor
1/2 xícara de farinha de trigo sarraceno
1/2 xícara de farinha de avelã (se não achar processe avelãs até ficarem bem finas)
1 xícara de farinha de quinua
1 pitada de sal
1 colher de chá de fermento químico
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
3 bananas amassadas
90 gramas de chocolate amargo em gotas ou picado

1- Pré aqueça seu forno em 180oC;
2- Separe 12 forminhas de cupcake ou unte uma forma de 20cm de diâmetro;
3- Na batedeira, coloque os ovos e o açúcar e bata até ficar fofo e claro. Depois, misture a manteiga e o iogurte. 
4- Em uma tigela misture as farinhas, o sal, o fermento, o bicarbonato. Junte esta mistura de secos na mistura com os ovos. Adicione as bananas e o chocolate picado.
5- Asse por cerca de 25-30 minutos. Deixe esfriar

Mousse de Chocolate

200g de chocolate amargo 
150ml de água quente

uma tigela grande com muitos cubos de gelo

1- Derreta o chocolate em banho maria. Junte a água quente e misture para ficar homogêneo.
2- Coloque esta tigela que está o chocolate dentro da tigela grande com os cubos de gelo, com o batedor de arame (fouet) manual, ou elétrico se você tiver, bata vigorosamente, como se você fosse fazer clara em neve, até o chocolate gelar e ficar com consistência de mousse.
PS: eu tentei fazer na batedeira, mas não deu certo, por que não consegui gelar a batedeira de forma eficiente, então fiz na mão mesmo.


Um final de semana bem gostoso e saudável para todos!
beijosm Lau


8 de março de 2015

Cozinhando em Família: Massa Caseira Com Molho de Limão



Bom dia!
Acordei mais cedo hoje e me lembrei que ainda não tinha postado o molho de limão que fizemos na casa dos meus pais na semana passada.  Foram tantos pedidos que eu não poderia deixar de postar.




O molho é tão simples, tão simples, que seu macarrão já pode ser cozinhando, se você tiver os ingredientes em casa ainda dá tempo de fazer. E fica absolutamente perfeito com a massa fresca. Quando colocamos na mesa todo mundo sente o cheiro o limão, hmmm...é maravilhoso.



Este macarrão tem aparecido com muita frequência lá na casa dos meus pais, é o queridinho do momento. Neste domingo da foto eu tinha ido na Roni comprar queijos (programa obrigatório também) e comprei uns peixes defumados que achei com a cara boa. Na hora resolvemos experimentar o mexilhão com o macarrão e ficou delicioso.  Combinou muito, ele é defumado, mas não muito forte. Eu amei e olha que eu nem gosto de mexilhão. Para quem interessar os peixes defumados são da marca Marithimu`s.


Molho de Limão com Mexilhão (opcional)
Saias Cadeiras e Panelas

500g de massa fresca ou outra de sua preferência (veja AQUI como fazer a massa fresca)
500 ml de creme de leite fresco
Raspa da casca de 2 limões – preferência siciliano
1/2 xícara de parmesão ralado fino
Sal, noz moscada e pimenta do reino
Mexilhão defumado (opcional)

  1-Coloque sua massa para cozinhar;
 2-Misture todos os ingredientes. Tempere com sal, noz moscada e pimenta do reino. Leve ao fogo só para esquentar um pouco e não gelar sua massa, mas fique mexendo senão o parmesão vai parar todo no fundo da panela;
 3-Sirva com o mexilhão defumado por cima.

Bom domingo! beijos, Lau


6 de março de 2015

Bolo de Coelho

Oi gente, 
Eu adoro Páscoa e estou preparando uma série de posts sobre o assunto. Toda semana vou colocar pelo menos uma ideia de doce ou decoração de Páscoa, fiquem ligados!



Hoje seria um bolo de coelhinho. Um bolo simples, simples de ver e de fazer, mas que encanta as crianças e pode deixar sua mesa de Páscoa mais bonita. Mas, aconteceu um acidente com meu coelho. A sorte foi que resolvi gravar um vídeo de como fazer o coelho, foi meio improvisado, de última hora, mas acho que valeu. Assim que terminei o vídeo fui buscar a máquina fotográfica para tirar fotos dos coelho para o blog e até mesmo para o vídeo e de repente, um painel de madeira caiu na cabeça do coelho. O prato quebrou e o coelho espatifou completamente!

A única imagem do coelho que eu tenho é no começo e um pouco no final do vídeo. Se você gosta de idéias simples e divertidas de executar vale a pena assistir.

Vejam, como ficou meu coelho...



Um final de semana bem doce para todos!
Beijos, Lau

4 de março de 2015

Aberta A Temporada de Milho: Sopa de Milho e Leite de Coco



Amo milho e tudo que ele pode se transformar, polentas, sopas, pipoca, curau, bolo...tudo! Sei que hoje em dia temos milho o ano todo, como tudo, mas agora, que está na época dele, é mais abundante, mais gostoso e mais barato! 

Semana passada tinha milho na feira de orgânicos, era um tipo diferente, milho doce. Eu não conhecia, e fiquei surpresa de ver como é bom. Os milhos são maiores, mais doces, mais macios, menos fibrosos. Fica bom para comer da espiga e ficou perfeito para sopa. O milho comum também funcionará perfeitamente.



Neste dia fiz pastel assado de chicória para acompanhar a sopa, mas como a sopa fica bem cremosa achei meio demais. Mas, o pastel ficou ótimo, e foi tão simples de fazer. Vou fazer outras vezes para acompanhar sopas mais ralas.

Sopa de Milho Com Leite de Coco
Saias Cadeiras e Panelas

5 xícaras de milho fresco
4 xícaras de leite integral
2 xícaras (2 garrafinhas) de leite de coco
1 cebola fatiada
1 colher de sopa de manteiga (15g)
sal


1- Coloque a manteiga e a cebola em uma panela em fogo baixo e deixe até a cebola ficar bem cozida, mas sem queimar.
2- Coloque todos os demais ingredientes e deixe cozinhar por cerca de 15 minutos. 
3- Deixe esfriar um pouco e bata no liquidificador. Se quiser alguns milhos inteiros, separe alguns com uma escumadeira. Passe por uma peneira e volte para panela. Veja se precisa colocar mais sal, tempere também com um pouco de pimenta moída na hora e sirva quente.

Beijos, Lau

2 de março de 2015

Inspiração Para Segunda Feira



Oi gente, vamos começar a segunda feira com o pé direito? Que tal inovar um pouco na salada? Temos a tendência a repetir rituais, e isso também acontece na alimentação. Tem gente que é alface todo dia, outros cenoura e tomate e assim vai. O legal é variarmos sempre. Variar é bom para comermos a salada com mais prazer e, principalmente, ingerirmos nutrientes diferentes. Variar é a palavra chave para sua saúde!

Na foto, salada de folhas verdes com broto de alfafa, tomates cereja e amêndoas em lamina, tudo temperado com azeite, limão e sal batido com 1 damasco hidratado.

Boa semana para todo mundo!
Pense positivo!
Lau
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...