20 de março de 2015

Bolo Com Coelho Surpresa



Gente, fiquei super empolgada com este bolo. Adoro ideias simples e divertidas. Esse é o bolo que eu provavelmente vou fazer para o domingo de Páscoa. Pretendo fazer um café da manhã especial para as crianças, mas muito simples ao mesmo tempo, com ovos cozidos azuis e bolo de bolo, então por que não aparecer um coelho no meio do bolo? Fantástico! 



Para fazer, basta você fazer primeiro um bolo de chocolate, espere esfriar, corte os coelhos com um cortador de bolachas. Faça um bolo branco. Arrume os coelhos dentro da forma que irá assar o bolo branco, cubra a massa branca e leve para assar. Pronto! O único cuidado é fazer uma massa de bolo mais densa e não líquida. 

Por isso escolhi fazer o "pound cake" que leva este nome por que leva um "pound"(453g) de todos ingredientes. É aquele bolo menos fofo, que não despedaça fácil, e por isso, perfeito para o pic-nic. Foi curso sobre "pound cake"que eu fiz em Paris, lembra? (clique aqui para ver). 



Eu adoro este tipo de bolo, simples e saboroso e escolhi ambas as receitas do livro de bolos da Martha Stweart, adoros seus livros,  suas receitas são infalíveis ;)

E o que fazer com todo este bolo de chocolate maravilhoso que sobra??? Não se preocupe! Já estou escrevendo um post para te contar. 

Bolo de Chocolate
Do livro Martha Stewart`s Cakes

115 g de mateiga sem sal + para untar
1 xícara de farinha + para untar
1/3 de xícara de cacau em pó
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
1/2 colher de chá de sal
1/4 de xícara de leite
1/4 de xícara de creme de leite fresco (pode ser iogurte integral também)
3/4 de xícara de açúcar
2 ovos
1/2 colher de chá de baunilha

1- Pré aqueça o forno em 180 graus C. Unte sua forma, 20x9cm. Em um tigela grande coloque a farinha, o cacau, o bicarbonato e o sal e misture. Misture o leite com o creme e reserve.
2- Na batedeira em velocidade média alta, bata a manteiga e o açúcar até ficar de cor claro e bem fofo (marque uns 5 minutos, esta etapa é muito importante para este bolo sem fermento). Adicione os ovos, um de cada vez, batendo bem cada um antes de colocar o outro. Coloque a baunilha. Diminua a velocidade e coloque a farinha alternando com o leite em duas vezes. Bata apenas o suficiente para tudo misturar.
3- Coloque a massa na forma e leve para assar por cerca de 50 minutos. Teste com o palito antes de tirar do forno.
4- Deixe o bolo esfriar completamente. Corte fatias grossas e corte cada fatia com seu cortador de bolacha, no formato escolhido. Reserve.

Basic Pound Cake
Do livro Martha Stewart`s Cakes

Observação: eu fiz meia receita, então não será um "pound " de cada ingrediente, mas meio.

220g de manteiga sem sal + para untar
1 1/2 de farinha de trigo + para untar
1/2 colher de chá de sal
1 xícara + 1 colher de sopa de açúcar
1/2 colher de chá de baunilha
5 ovos

1- Pré aqueça o forno. Unte sua forma (20x9cm). Em uma tigela misture a farinha e o sal.
2- Na batedeira na velocidade alta, bata a manteiga e o açúcar até ficar claro e fofo (lembre-se de marcar no mínimo 5 minutos, se bater pouco seu bolo pode ficar embatumado). Diminua a velocidade, coloque a baunilha e os ovos um de cada vez. Na velocidade bem baixa, adicione a farinha em 4 x. Desligue a batedeira.
3- Coloque um pouco da massa do bolo no fundo da sua forma. Arrume os coelhos cortados no fundo da forma, um bem junto do outro. Delicadamente coloque a massa do bolo na forma. Tente preencher todos os espaços em volta dos coelhos, para eles não movimentarem. Leve para assar por cerca de 60 minutos, ou até seu palito sair limpo.  Desenforme morno e deixe esfriar.

Para cobertura eu usei 100g de chocolate ao leite e 80 gramas de creme de leite fresco. Em uma panela, coloque os dois ingredientes e leve ao fogo baixo até derreter. Coloque sobre o bolo. Só corte o bolo depois que a cobertura estiver dura, senão irá borrar cobertura no seu desenho.


Bom final de semana!
beijos, Lau




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...