24 de maio de 2011

Risoto para comer durante a semana



Sou uma nutricionista que não gosta de dieta. Nada mais triste do que nos privar do prazer de comer. Mas para manter o peso e a saúde não dá para estrapolar todo dia. Então eu faço a regra do final de semana. Durante a semana me alimento bem e procuro ingerir os carboidratos sempre integrais (arroz, macarrão, pão), verduras em todas as refeições e fazer as refeições em casa (isto faz muita diferença!). Doces (com exeção do chocolate amargo), frituras, risotos, só de final de semana. Hoje é terça-feira e fiz um risoto que pode comer durante a semana: Risoto de Arroz Sete Grãos com Alho Poró, Abobrinha e Peito de Peru.
Vocês vão ver que não tem nada de receita light (não aguento essa mania de coisa light!), é normal, saudável, adequado para toda família.



Ingredientes:
1 xícara de arroz sete grãos
1/2 cebola
1/2 xícara de vinho branco
1/2 alho poró
1 abobrinha cortada em quadradinhos
1 caldo de legumes ou frango diluído em 3 copos de água quente
1 colher de chá manteiga
2 fatias de peito de peru cortada em quadradinhos
1/2 xícara de parmesão ralado

Modo de fazer
Refogue o alho poró e a cebola na manteiga. Deixe murchar um pouco e junte o arroz. Mexa  e junte o vinho branco. Mexa até  o vinho evaporar. Junte metade da abobrinha. Coloque metade da água com o caldo e deixe cozinhar mexendo de 5 em 5 minutos. Como este arroz não é arboreo não adianta ficar colocando a água aos poucos e mexendo por que não vai ficar com aquela consistência. Vá colocando o restante da água até ficar cozinho. Junte o peito de peru e o parmesão. Mexa e desligue o fogo.
Em uma frigideira coloque uma colher de azeite e se tiver um fio de azeite trufado. Junte o restante da abobrinha. Coloque sal e pimenta do reino a gosto. A abobrinha deve ficar cozida e dourada. 
Sirva o risoto e coloque a abobrinha dourada por cima.

Bon apetit, Lau

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer deixar seu comentário?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...