5 de maio de 2011

Meu bolo de aniversário


 
 
Estava muito animada para fazer um bolo de aniversário. Minha inspiração foi um bolo que vi no Blog ACozinha Coletiva (muito bom este blog!!), mas foi só inspiração mesmo. Pois usei a receita "bolo de chocolate molhado" dado pela super renomana Chef de Cozinha Roberta Sudbrack, no programa mais você. Sou totalmente um pouco viciada em bolos de chocolate sem farinha, já postei alguns por aqui (Cupcake, Bolo de xícara) e cada nova receita que acho testo de novo. Quando o Cupcake, que é a mesma receita do Brownie, achei que tinha achado a receita perfeita, mas esta de hoje superou todas as demais.
 


A massa com consistência extremamente leve e o sabor de chocolate amargo é indescritível. Para finalizar coloquei por cima do bolo chantily e morangos, hmmm....Como podem perceber eu gosto de doces não muito doces e este bolo ficou simplesmente perfeito para o meu paladar.






Receita "Bolo de chocolate molhado" (Fonte: site MaisVocê. Abaixo tem também o vídeo da receita)

  • 400 g de chocolate meio amargo picado
  • 150 g de manteiga sem sal
  • 150 g de açúcar de confeiteiro
  • 5 gemas
  • 1/3 de xícara (chá) de farinha de trigo peneirada
  • 5 claras batidas em neve

1 - Numa panela em banho maria derreta 400 g de chocolate meio amargo picado, 150 g de manteiga sem sal e 150 g de açúcar de confeiteiro. Mexa bem para que todos os ingredientes se misturem. Retire do fogo.
2 - Em uma vasilha coloque 5 gemas e acrescente 2 colheres (sopa) do chocolate (que acabou de derreter) para que as gemas fiquem na mesma temperatura do chocolate. Junte o restante do chocolate e mexa vigorosamente. Adicione com cuidado 1/3 de xícara (chá) de farinha de trigo peneirada e misture. Adicione 5 claras batidas em neve sempre fazendo movimentos de baixo para cima.
3 - Numa assadeira retangular untada (32 cm x 22 cm) coloque a massa de chocolate e leve ao forno médio pré-aquecido a 180º asse em forno por 10 minutos ou até que a superfície do bolo esteja seca. OBS: O interior deve estar úmido e pouco assado.


 

Para cobertura fiz um chantily, batendo creme de leite fresco com um pouco de açúcar. O morango coloquei 10 unidades (fiz apenas 1/2 receita do bolo) e uma colher de sopa de açúcar. Levei ao fogo até o açúcar derreter e flambei com conhaque.
Espere o bolo esfriar, desenforme e coloque a cobertura.
DEVORE!

beijos, Lau
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...