30 de março de 2012

Bolo de Chocolate Triplo


Este já o terceiro bolo que coloco aqui só esta semana. Um bolo com muito chocolate para encerrar com chave de ouro! A massa é de chocolate, recheio e cobertura de chocolate e para molhar o bolo e deixá-lo com sabor mais intenso, calda de cacau. Eu gosto do bolo com sabor mais amargo, mas quem gosta mais doce é só fazer o ganache com chocolate ao leite.

Bolo de Chocolate Triplo

Massa
Para massa de chocolate sempre uso esta do blog Chocolatria

4 ovos grandes
1 1/4 xícara de açúcar
1/3 xícara de cacau em pó peneirado
1 xícara de leite
1/2 xícara de óleo
1 1/2 xícara de farinha de trigo
1 colher(sopa) de fermento

1-Untar uma forma de cerca de 25 cm de diâmetro. Pré-aqueçer o forno a 180oC. Separar a gema da clara.
2- Bater as claras com o açúcar até obter uma mistura homogênea e cremosa. Juntar as gemas uma a uma. Juntar os demais ingredientes na ordem mencionada: o cacau em pó, o leite, o óleo, a farinha de trigo e por último o fermento.
3-Levar ao forno médio por cerca de 30 minutos (demora um pouco mais) ou até o palito espetado sair seco.

Recheio de cobertura

Ganache de chocolate

300g de chocolate meio amargo picado
300g de creme de leite (como queria um ganache mais cremoso, utilizei o soro também)

1- Colocar os dois ingredientes em uma panela e deixar em fogo baixo até o chocolate derreter, mexendo sempre. Reservar.

Calda de Cacau
Professional Baking


120g de água


120g de açúcar
30g de cacau
1 colher de café de baunilha

1- Em uma panela, colocar a água e o açúcar e levar ao fogo até o açúcar derreter. Desligar o fogo e juntar o cacau e a baunilha. Mexer e reservar.

Montagem

Quando o bolo estiver frio, desenformar e cortar ao meio. Molhar as duas metades com a calda de cacau. Passar metade do ganache no meio do bolo. Fechar e cobrir todo o bolo com o ganache restante. Enfeitar com raspas de chocolate.

Amo bolo assim, para mim é perfeito para um chá da tarde!

Bom final de semana,
Lau


29 de março de 2012

Menu Especial para um Dia Especial



Como disse no post anterior, quarta-feira foi aniversário do meu marido. Como caiu no meio da semana, fica mais difícil aliar algo especial com a rotina que o dia pede. Outra limitação para quem mora no interior são is ingredientes.  Não temos nada de diferente nos supermercados, nem um corte de carne, queijos diferentes, cogumelos frescos, nada! Assim, tentei fazer da melhor maneira possível, as refeições terem um toque especial.

Para o café da manhã fiz a rabanada francesa utilizando brioche como pão. No almoço risoto de aspargos e uma mega bisteca de porco, que ficou muito boa. 



Para o jantar quichê Lorraine (fiz a cobertura deste e a massa deste) com salada de chicória frisée.


E para finalizar tudo, o bolo, claro! Tentei fazer um bolo recheado com coco e coberto com suspiro. Ficou um pouco doce para o meu paladar, mas bem gostoso. Para ele usei a massa de bolo de bolo, o recheio do bolo de prestígio e molhei a massa do bolo com leite e conhaque. Para o suspiro ficar meio queimado como na foto, utilizei o maçarico.



E você, o que faz para dar um toque especial ao dia?

beijos, Lau

28 de março de 2012

Bolo de bolo


Adorei esta definição que uma amiga, a Dani, deu de bolo de baunilha: "este bolo é do que? é bolo de bolo!". Adoro bolo de bolo, acho que a graça deles está justamente na simplicidade. Além disto podemos dar um toque pessoal como jogar açúcar e canela por cima, ou uma calda de chocolate ou o que mais a nossa imaginação quiser.
Esta é a melhor receita possível de bolo de baunilha. É uma receita francesa, da minha amiga francesa, a Julie. Ela me disse que, por ser muito fácil de fazer, é a primeira receita que as mães ensinam para as filhas na França. Além de simples o sabor é incrivelmente bom!

E antes da receita...Parabéns para o Ju, meu muito amado e querido maridão, pelo seu dia!!! Te amo muito!



Bolo de bolo
Julie

1 pote de iogurte natural sem açúcar - os produtos variam entre 170 e 140g, isto não interfere.
2 ovos
1 colher de sopa de fermento

Agora use o seu pote de iogurte vazio como medida:
3 potes de farinha
2 potes de açúcar
1 pote de óleo de soja

1- Misturar todos os ingredientes em uma tigela, deixando o fermento como último ingrediente. 
2- Colocar em  uma forma untada (20 cm de diametro) e levar ao forno pré-aquecido a 200oC por 30 minutos.
Servir com o que desejar.


Bon apetit,
Lau

23 de março de 2012

Pizza pão


Esta massa de pizza lembra uma massa de pão por que vai ovo. Foi aquela cozinheira da praia que fez (veja o post aqui). A borda fica muito, muito gostosa, macia e crocante, mas realmente lembra pão. A vantagem é que é fácil de fazer e deu muito certo para congelar. Fiz uns discos de pizza em tamanho indivivual, pré-assei e coloquei no freezer. No domingo a noite é só descongelar, colocar sua cobertura de preferência e levar ao forno para derreter o queijo. Muito prático e com gostinho caseiro.

Juliano fazendo borda recheada de catupiry. Hmmm....

Pizza individual, sabor baiana.

Pizza individual: Portuguesa, uma das minhas favortitas.

Massa de Pizza Pão

1 Kg de farinha
50g de fermento biológico
3 ovos
200 ml de água
120 ml de óleo
2 colheres de sopa de açúcar
1 colher de sopa de sal

1- Colocar o fermento biológico com o açúcar e deixar até ele derreter. Juntar todos os outros ingredientes e amassar um pouco. Separar em 4 partes e deixar a massa crescer coberta com pano limpo.
2- Cada parte de massa será uma pizza grande. Abrir em uma superfície enfarinhada, colocar na forma e furar com um garfo. Levar oo forno bem quente por 10 minutos para pré-assar.
3- Colocar a cobertura desejada e voltar ao forno médio mais 15 minutos.
Bom final de semana,
Lau

21 de março de 2012

Roupa de bebê


Ver coisas de bebê para comprar é uma delícia. Tudo muito lindo, muito fofo. A quantidade de marca legal é infinita. Uma que me chamou atenção foi a Natures Purest, marca inglesa que abriu no ano passado sua primeira loja no Brasil. Apesar de achar as coisas lindas, o forte deles não é a estética. O diferencial da marca é trabalhar com algodão orgânico e o processo de fabricação não incluir tingimentos artificiais ou alvejantes. Por isto, todos os produtos são em tons de cru, verde claro e bege. Estes tecidos são muito macios e excelentes para pele do bebê.
Eu sou completamente apaixonada pelas coisas desta marca. No Natal ganhei 2 presentes de lá, um albúm de fotos para recém-nascido todo feito de tecido. Tem lugar para colocar um par de meias, um pouquinho do cabelo, as mãozinhas do bebê carimbadas, além de algumas fotos, claro! É a coisa mais fofa do mundo! Também ganhei um macação para recém-nascido e a maciez dele é incrível! Queria comprar tudo lá, os macações, toalhas fofas, trocador...



Não é muito fofo?
beijos, Lau

20 de março de 2012

Torta de abobrinha



Minha tia Béia fez aniversário mês passado e fez esta torta de abobrinha. Eu, que infelizmente não fui à casa dela, fiquei escutando sobre a delícia que estava a torta de abobrinha. Como sou cheia de vontades, peguei a receita e fiz. Realmente a torta fica muito gostosa! É bem no estilo da minha adorada torta de palmito. E o melhor é que é fácil de fazer.




Torta de Abobrinha
Tia béia

1 cebola picada
2 dentes de alho picados
2 tomates em cubinhos
2 abobrinhas cortadas em rodelas não muito finas
sal e pimenta a gosto
2 colheres de sopa de azeite
1 xícara de queijo mussarela ralado
4 colheres de sopa de queijo parmesão ralado


1- Colocar o azeite com a cebola e o alho na frigideira e refogar um pouco. Juntar a abobrinha, os tomates, temperar a gosto e refogar mais um pouquinho. Reserve

2 ovos
1/3  de xícara de óleo
1 xícara de leite
¼  de xícara de amido de milho
1  ½  xícara de farinha de trigo
1 tablete de caldo de legumes
1 colher de sopa de fermento em pó


2- Bater todos os ingredientes acima no liquidificador. Colocar a massa batida em uma forma de cerca de 25cm de diâmetro. Por cima colocar a abobrinha refogada e colocar por cima a mussarela e o parmesão ralados.
3- Assar em forno médio (200oC) por cerca de 30 minutos. Servir quentinha.

Bom apetite!
Lau


15 de março de 2012

Torta de Maçã 5 minutos



Esta é aquele tipo de sobremesa de emergência. Sabe quando você acabou de almoçar e está louca por uma sobremesa, mas em simplesmente não tem nada! Inventei esta torta semana passada assim. Queria muito comer um doce, não tinha feito nada e não queria fazer nada muito demorado. O torta ficou pronta em poucos minutinhos e ainda ganhei um " nossa!"do marido. Assim vale a pena!



Torta de Maça 5 minutos

1 maçã fuji
1 colher de sopa de açúcar mascavo
1 colher de café de manteiga
1 colher de sopa de conhaque
1 colher de sopa de água
1 pitada de canela
1 colher de café de essência de baunilha

1- Cortar a maçã em fatias finas, com casca mesmo. Colocar em uma panela com todos os demais ingredientes acima. Levar ao fogo baixo por 5 minutos.

Farofa

10 bolachas maizena
2 colheres de chá de manteiga
2 colheres de chá de açúcar mascavo
1 colher de café de canela

1- Triturar as bolachas - como é muito pouco acho que nem vale a pena pegar o processador, fiz na mão mesmo - e misturar com os outros ingredientes até misturar bem a mateiga.

Com um aro de metal de 9cm fazer a montagem da torta. Se não tiver o aro monte em uma taça.
Colocar a farofa, a maça, uma bola de sorvete e finalizar com mais um pouquinho da farofa.

Esta receita dá para fazer 2 porções.

Acho que esta sobremesa merece ir para o SAP!
Lau

13 de março de 2012

Variando a salada


Sempre digo para os meus pacientes que o grande segredo da alimentação saudável é variar. Cada alimento é único, e portanto, mesmo dentro da mesma classificação (leguminosas, carnes, folhas, etc) devemos buscar variação. Em geral, as pessoas variam bem pouco a salada do dia a dia. Esta semana fiz uma salada simples, mas que é um exemplo de variação: alface, rabanete e pepino. Este com iogurte natural, gergelim e orégano. Uma delícia! O importante é sempre exploramos novos alimentos e novas combinações.

Fica a dica!
Lau

12 de março de 2012

Graciliano em BH


Este final de semana fui almoçar em BH. Eu estava com vontade de comer algo leve e neste caso acho o esquema de buffet o melhor. Em geral eles tem uma grande mesa de saladas e como você faz seu prato pode escolher a quantidade. No sistema a la carte acabo comendo sempre um pouco mais. Logo pensei no Graciliano, que já almocei no Pátio Savassi. Resolvi ir no endereço deles no bairro Lourdes.

Estava tudo muito bom, exatamente o que eu queria. A mesa de saladas era ótima, tinha uma mesa de japonês e uma outra com os pratos quentes. O japonês estava tão gostoso que o meu marido, que não gosta muito, ficou só na salada e no japa. Além disto tinha sucos naturais deliciosos. Sem contar, uma linda mesa de sobremesas, que não experimentamos por que eu queria passar no Doces de Portugal. Hmmm...passeio completo recomendado!

beijos, Lau


9 de março de 2012

Sorvete de banana


Sobremesa pode ser gostosa, saudável e leve? Se você gosta de banana, a resposta é SIM! Eu amo este sorvete de banana. Eu simplesmente o como com a mesma "boca" que como um brownie. Ele me lembra um frozen iogurte - que se eu pudesse comeria todo dia!
Eu ando com muita vontade de comer doces, muito mais que o normal. Mas, grávida, tenho que pensar em primeiro lugar na minha saúde e consequentemente na saúde do bebê. Assim estou diminuindo os doces, e mesmo no final de semana tenho evitado. Para satisfazer minhas vontades recorro as sobremesas com frutas, saudáveis e não menos gostosas.
Li sobre este sorvete de banana faz muito tempo e não me lembro onde. Acho que foi em algum livro da Nigella. Já tinha até testado, mas não feito um pote de sorvete, como fiz desta vez.

Sorvete de Banana

banana bem madura - quantas quiser, da espécie que gostar.

1- Descascar a banana, picar em rodelas e colocar no freezer por 4 horas. Tirar, esperar uns 5 minutos e bater no processador ou no mixer. É bem chatinho de bater, ela fica muito dura. Ao terminar de bater a consistência dela será perfeitamente cremosa. Comer imediatamente.

Se quiser pode fazer bastante e guardar na geladeira em um pote de sorvete. Na hora de consumir ela estará muito dura, então você deve cortar a porção que deseja com uma faca, colocar em uma taça e esperar 10 minutos. Pronto, ela estará cremosa novamente!

Sorvete de banana com iogurte - YogoLaura

Inventei também uma variação. Coloquei um pote de iogurte natural e bati junto com umas 4 bananas grandes. O sorvete ficou um pouco mais azedinho, lembrando ainda mais um frozen iogurte. Melhor ainda!

Bom final de semana para todos,
beijos, Lau

8 de março de 2012

Blog Legal

Foto Blog da Ju Melo

 Gostaria de dividir com vocês um blog que gosto, é o Blog da Ju Melo. Ela escreve sobres diversos assuntos e sempre leio um que me identifico. Hoje ela contou como o encontro com um velho tacho de cobre a fez descobrir o prazer de fazer de geléias caseiras. E estes dias comentou sobre um filme que também gosto muito: "O tempero da Vida". Foi por causa deste filme que passei a colocar canela nos meus pratos salgados, principalmente carnes vermelhas. Vale a pena conferir!

Beijos, Lau

7 de março de 2012

Torta de Massa Folhada da Vó Tina


Mais um post que eu amo: eu aprendendo com a minha avó. Nestas férias de janeiro aprendi a fazer a massa folhada que a minha avó faz para a torta de frango. Esta definitivamente é a minha torta de frango favorita. Amo a massa e o recheio molhadinho. 
Achei muito interessante também perceber o quanto tenho de semelhança com a minha avó. A maioria das pessoas acham estranho que eu sempre siga a receita de um prato, mesmo que já feito diversas vezes, principalmente se for doces e massas. É que faço questão que as preparações fiquem sempre iguais, e quando não olhamos a receita a repetibilidade não é boa. Quando cheguei na minha avó para minha aula de torta ela logo pegou seu caderno de receitas. Ela faz esta receita há muitos anos e ainda precisa olhar. Quando pergunto "ainda não decorou?", ela logo responde "é para ter certeza que não vou esquecer de nada e nem colocar a medida errada". Esta é a minha avó, esta sou eu! Só então percebi que realmente as receitas delas são sempre idênticas. A gente nunca come algo na minha avó e diz "nossa... hoje não está tão bom" ou "ficou mais assim ou mais assado". Tudo é sempre igual. Parabéns vó!










Você pode fazer seu recheio favorito e utilizar esta massa.
Não anotei a receita certinha do recheio da minha avó. A D. Ana, sua fiel escudeira, foi fazendo o recheio enquando nós fazíamos as massas. Mas, seguem os ingredientes e o modo de preparo:


Recheio torta de frango da vó Tina

1,5 kg frango com osso – peito e sobrecoxa
1 lata de palmito
5 ovos
Azeitonas
Leite
Farinha
Cebola

1- Refogar o frango e deixar cozinhar em panela comum, com um pouco de água, cebola e sal, até ficar cozido. Retirar do osso e cortar em pedaços, tirando lascas.
2-Voltar o frango picado na panela com o caldo que sobrou. Juntar um pouco de leite e o palmito. Deixar ferver e então jogar a farinha. Mexer até ficar cremoso. Acrescentar as azeitonas e deixar esfriar.
3-Cozinhar separadamente 5 ovos inteiros. Deixar 10 minutos depois de levantar fervura para ficarem duros. Colocar os ovos apenas na hora da montagem da torta, para não desmanchar.

Beijos, Lau

5 de março de 2012

Abobrinha com Trigo



Para começar a semana mais leve que tal uma abobrinha recheada de trigo? Sirva acompanhado com um peixe grelhado e tenha uma refeição saudável e equilibrada.



Abobrinha com Trigo

1 xícara de grão de trigo
3 abobrinhas italinas pequenas
2 tomates
2 colheres de sopa de cebola picadinha
2 folhas de louro
6 fatias de mussarela
azeite

1- Colocar o trigo de molho em água por cerca de 2 horas. Descartar esta água. Colocar o trigo, com 3 copos de água, para cozinhar em panela de pressão com um pouco de sal e as folhas de louro por 30 minutos.
2- Lavar bem as abobrinhas, partir ao meio e cozinhar em uma panela com água. Primeiro todas com a polpa para baixo, depois virar. Retirar as abobrinhas da água e deixar esfriar um pouco. Com um colher tirar a polpa e deixar uma casca grossa.
3- Escorrer o trigo e reservar. Tirar a casca dos tomates e picar em quadradinhos.
4- Em uma panela, colocar um fio de azeite e a cebola e refogar. Juntar o trigo, a polpa da abobrinha e o tomate. Refogar por pouco tempo, só para pegar sabor. Acertar o sal e desligar.
5- Colocar a mistura na abobrinha e por cima uma fatia de mussarela. Levar ao forno só para derreter o queijo.

Bom começo de semana!
Lau

2 de março de 2012

Brownie, brownie e brownie


Definitivamente esta é uma das minhas sobremesas favoritas. Umas das poucas que me faz descontrolar. Não consigo me contentar com apenas um pedaço, tenho vontade de comer todos, uma loucura!




Esta é uma receita nova que vi no blog Da feira ao baile. Muito, muito boa!!! A calda resolvi fazer de capuccino, bem improvisada, ficou muito boa. Melhor ainda juntar tudo isto com sorvete de creme!

Brownie
Blog da feira ao baile

120 gramas de nozes
125 gramas de chocolate meio amargo
112 gramas de manteiga
2 ovos
95 gramas de açúcar ou 1/2 xícara
1/2 colher de chá de fermento em pó
40 gramas de farinha ou 1/3 de xícara


1- Derreter o chocolate em banho-maria ou micro-ondas, acrescentar a manteiga, misturar e reservar.
2- Bater os ovos até espumar bem e acrescentar o açúcar.
3- Juntar esta mistura ao chocolate, depois a farinha, o fermento e, por último, as nozes.
4- Colocar em uma assadeira untada (manteiga+farinha) e levar ao forno médio pré- aquecido.
Asse até que fique pré assado, com uma casquinha por fora e úmido por dentro.

Calda de capuccino

capuccino caseiro (receita aqui)
chocolate em pó
açúcar
leite

1- Fazer um capuccino com leite ao seu gosto e adoçar.
2- Juntar um pouco de chocolate em pó para o gosto do caf'é ficar mais suave.
3- Levar ao fogo e deixar ferver, mexendo, até engrossar.

Vale muito a pena!
Bom final de semana,
Lau
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...