6 de fevereiro de 2015

Empadão De Frango e Férias na Roça





Depois desta semana de detox, quero dividir esta receita que gostei muito com vocês. Fui passar o ano novo na casa da minha cunhada que mora na roça. Coisa mais deliciosa a fazenda e a casa dela, além de claro, ter o principal: a companhia de pessoas maravilhosas!!! Eu queria colaborar e resolvi fazer uma quichê para petiscarmos antes da ceia e uma sobremesa. Eu tinha acabado de ganhar de Natal o livro de receitas da Danielle Noce e  resolvi testar.




A torta ficou pronta as 21:30 e a Clarice queria comer. Como já tinha algumas pessoas prontas, resolvi servir a quichê, pois estava quente e em seu ápice de gostosura. Pensei, servimos, algumas pessoas comem agora, já que já estamos prontas e tomando uma cervejinha gelada, e outras comem mais tarde, conforme forem chegando. A torta simplesmente desapareceu da mesa, sumiu, evaporou. Estava muito boa, a massa crocante, um pouco tipo massa"podre", mas não muito, sequinha. E o recheio de bacon, com queijos e cebola roxa arrematava perfeitamente. Mesmo assim ouvi vários comentários de como deveria ficar boa esta massa com um empadão e foi assim que resolvi preparar para um jantar de domingo. 



Para o recheio, escolhi o recheio da empada da minha avó Tina. Só achei que eu desfiei pouco o frango,por pura preguiça, confesso. Agora que vi no Programa Cozinha Prática a ideia de desfiar o frango na batedeira vou fazer melhor na próxima vez.



Era domingo, eu resolvi colocar uma mesa bonita e enfeitar o empadão de forma diferente, com corações. Mas, com a massa que sobrou,e eu fiz corações, dá perfeitamente para abrir um círculo e colocar por cima. 

Ah...a roça...


Empadão de Frango
Um pouco daqui, um pouco de receita de família

Massa

200g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
1 xícara de farinha de trigo
130g de fécula de batata 
1/4 de xícara ou 60ml de água
1 ovo mais 1 gema
4 colheres de café de sal

1- Peneire a farinha junto com a fécula e reserve.
2- Coloque na batedeira todos os outros ingredientes com 1/4 da mistura da farinha. Bata até que vire um creme. Acrescente o restante da farinha e bata só até misturar. 
3- Abra a massa sobre um papel manteiga fazendo um retângulo de aproximadamente 0,5cm de altura. Leve para gelar por 2 horas na geladeira.
4- Pegue a massa e abra entre duas folhas de papel manteiga e coloque na forma para quiche (reserve 1/3 da massa para a cobertura)
5- Fure toda a massa com um garfo e leve ao congelador por 20 minutos.  Ligue o forno em 180oC.
6- Cubra a massa com papel manteiga e jogue feijões crus por cima. Leve para o forno e deixe assar por cerca de 15-20 minutos. Retire o papel manteiga e os feijões e volte ao forno para dourar levemente. 
7- Retire do forno e imediatamente pincele um gema por toda a massa, isso irá garantir que ela fique crocante. 
8- Deixe esfriar e faça o recheio.

Recheio

1kg de sobrecoxa com osso e sem pele, temperados com sal e um pouco de vinho branco.
fio de óleo
1 cebola picadinha
1 dente de alho picadinho
1 pote grande de palmito
15 azeitonas
1 xícara de leite
1 colher de sopa de farinha
2 ovos cozidos

1- Coloque um fio de óleo em uma panela, doure  refogue a cebola com o alho, junte o frango, coloque um pouco de água, tampe e deixe cozinhar até o frango estiver bem macio.

2- Retire o frango da panela, mas não descarte a água que ele cozinhou,desosse e desfie.* Se sobrou muita água deixe ela reduzir um pouco.

3- Na panela que desfiou o frango,coloque de volta o frango, a água, o palmito, o leite e a farinha. Leve ao fogo e mexa até engrossar. Coloque as azeitonas.

4- Deixe o recheio esfriar e jogue dentro da massa, por cima arrume as rodelas de ovos cozidos. Abra o restante da massa e feche o empadão. Volte ao forno até a massa estar dourada. 

PS:Se você quiser fazer enfeitado como o meu, faça diferente: na hora que estiver só assando a massa, corte a massa que será usada na cobertura no formato que quiser e assa como bolachas. Depois ponha por cima do recheio e não volte ao forno, pois como a torta fica meio aberta o recheio poderá ficar seco.

*Adorei a ideia que vi no programa da Rita Lobo de desfiar o frango na batedeira, vou usar esta técnica da próxima vez.


Espero que gostem!
Beijos



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...