27 de fevereiro de 2015

Lasanha de Berinjela e Cogumelos e a Simplicidade na Cozinha



Quanto mais cozinho e aprendo sobre culinária mais gosto das comidas mais simples. Parece contraditório para mim, mas acho que não é. Acho que quando a gente faz uma boa massa, um bom molho de tomate percebe que não precisa de mais nada. A massa é tão boa que quer aparecer, reinar, e não ser disfarçada com um monte de coisas. Hoje, por exemplo, almocei um lanche e estava delicioso, só tinha pão, queijo e salada. Mas, o pão era feito em casa, o queijo era bom e a salada eram deliciosas mini rúculas... eu não precisava de mais nada!

Quando fiz esta lasanha não achei que ficaria tão boa, muito menos o marido, que comeu repetiu e não parava de dizer: "Nossa, está muito boa. Acho que é a melhor lasanha que já comi". Sobrou e jantamos sem reclamar, e o marido que em geral reclama um pouquinho de comer no jantar o que sobrou no almoço, ainda acrescentou quando viu que um pequeno pedaço de lasanha ficaria sem comer: "Pode deixar esse pedacinho aí que eu como amanhã no almoço!" Testada e aprovada!

Mas, como ela é toda simples, não vale usar uma massa qualquer, um molho de caixinha, o resultado não será o mesmo. Se não quiser fazer a massa procure um fresca, boa, verá que vale a pena!
A receita não está calculada nas quantidades, é meio de olho mesmo.


Montando...


Última camada de massa

Finalizando com os cogumelos

Lasanha de Berinjela e Cogumelos
Saias Cadeiras e Panelas

Massa fresca para lasanha Veja aqui como fazer
Molho de tomate feito em casa
Molho branco feito em casa Veja aqui como fazer
Berinjelas
Mussarela de boa qualidade
Cogumelos de sua preferência (paris, shitake,)
Parmesão ralado

1- Corte as berinjelas em fatias finas, salpique sal e azeite e leve ao forno baixo, com papel alumínio até elas estarem cozidas. Reserve.
2- Refogue os cogumelos com manteiga e shoyo, deixe soltar a água e cozinhe por uns 5 minutos. Reserve. 
3- Se você fizer a massa fresca caseira, terá que cozinhar as folhas em água fervente antes de montar sua lasanha. As compradas prontas, muitas vezes são pré-cozidas e não precisam desta etapa.
4- Monte sua lasanha, coloque molho de tomate e branco no fundo da travessa (o molho branco é só para dar uma cremosidade e sabor,  não exagere), depois coloque uma camada de massa, por cima o queijo mussarela, mais molho, massa, uma camada de berinjelas assadas, queijo, massa, molho, queijo...e assim vai. Eu coloco a berinjela uma camada sim e outra não, e o queijo um pouco em todas, mas tem que ser pouco senão ficará muito queijo. Na última camada, coloque o molho de tomate, os cogumelos refogados e o parmesão. Leve ao forno por cerca de 30 minutos, ou quanto recomendar o fabricante da massa que você usou.
PS: Também já fiz com abobrinha e fica muito boa!

Massa de domingo garantida!
Bom final de semana,
beijos, Lau

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer deixar seu comentário?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...