12 de fevereiro de 2015

Pudim de Chocolate Com Cardamomo Para Comer Todo Dia



Olá! Adorei este pudim, adorei este título! Estou passando esta semana na praia, e morrendo de vontade de comer este pudim, então me lembrei de postar a receita!

Quem segue o blog e já fez minhas receitas, sabe que eu gosto do doce não muito doce. Este pudim leva 2 colheres de sopa em toda a receita. E não, não leva leite condensado. Acho que é menos doce do que um achocolatado em pó utilizado para leites, que eu nem consigo tomar de tão doce que eu acho. O que dá um docinho a esta sobremesa é uma deliciosa calda de açúcar. 

Além disso é feito de leite, e não de creme de leite e outras substâncias mais gordas. Ou seja, é leve, é muito leve. Daqueles doces que você come e não pesa na barriga. Achei ele prefeito para ser comido durante da semana, com o meu cafezinho pós almoço e não ver a balança subindo por causa disso. A única dificuldade é ter que fazer e depois esperar algumas horas para gelar, antes de atacar!!

Eu estou praticamente transcrevendo o livro  La Tartine Gourmande aqui no blog. Gente, este livro é um vício completo! Todas as receitas são lindas, são gostosas e nenhuma é muito pesada, todas tem um foco em um estilo de vida saudável, sem neuras e com muito prazer. Ele é todo livre de glúten, por que a autora, há mais de 10 anos foi diagnosticada com sensibilidade ao glúten. Mas, ela não fica catequizando ninguém, e inclusive dá a dica em várias receitas em como torná-la com glúten, se o desejo for fazer com farinha de trigo. 


Pudim de Chocolate com Cardamomo
Do livro La Tartine Gourmande

Para o caramelo

1/2 xícara de açúcar refinado
2 colheres de sopa de água fria
1 colher de sopa de água quente

Para o Creme

2 1/4 xícaras de leite integral
1 fava de baunilha ou 1 sopa de extrato de baunilha
5 grãos de cardamomos, amassados com a lâmina de uma faca
90g de chocolate amargo - de 50-70%
3 ovos grandes
2 colheres de sopa de açúcar demerara
cacau em pó para polvilhar

Passe óleo em 6 tigelas  de cerca de 12cm de diâmetro que possam ir ao forno.


1- Para fazer o caramelo, coloque o açúcar e a água fria em uma panela e leve ao fogo baixo e deixe até o açúcar caramelizar. Não mexa na mistura. Quando estiver com uma cor dourada, retire do fogo, coloque a colher de água quente e mexa rapidamente. Distribua no fundo dos potinho que você untou.

 Pré-aqueça o forno em 150oC.

2- Em uma panela coloque o leite, o cardamomo e a baunilha - se você estiver usando a fava, se for o extrato ou aroma deixe para depois. Leve o fogo até ferver, desligue coloque o chocolate e mexa para que o chocolate derreta. Deixe em infusão por 20 minutos. Depois disto coe a mistura.
3- Bata os ovos com açúcar por um minuto, junte o leite o mexa rapidamente. Com uma colher retire a espume que estiver na superfície e então, despeje o líquido entre os potinhos.
4- Coloque os potinhos em uma forma e encha a forma com água quente até metade dos potinhos.  Deixe assar por 50 minutos.
5- Retire do forno, deixe esfriar completamente, cubra com filme plástico e leve para geladeira por algumas horas. Para desenformar, mergulhe os potinhos em água quente por um minuto, passe uma faça ao redor dos potinhos e vire no prato. Polvilhe cacau em pó para finalizar.

Beijinhos, Lau



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer deixar seu comentário?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...