19 de fevereiro de 2015

Salmão Ao Molho de Cenoura e Capim Santo



Como foram de carnaval? Eu passei na praia com a família. Para ser sincera não sou uma amante de praia, prefiro o campo e o frio, mas passar os dias com a família não tem preço. 

Eu adoro peixe, mas não sou muito conhecedora de espécies e modo de preparo. Meu preferido é tilápia e salmão. Escuto muita gente dizendo que não gosta de salmão. Ok, gosto não se discute, mas uma coisa que eu escuto e acho injusto é dizer que ele é seco. Salmão não é seco, as pessoas é que cozinham ele demais. O preparo do salmão é rápido. Eu sempre gostei de salmão, mas posso dizer que na Holanda aprendi melhor a diferenciar um bom preparo. Lá eles sempre servem um salmão ao ponto, cozido, mas ainda macio e molhadinho. Aqui um salmão seco e passado do ponto é comum. 

Para ficar ainda melhor compre salmão selvagem congelado se tiver oportunidade. O rosa dele é menos intenso, bem como seu sabor e suas propriedades nutricionais serão as melhores.

Este prato é para quem gosta de um gostinho exótico de vez em quando. E não deixe de fazer um arroz branco, pois o caldo é bem fluído e um arroz ajuda bem na hora de limpar o prato. Delícia!

Salmão ao Molho de Cenoura e Capim Santo
Do livro La Tartine Gourmande

1 1/2 xícara de suco de cenoura - cerca de 8 cenouras médias passadas na centrífuga de suco.
1 pedaço de cerca de 2cm de gengibre, descascado e fatiado
3 folhas de capim santo fatiada
o sumo e a raspa da casca de uma laranja
1 dente de alho fatiado
1 colher de chá de açúcar mascavo
1/2 xícara de leite de coco
sal e pimenta a gosto

1- Em uma panela, coloque o suco da cenoura, o gengibre, o capim santo, a raspa da casca da laranja e o alho. Leve ao fogo e assim que começar a ferver conte 3 minutos. Então desligue, e deixe tampado para infusão por 20 minutos. 
2- Então coloque o suco da laranja e o açúcar e leve ao fogo só para o açúcar dissolver. 
3- Coe e descarte os pedaços. Junte o leite de coco e sal e pimenta a gosto. Reserve
4- Em outra panela, aqueça um pouco de óleo, jogue os pedaços de salmão, coloque um pouco de shoyo e sal se necessário. Frite cada lado por 30 segundos. 

Sirva com aspargos frescos e arroz branco. Monte o prato, coloque o salmão e regue com o molho.

Bom apetite!
Lau 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer deixar seu comentário?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...