22 de agosto de 2011

Diga não ao desperdício!


Se tem uma coisa que me incomoda é o desperdício: de comida, de água, de embalagens...Para começar temos que mudar este pensamento brasileiro "é melhor sobrar do que faltar". Tá certo que quando recebemos visitas temos que fazer um pouco mais das coisas. Mas no dia a dia dá para ter um planejamento e evitar que sobre muito alimento e que este vá direto para a lixeira.

Mas nem é sobre este tipo de desperdício que quero falar hoje. Fico muito triste ao jogar no lixo alimento fresco, bom e sem uso. Estou falando de talos de verduras. Pense em uma couve-flor, é mais verdura indo para o lixo do que para a panela. Semana passada fiz uma torta de brócolis e guardei os talos não utilizados com a intenção de dar  a eles um destino mais nobre. A idéia logo veio: estava com vontade de tomar um creme e meus cabinhos de brócolis foram para a panela.

Fiquei extremamente feliz com o resultado, a sopa ficou deliciosa. E tmabém não deixou nada a desejar para uma receita que usa o próprio brócolis.

Receita Creme com talos de brócolis

Ingredientes

talos de 1 brócolis japonês pequeno
1 litro de água filtrada
1/2 caldo de legumes
1 cebola pequena
azeite
2 colheres de sopa de creme de leite
1 colher de sopa de requeijão
50 g de queijo gorgonzola
noz moscada e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo

1- Colocar a água, o caldo, a cebola, um fio de azeite e os talos em uma panela e levar ao fogo até que os talos estejam cozidos.
2- Bater tudo no liquidificador. Voltar a panela, colocar o queijo gorgonzola, o requeijão e o creme de leite.
3- Acertar o sal, se achar necessário, e colocar os temperos a gosto.
Rendimento: 2 porções, servindo uma pessoa.

Dica: Esta receita fica um caldo bem líquido. Se você gostar mais espesso, coloque uma colher de maizena antes acrescentar o creme de leite ou faça com menos água.

Conversando com amigas neste final de semana recebi outras idéias de reaproveitamento, como colocar os talos de couve, picados bem fininho, no omelete e na salada. E você tem alguma receita de reaproveitamento para dividir comigo?
beijos, Lau

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer deixar seu comentário?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...