3 de agosto de 2011

Cottage caseiro



Muita gente acha estranho, mas meus queijos preferidos são os frescos: frescal, cottage, ricota, mussarela fresca,  de cabra fresco... Adoro todos os demais queijos que existem, mas como são mais fortes são de uso mais esporádico. Há uns dias vi esta receita de cottage caseiro e logo fiquei muito interessada. Ficou muito bom, mas não é cottage. Na internet em geral as receitas para fazer queijo caseiro não são as mais adequadas. Para cottage, ricota e frescal a receita dada é a mesma: leite e coalho líquido. Esta é a receita de queijo frescal. O cottage é um queijo de coagulação ácida e a ricota é feita com o soro do leite e não com o leite.
De qualquer forma resolvi fazer a receita de queijo frescal e deixar na consistência para comer como cottage, como vi no blog LaCucinetta. Como o frescal é o meu favorido absoluto achei que ficou melhor que cottage.

Receita Queijo Frescal mole
Blog La Cucinetta

Ingredientes
1,25 l leite integral (de garrafa; NÃO use UHT)
1/4 colh. (chá) coalho líquido
1 colh. (sopa) água

Modo de fazer
  1. Aqueça o leite apenas até ficar morno. Misture o coalho à água e salpique sobre a superfície do leite, mexendo bem com uma colher. Cubra com um pano de prato e a tampa da panela (o pano evita que o vapor do leite condense e pingue de volta) e deixe quieto por 2 a 4 horas. 
  2. Com uma faca, corte o coalho num padrão xadrez e volte a panela ao fogo mínimo, apenas para amornar, até que você comece a ver o soro brotar. Não aqueça muito, ou o coalho ficará muito duro.
  3. Forre uma peneira com um pano próprio para isso, e posicione sobre uma tigela grande. Apanhe o coalho com uma concha e derrame sobre o pano. Amarre as pontas e deixe pendurado em algum gancho, pingando sobre a tigela, durante toda a noite.
  4. No dia seguinte, coloque o queijo num potinho, salgue a gosto e consuma em até umas 2 semanas.    

Beijos, Lau
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...