30 de setembro de 2011

Bolo Profissional



Ontem fiz uma receita na tentativa de copiar um bolo do Starbucks que uma amiga estava com vontade. É um bolo de massa amarela básica com açúcar e canela no meio. Apesar de não ter ficado parecido com o que ela comeu nos EUA, ficou muito bom. É a massa mais macia e fofa que já fiz na vida. A receita é do livro Professional Baking. O que mais me chamou atenção é que eu amo bolo quente, mas este eu gostei mais depois que esfriou. Quando estava quente eu senti um pouco de gosto amantegado, mas depois que esfriou a textura incrível permaneceu e o gosto de manteiga desapareceu. Acabei de comer o último pedacinho agora e achei ainda mais gostoso.
Uma coisa que me impressionou: os detalhes que podem existir no ato de fazer um bolo. Neste livro Professional Baking cada ingrediente do bolo é discutido e também a importância da ordem de colocá-los, quanto tempo bater e outras coisas. Fiz seguindo fielmente o que manda o livro e senti muita diferença.



Bolo com Canela

Massa Amarela
Professional Baking

280g de manteiga em temperaura ambiente
100g de açúcar (na receita original vai 300g, mas achei que ficaria muito doce, para mim 100g ficou ótimo)
350g de farinha
350 ml de leite
3 ovos em temperatura ambiente
1 colher de sopa de fermento em pó
1 colher de chá de baunilha


Canela
Misturar: 1 colher de sopa de canela em pó, 1 colher de sopa de cacau, 60g de nozes picadinhas e 100g de açúcar.
  • Untar uma forma de 28x118cm e ligar o forno no 180oC

1- Colocar a manteiga na batedeira e bater um pouco. Juntar o açúcar e bater bastante, até a mistura ficar bem cremosa. (Cerca de 8 minutos). Se você tem a batedeira com opções de pá usar a pá plana.
2- Colocar os ovos, um a um. Ou seja, colocar um, esperar encoroporar bem na massa antes de colocar o próximo. Colocar a baunilha.
3- Misturar o ingredientes secos em uma tigela separada. Eles serão adicionados na mistura da batedeira em 4 tempos: coloque 1/4 da mistura seca na batedeira e espere incorporar. Juntar 1/3 do leite e esperar incorporar. Colocar outro 1/4 da mistura seca, mais 1/3 do leite....e fazer assim até acabar.
5- Colocar metade da mistura na forma untada, juntar a mistura de canela e cobrir com o restante da massa.
6- Com uma faca fazer ondas no bolo para misturar um pouco as camadas.
7- Assar por 30 minutos a 180oC (forno elétrico) ou 210oC no forno a gás.


Você ficará surpreendido com a textura macia deste bolo!

Bom final de semana, beijos
Lau

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer deixar seu comentário?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...