19 de junho de 2011

Como fazer massa fresca


Estou arrumando minha mala para Itália e me lembrei que nunca fiz um post sobre massas frescas. E Domingão combina com massa, né? Depois que você comer uma lasanha com massa caseira fresca nunca mais vai querer outra. Na minha família sempre comemos massa caseira. Na casa da minha vó raramente tem macarrão comprado e em casa meu pai gosta de fazer. Eu era a ajudante dele: ele amassava e eu cortava.

Fazer massa não é difícil, apenas um pouco trabalhoso. A parte mais dura é a de amassar a massa até dar o ponto. Demora de 30-40 minutos. No começo você acha que aquilo nunca vai virar um macarrão, mas com o tempo a massa vai grudando. Depois que ganhei minha batedeira KitchenAid as coisas melhoram um pouco. Esta batedeira faz a parte mais difícil: sovar a massa no começo. E depois eu finalizo na mão. Cuidado ao tentar isto com uma batedeira comum, a massa é bem dura e pode quebrar a batedeira.


Massa depois de ser misturada pela batedeira

Amassar a massa até ela ficar assim. Esta está pronta para cortar.

Máquina manual de abrir e cortar massa

Abrindo a massa. Se for para lasanha é só esta etapa de corte. Se for fettutini, por ex., depois desta etapa de abrir você  passa de novo na lâmina que corta. Enquanto corta é melhor manter o restante da massa coberto com um pano ou plástico para não ressecar.

Massa secando ao sol. Pode ser pendurada em uma vassoura (limpa!) ou no chão sobre um pano limpo. Coloquei uma tela por causa de mosquito.

Receita Massa Fresca
(Receita da KitchenAid)

1Kg de farinha
8 ovos
2 colheres de sopa de água
1 pitada de sal

Coloque a farinha sobre uma mesa de trabalho, faça um buraco no centro e quebre os ovos. Pegue um garfo e mexe os ovos enquanto incorpora farinha. Com a mão vá misturando. Coloque a água. Sove com energia e força até obter uma massa homogênea de consistência média. Deixe repousar por 15 minutos envolvida em uma filme plástico. Corte no formato desejado.
Espere secar e cozinhe. Esta massa pede um fio de óleo na água de cozimento. Atenção no tempo o cozimento dela é bem mais rápido que as massas grano duro. Para guardar espere secar, coloque em um saquinho plástico e mantenha no freezer.

bon apetit, Lau
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...