8 de junho de 2011

Jantar dos namorados



Para o jantar vou sugerir um risoto com azeitonas pretas e um peixe grelhado, pois o certo nestas comemorações é fazer uma refeição leve. Uma massa também é uma boa opção. Amanhã vou dar dicas de como arrumar a mesa.


Risoto de Azeitonas Pretas

1 xícara de arroz arbóreo ( se não tiver dá perfeitamente para faze com o comum)
1 litro de caldo de carne
1/2 xícara de vinho branco
1 alho poró fatiado fino
1/2 cebola picadinha
1colher de manteiga
1/2 xícara de parmesão ralado
cerca de 8 azeitonas pretas picadinhas - preferencialmente a chilena azapa

Coloque o caldo para esquenatr. Refogue a cebola e o alho poró na manteiga. Junte o arroz e refogue um pouco, acrescente o vinho. Quando o vinho evaporar coloque uma concha do caldo e continue mexendo. Continue adicionando conchas de caldo, em fogo baixo, até o arroz ficar cozido (cerca de 20 minutos). O ideal da azeitona é colocá-las no meio do processo, se colocar no começo muda um pouco a cor e se colocar apenas no final não dá gosto. Então cerca de 10-15 minutos depois de colocar o caldo coloque as azeitonas. Coloque o parmesão, mexa rapidamente e desligue o fogo. Deixe tampado por 2 minutos e sirva.
O caldo pode sobrar, depende um pouco da intensidade do seu fogo.
As receitas mais tradicionais de risoto levam mais uma colher de manteiga no final, junto com o parmesão. eu acho que dispensável em questão de sabor e o prato fica mais leve.


Peixe Grelhado

Eu gosto de usar tilápia. Apenas tempero com vinho branco e sal, pelo menos por 2 horas antes. Coloco um pouco de manteiga em uma panela teflon e coloco os peixes até ficarem dourados, o que acontece rapidamente. É simples e fica muito bom.  Para mim este é o melhor jeito de fazer peixe.

Bom jantar,
beijos Lau


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...