18 de julho de 2011

Cozinhando na casa da mãe: Torta de brócolis e salmão



Semana passada estava na casa da minha mãe. Como já disse aqui no blog tenho uma certa dificuldade em cozinhar em outras cozinhas. Prefiro não cozinhar. Mas acabei de chegar de viagem e fiquei vários dias sem preparar um prato diferente. Estava morrendo de vontade de por mão na massa. Literalmente. Resolvi fazer esta receita, que já estava na minha lista de desejos. Também é do blog La Cucinetta (mesmo da sopa de brócolis). Nunca imaginei misturar estes três ingredientes: salmão, brócolis e ricota, mas o resultado ficou muito bom. A minha ficou bem amarela por que o ovo era caipira. Sugiro acompanhar com um vinho.




Torta de Salmão com Brócolis
Blog La Cucinetta

Ingredientes:

Massa
250g farinha de trigo
5g sal
125g manteiga sem sal gelada
1 gema
50ml água gelada
Recheio
4 ovos
300g creme de leite fresco
200g ricota
400g salmão fresco sem pele
1 brócolis pequeno
sal 
noz moscada


Preparo:
1-Numa tigela, misture a farinha e o sal. Junte a manteiga em cubos e esfregue com as pontas dos dedos até obter uma farofa grossa. Junte a gema e a água e misture com um garfo até começar a formar uma massa. Amasse com as mãos, formando um disco, embrulhe em papel-alumínio e leve à geladeira por 30 minutos. 
2-Pré-aqueça o forno a 180ºC. Abra a massa em uma superfície ligeiramente enfarinhada e forre uma forma de fundo removível de 23-25cm, de bordas altas. Fure o fundo com um garfo, forre a massa com papel-alumínio e cubra com feijões secos. Leve a base da torta ao forno por 30 minutos, removendo os feijões e o papel-alumínio no meio do tempo. 
3-Enquanto isso, corte o salmão em pedaços de cerca de 2cm, tempere com sal e vinho branco e deixe por meia hora.Corte o brócolis em floretes pequenos e cozinhe por uns 2 minutos em água fervente com sal. Escorra e reserve. Coloque o salmão em uma frigideira com um fio de óleo e frite um pouco.

4-Numa tigela, misture os ovos, o creme de leite e a ricota. Tempere com sal e noz moscada.
5-Retire a base de torta do forno e espalhe o brócolis e o salmão sobre ela. Cubra com o creme de ovos e leve ao forno por mais 45 minutos, ou até que o recheio esteja dourado e firme. Não se importe com alguns chamuscados nos floretes de brócolis. Sirva imediatamente.

Bon apetit e bom começo de semana, Lau

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer deixar seu comentário?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...