4 de julho de 2011

Torta 3 queijos com espinafre e Torta de Ricota com ervas


Aqui na Toscana se come muito espinafre e me lembrei desta torta que fiz antes de vir para ca. Vi esta receita no blog Technicolor kitchen e fiquei morrendo de vontade de fazer. Assim que fui para civilização tratei de comprar a massa filo e realizei meu desejo. O recheio ficou maravilhoso, a massa achei um pouco com gosto de ranço. Fiz depois um outra tortinha, com ricota e ervas, e ao invés de untar a massa com manteiga usei clara de ovo, como sugerido pelo fabricante. Achei bem melhor, o gosto de ranço sumiu e a massa ficou mais leve. Muito bom!

Massa filo com clara de ovo no lugar da manteiga e recheio de ricota com ervas

Fiz também algumas tortinhas com ricota e ervas sem a massa. Ficou ótima para comer de entrada ou acompanhar uma carne branca. Não mensurei todos os ingredientes, mas coloquei:
-300g de ricota
-1 ovo
-folhas de manjerição, orégano e tomilho, tudo fresco
-noz moscada
Assei no forno por 15 minutos.
Não saiu na foto, mas coloquei uma colher de molho de tomate caseiro em cima da tortinha.



Torta 3 queijos com espinafre
(Technicolor kitchen)

5 folhas de massa filo
3 ½ colheres (sopa) (50g) de manteiga sem sal, derretida
1 maço de espinafre, cabinhos removidos, folhas branqueadas*
½ xícara (100g) de ricota esfarelada
¼ xícara (50g) de queijo minas curado esfarelado
¼ xícara (20g) de parmesão ralado bem fininho
3 ovos
½ xícara (120ml) de creme de leite fresco
2 colheres (sopa) de cebolinha miúda (ciboulette) picadinha
sal de pimenta do reino moída na hora

Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte levemente com manteiga um refratário de 20x10cm. Coloque uma folha de massa filo sobre uma superfície limpa e seca (mantenha as outras folhas cobertas com um pano de prato limpo e úmido, para evitar que ressequem), formando um retângulo de 30x20cm. Pincele a folha com a manteiga derretida e cubra com outra folha de massa filo. Repita o processo até usar as 5 folhas. Forre o refratário preparado com as folhas de massa filo. Em uma tigela, misture o espinafre, a ricota, o queijo minas e o parmesão. Cubra o fundo da massa com a mistura de queijos. Na mesma tigela, bata os ovos, o creme de leite, a cebolinha, o sal e a pimenta e verta sobre os queijos. Pincele as laterais da massa com a manteiga restante e asse por 30-40 minutos ou até que o recheio firme e a massa doure.

* mergulhe o espinafre em uma panela com água fervente por 5 segundos, retire com uma escumadeira e imediatamente mergulhe em uma tigela com água gelada. Retire da água e esprema para retirar o excesso de líquido
Bon apetit, Lau
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...