20 de fevereiro de 2013

Aniversário da Clarice de 7 meses e Um Bolo Muito Fofo



Aqui estamos em mais um mêsversário da Clarice: 7 meses!Como a data caiu no meio do carnaval eu tinha planejado convidar alguns amigos e fazer uma mini festinha mesmo. Mas, meu marido caiu de gripe na noite anterior e o evento foi cancelado. Uma pena! Independente de qualquer problema, o bolo tem que sair!




Para este mês escolhi um bolo de chocolate que é quase um suflê. Muito fofo, aerado e leve. Com chocolate 70% fica bem amargo, intenso e pouco doce. Uma verdadeira delícia! Eu comi este bolo uma vez na casa da minha amiga Julie (que é a responsável pelo meu bolo de baunilha preferido) e me apaixonei pela leveza e pelo sabor forte. Na ocasião ela fez uma ganache branca para confeitar, mas os meus mini-cupcakes são apenas com chantilly. Confesso que a combinação dela estava mais interessante. Até fiz uma ganache, mas ficou mole e usei apenas no mini-bolo. Mas, com chantilly também ficou muito bom!



Observem que coloquei minha pequena em cima da mesa para poder acender as velas e ela rapidamente enfiou na mão no bolo!




Bolo Aerado de Chocolate Amargo

Utensílios utilizados: uma panela pequena, uma tigela de vidro, batedeira, xícaras medidoras, 12 forminhas para mini-cupcake de metal e de papel,2 formas de 11cm de diâmetro, uma colher de metal, um pão duro.

75 g de manteiga

170g de chocolate 70% 
6 claras de ovo
3 gemas
90 g de açucar ou 1/2 xícara 
35g de farinha ou 1/4 de xícara

1- Derreter o chocolate com a manteiga em banho maria. Reserve;
2- Na batedeira, bata as claras com o açúcar até ficar em neve. Acrescente as gemas, incorpore e pare de bater;
3-  Aos poucos vá colocando o chocolate derretido dentro da tigela com a clara. Incorpore delicadamente com a ajuda de uma colher. Por fim, coloque a farinha.
4- Asse em forno pré -aquecido a 180oC por cerca de 25 minutos.
(os meus ficaram bem altos e depois murcharam um pouco, mesmo assim ficaram bem fofos)

Rendimento: 12 mini-cupcakes e dois mini-bolos de 11cm de diâmetro. 

Ainda não sei o que fazer para o próximo mês, alguma sugestão?
beijos, Lau

Um comentário:

  1. Morri .......de tanto comer,Laura estou apaixonada pelo seu blog.....Bjs Day

    ResponderExcluir

Quer deixar seu comentário?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...