25 de fevereiro de 2013

Pão de Banana-da-terra com Linhaça Dourada



Na verdade seria "pão"de banana-da-terra. Por que pela receita está mais para um bolo. Mas, como não vai açúcar e sim sal e a função é substituir o pão no café da manha e nos lanches, ele foi chamado de pão. Ótimo para quem não pode comer glúten, por que não leva farinha de trigo.

Eu não sou muito a favor de dietas de exclusão, a não ser que seja detectado uma alergia ou intolerância a certo alimento. A minha dieta é de inclusão. Inclusão sim de mais produtos sem glúten, sem lactose. Quando incluímos estas opções automaticamente diminuímos um pouco do consumo de outros produtos e isso diversifica a dieta. Diversificar é sempre bom!



E foi buscando opções alternativas ao pãozinho do dia-a-dia que eu encontrei esta receita e me apaixonei.  É do blog super interessante, Come-se. Já fiz várias vezes. Achei que ficou bom com geleia e muito bom com tahine misturado com mel (1:1). Além de ser gostoso de comer puro ou fazer um queijo quente diferente!



"Pão" de Banana-da-terra com Linhaça Dourada

Utensílios utilizados: uma forma para pão de 26 x 10 cm, processador, balança digital, xícaras e colheres medidoras, batedeira.

2 bananas-da-terra bem cozidas (depois de cozidas e sem casca devem pesar  cerca 300g. Eu cozinho as minhas no micro-ondas: com casca na potencia alta por 3 minutos, virando de lado na metade do tempo)
1/2 xícara de leite ou 1/2 xícara de iogurte natural
40g de manteiga
3 ovos - gemas e claras separados
1 colher de sopa de fermento químico
1 colher de chá de sal
1 colher de sopa de linhaça
1/2 xícara de farinha de mandioca branca


1- Em um processador, bata as bananas cozidas com a manteiga, o leite e as gemas;
2- Bata as claras em neve *;
3- Em uma tigela, misture os ingredientes secos: farinha de mandioca, linhaça, fermento e sal;
4- Misture as claras em neve com o creme de banana processado. Depois junte os ingredientes secos;
5- Coloque em uma forma para pão de 26 x 10 cm untada com manteiga e farinha de mandioca;
6- Leve ao forno médio, 200oC por 30 minutos.

* Como estou fazendo sempre acabei simplificando. Estou pulando a etapa das claras em neve e batendo os ovos inteiros no processador. Não vi muita diferença no resultado, uma vez que fica meio embatumado de qualquer jeito.

Boa semana a todos!
Lau

Um comentário:

  1. Parece uma delicia!! Eu vou fazer desde que eu pode. Obrigada para a receita.
    Julie

    ResponderExcluir

Quer deixar seu comentário?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...