31 de janeiro de 2015

#DiárioDetoxSCP : Dicas Dia 04



Hoje é sábado, eu sei! Mas, ficar um final de semana sem massa, risoto e um docinho não mata ninguém. Foco no objetivo que tudo fica fácil!

Vamos lá para as dicas do quarto dia:

Todas as receitas deste dia são do livro DETOX da Andrea Henrique.

Salada Crua: 2 unidades de aspargos frescos, 2 cenouras babys ou 1 cenoura comum pequena, 6 unidades de tomate cereja, 3 dedos de alho poró, um punhadinho pequeno de uvas passas. Cortar todos os ingredientes em rodelas finas, misturar com as passas e servir com o molho de damasco e limão. Molho: 1 damasco, líquido de 2 limões, sal e fio de azeite. Bater tudo no liquidificador e jogar na salada. Pode colocar o molho uns 10 minutos antes de comer a salada para os legumes marinar.

Escondidinho - Cozinhe 1 batata baroa média em água. Quando estiver cozida, escorra a água, amasse e reserve. Em outra panela doure 1 dente de alho ralado em um fio de azeite, acrescente 200g de cogumelos Paris e refogue. Acrescente sal a gosto. Monte colocando metade da batata baroa no fundo e das laterais de uma tigelinha, preencha com os cogumelos, feche com o purê e leve ao forno baixo por 15 minutos.

Musse de Maracomanga: 100g de manga Palmer descascada e cortada em cubos, polpa de um maracujá, 1/2 copo de suco concentrado de maracujá, 1 folha de gelatinha ou 1/2 colher de chá de ágar-ágar, 1 colher de chá de mel. No liquidificador bata a manga junto com o suco de maracujá e reserve. Se você for usar ágar-ágar, leve ao fogo com 1/2 xícara de café de água até começar a ferver e desligue. Se você for usar a folha de gelatina, deixe a folha de molho em água fria por 5 minutos, esquente um pouco de água - 1 xícara de café, sem ferver, só até ficar morna, e dilua a gelatina hidratada nesta água. Jogue a gelatina, ou o ágar-ágar no liquidificador e bata novamente. Coloque em uma taça e leve para geladeira.  Faça um calda com a polpa de maracujá e o mel e jogue por cima da mousse quando ela já estiver gelada. Coloque novamente na geladeira e sirva gelado.

Creme de aspargos: Ferva 500 ml de água e coloque nela 200g de aspargos frescos. Espere poucos minutos e desligue o fogo. Em outra panela, doure 1 cebola, 1 dente de alho em um fio de azeite, junte com os aspargos e bata tudo no liquidificador. 




30 de janeiro de 2015

#DiárioDetoxSCP: Como foi o terceiro dia

Com o passar dos dias as coisas vão ficando mais fáceis, e os resultados começam a aparecer. Senti uma leveza muito grande na aula de pilates hoje, foi muito legal. Também há a questão dos cheiros que dizem os veganos, realmente parece que o suor não cheira ruim, muito legal. Pena que não pretendo ser vegana, acho legal fazer uma semana, mas é uma dieta muito restritiva para seguir para vida (minha opinião, respeito quem segue)

Meu marido achou a lasanha de berinjela deliciosa e a classificou como o melhor prato até agora. 




Recorri ao shake não por que estava com fome, mas por que não estava afim de comer a maça assada indicada. Gostei do sabor, mas gostei mais do de tâmaras. A receita do shake está AQUI, na minha página do facebook. 



Hoje tive reunião na escola da Clarice, e jantei 2 horas mais tarde do que o habitual. Com fome, esqueci de tirar a foto. Mas, a sopa de couve-flor não foi novidade para mim, eu gosto muito e sempre faço. 

Ando com dificuldade em achar castanhas de qualidade. A maioria já é vendida oxidada. Assim, a castanha vai fazer mais mal do bem! Por falta de opção tenho comprado com casca e abro na hora de comer, dá um pouco de trabalho, mas o sabor e a qualidade são incomparáveis.



Boa noite e até amanhã
Lau

#DiárioDetoxSCP : Dicas Dia 03

Oi pessoal, já estou chegando no terceiro dia de DETOX. Segue as instruções para o dia de hoje:

Salada de chicória com figos - Bem simples, uma boa chicória cortada bem fininho, temperada com um pouco de limão, azeite, sal. Colocar 1 figo fresco cortado em 4 pedaços por cima e jogar um fio de mel.

Todas as receitas abaixo foram extraídas do livro DETOX de Andrea Henrique

Lasanha de berinjela - 1/2 berinjela, 1 tomate, 50g de tofu, 1 colher de sopa de cebola, ervas a gosto e manjericão. Corte a berinjela em fatias finas, grelhe em uma frigideira anti aderente com azeite, coloque as ervas e reserve. Corte um tomate ao meio, tire as sementes, coloque em uma forma antiaderente com azeite e leve ao forno por 20 minutos. Pegue uma fatia do tofu, tempere com sal, azeite e ervas desidratadas a gosto.
Faça um molhinho de tomate usando tomates, alho, cebola, azeite e salsinha e cebolinha. 
Monte a lasanha: uma camada de berinjela, uma parte do tomate assado, um pouco de tofu, repita a sequência e finalize com o molho de tomate. Leve ao forno para aquecer e sirva.

Maça recheada com ameixa - Pegue uma maça e faça um furo no meio, retirando o caroço e as sementes. Coloque dentro 2 ameixas pretas secas sem caroço. Embrulhe em um papel alumínio, coloque dentro de um potinho e leve ao forno baixo por 30 minutos. Espere esfriar, jogue canela por cima e sirva com folhas de hortelã.

DICA: Ou eu já vou fazer minha maça junto com a berinjela, ou vou fazer o tomate na frigideira e a maça no microondas (4 minutos). Tenho dó de ligar um baita forno só para colocar uma maça, é muito desperdício. Se você tem aqueles forninhos pequenos pode fazer nele.

Creme de couve-flor - Refogue 1/2 cebola com azeite, quando estiver bem dourada acrescente 500ml de água e deixe ferver por 20 minutos. Adicione a couve-flor (300g) já lavada e cozinhe por mais 10 minutos. Espere esfriar, bata no liquidificador, coloque sal e ervas  e sirva. 




29 de janeiro de 2015

#DiárioDetoxSCP: O segundo dia

Gente, fome este detox não passa! Estou super satisfeita, dividi meu lanche das 3:00 com a minha filha e até pulei o lanche do final da tarde. Tá certo que eu amei a salada de repolho e repeti 3 vezes. Como meu objetivo não é perda de peso Ok, mas se fosse isso não poderia ter acontecido. Essa maionese de tofu é muito boa, sério muito mesmo! Muito melhor que maionese de verdade. Na verdade tofu não tem gosto, ele só dá cremosidade e fica um gosto cremoso de azeite, limão e sal. 



Não tomei café e nem tive dor de cabeça hoje. Estou me sentindo muito bem. 




A única coisa que fiz "errado" foi o jantar. O que aconteceu, foi que sobrou sopa de ontem, batata doce de ontem, salada de hoje hambúrguer de quinoa e legumes de hoje, e fora. Jogar comida fora para mim é muito desperdício, desperdício de alimento, de dinheiro e do meu tempo que preparei tudo, então meu jantar de hoje foi tudo que sobrou e amanhã volto a fazer o cardápio normalmente. 

Beijos, Lau

#DiárioDetoxSCP : DIcas Dia 02

Para o dia 02, escolhi a salada de repolho que vi no programa da Bela Cozinha e achei com a cara ótima. Entre neste link AQUI para ver a receita.

Para o prato principal, hambúrguer de quinoa, tem várias receitas na internet, sugiro a do livro que estou seguindo, se alguém tiver, ou pode se esta do link AQUI, que é da nutricionista Carol Moraes.

Para o creme de damascos e sopa de alho poró, segue as sugestões de preparo do livro Detox, por Andrea Henrique:

Creme de damascos: Cozinhe 8 damascos em 300ml de água com 5 gotas de baunilha por 20 minutos. Escorra a água e deixe esfriar. No liquidificador, bata 1/2 banana com os damascos até ficar um creme. Pique mais 2 damascos e jogue por cima do creme.

Sopa de alho poró: Refogue 1 cebola, junte cerca de 150g de alho poró fatiado e refogue por 10 minutos. Coloque 500ml de água e deixe ferver. Junte 100g de abobrinha e cozinhe, Desligue o fogo, bata no liquidificador, acerte o sal e sirva com uma colher de sopa de chia.

28 de janeiro de 2015

#DiárioDetoxSCP: Como foi meu primeiro dia!

foto do meu instagram @laurabicas, Não reparem na cara, tinha acabado de chegar da endoscopia...

Meu primeiro dia foi beeem tranquilo, só fiquei com uma super fome no meio da tarde. Mas, isso aconteceu por que eu comi o lanche das 15:00 como sobremesa do almoço (que coisa feia!). Mas, no geral acabei as 3 refeições principais bem satisfeita, sem fome nenhuma. Mas, como a comida é leve em pouco tempo fiquei com fome de novo, por isso os lanches de 3 em 3 horas são tão importantes.



Eu gosto deste tipo de comida e isto ajuda muito, pois estou achando tudo super gostoso. A granola ficou muito gostosa, com certeza vou passar a usar mais granola no meu dia-a-dia depois. Não costumo gostar muito das compradas, mas esta que eu fiz só com coisas que eu amo, ficou ótima. O segredo é porcionar bem, pois apesar de ser um ótimo alimento tem bastante calorias. Nem preciso dizer que minha filha também adorou a granola, né?

E o espaguete de abobrinha? Muito bom! Isso que dá ser gulosa nata, gosto de tudo, até de dieta detox :)




Aliás, isso é uma coisa muito legal. Minha filha também adorou a pera cozida com calda de maracujá. Eu não tenho o hábito de fazer frutas para sobremesa, mas vou tentar incorporar agora. Durante a semana não costumamos comer sobremesa aqui em casa, mas final de semana ela não pode faltar. Esta pera é uma ótima opção, mesmo que seja para acompanhar um sorvetinho :)



O cardápio é bem simples de preparar, a sopa foi bico, fiz rapidinho e adorei o resultado.



As dificuldades:

  • Logo pela manhã eu tinha uma endoscopia, então quando cheguei em casa não tomei o suco e esperei 1 hora para comer a fruta com granola como deveria. Já era 9h, eu estava com fome. Então tomei o suco e depois de 15 minutos já comi a fruta com granola.


  • O café. Eu sou super viciada no café. Tomo todo dia pela manhã e logo depois do almoço. Quando não tomo me dá dor de cabeça. Então eu tomei, mas tomei bem menos do que costumo tomar. Assim com o passar dos dias a dependência vai diminuindo, todo dia vou tomar um pouco menos. E ver se já consigo parar no 3 dia. Vamos, ver!


  • Comi no horário errado e fiquei com fome. Recorri ao shake e deu tudo certo. Fiquei bem satisfeita e nem consegui jantar toda a sopa. Tem a receita do shake AQUI na minha página do facebook. 

E alguém aí, fez? Me conta!
beijos, Lau

#DiárioDetoxSCP : DIcas Dia 01

A salada verde de entrada pode estar presente todos os dias se você achar necessário. Ela pode ser composta da mistura de várias folhas verdes, escolha as que gosta mais. Será apresentado aqui a receita de alguns molhos de salada que podem ser usados no detox. Mas, azeite, sal e limão é sempre permitido.

Para a batata doce pique-as em quadrados tamanho médio, coloque canela, noz moscada, cominho e sal. Coloque em uma forma antiaderente com azeite por cima e leve ao forno até ficarem douradas. Coloque papel alumínio e tire quando ver que já estão cozidas, deixando mais um pouquinho para dourar. 

O espaguete de abobrinha, a manga com maracujá e a sopa de abóbora são receitas do Livro Detox, da Andrea Henrique. Eu já tenho este livro há 2 anos e, embora eu nunca tenha feito o detox, eu adoro as receitas e já fiz algumas para meus jantares, que eu prefiro que sejam leves e vegetarianos, em sua maioria.

O espaguete de abobrinha é feito utilizando a abobrinha como "massa" e servido com um molho de tomate fresco. Não cozinhe a abobrinha, doure um alho com azeite e jogue a abobrinha nesta frigideira quente e desligue logo em seguida. O molho de tomate também deve ser bem fresco, refogue a cebola com azeite, coloque tomates picados e desligue o fogo. Coloque folhas de manjericão e sirva por cima da abobrinha.

Para a Compota de pera, cozinhe a pera com um copo de água, a polpa de 1 maracujá, gotas de extrato de baunilha e uma colher de sopa de mel ou agave, Quando a pera estiver macia retire-a da panela e deixe o molho reduzir um pouco.

Para a sopa, cozinhe a abóbora e reserve na própria água. Em outra panela, doure um alho com azeite. Junte a abóbora com o alho refogado e bata tudo no mixer ou liquidificador. Acerte o sal, o mínimo possível, e aqueça novamente se desejar. Sirva com gergelim, preto por cima.

27 de janeiro de 2015

#DiárioDetox: As compras

Hoje é dia da feira orgânica aqui em Barão Geraldo, lá na praça do Coco. Então fiz minha lista de compras para os 3 primeiros dias do detox e fui lá comprar. 



Sexta-feira a Yamaguishi Orgânicos entrega aqui em Barão, então vou fazer o pedido para eles para os últimos 4 dias. Assim, consegui me organizar, não vou ficar correndo no supermercado toda hora e ainda vou garantir que 80% do meu consumo seja de produtos orgânicos. Considero que cerca de 20% não vou encontrar na feira, nem no Yamaguishi e vou comprar no supermercado. Tudo bem! Quanto mais orgânicos melhor, mas nada de neurose. 

Organização é a chave para o sucesso em tudo que fazemos no dia dia!
Até amanhã, Lau

26 de janeiro de 2015

#DiárioDetoxSCP : Cardápio

Oi pessoal, eu estou firme e animada com meu detox, se você chegou no blog agora, veja este e este post para entender!

 O cardápio já foi montado. Reparem que embaixo de cada cardápio tem a lista de itens que vamos precisar comprar. Sugiro que façam uma lista de compra para os 3 primeiros dias, e depois para os 4 últimos. Muitos ingredientes são repetidos e uma vez comprados, pode ser que sejam suficiente para tudo.
Tentei ao máximo dar opções para as coisas que são mais difíceis de encontrar, mas se ainda tiver alguma dúvida me avise.





Para dia 01, você vai precisar:

(itens do suco verde e granola- veja este e este post)


Batata doce, canela, noz moscada, cominho, folhas verdes á gosto, abobrinha, tomates, alho, cebola, azeite, manjericão, pera, maracujá, extrato de baunilha, mel ou agave, abacaxi, abóbora, gengibre, gergelim negro, azeite e sal


Para dia 02, você vai precisar

Repolho roxo, cenoura, uva passa ou goji berry, salsinha tofu, azeite, sal, quinua, cebola, semente de girassol, folhas de tomilho, farinha sem glúten ou amido de milho, damasco, banana, extrato baunilha, alho poró, abobrinha e chia.


Para dia 03, você vai precisar:

Chicória, azeite, limão, sal, figo fresco, mel, berinjela, tofu, tomate, cebola, ervas frescas a gosto, alho,salsinha, maça, ameixa, canela em pó, hortelã, couve-flor e manga.






Para dia 04, você vai precisar:


Aspargos, cenoura, tomate cereja, alho poró, uva passa, damasco, limão, azeite, sal, pera, batata, baroa, cogumelos paris, cebola, alho, azeite, cebolinha, sal, manga palmer, suco concentrado de maracujá, maracujá, 1/2 colher de chá de agar-agar (se não tiver use 1 folha de gelatina incolor), mel, aspargos frescos (se não achar pode ser chuchu ou brócolis).




Para dia 05, você vai precisar:


Alface roxa, alface frisee, rúcula,  radicchio, pepino japonês, cogumelos paris fresco, amêndoas laminadas, limão siciliano, azeite, alho, sal, quinua, vagem cenoura, tomate, brócolis, couve flor, salsinha e cebolinha, tofu, batata baroa, damascos, banana, tâmara e gergelim.



Para dia 06, você vai precisar:


Endívias, peras, nozes, tahine, tâmara, limão, sal, lentilhas, tomate, alho poró, alho, azeite, laranjas, abobrinha, chuchu, brócolis, alho poró, vagem, cebola e banana.




Para dia 07, você vai precisar:


Broto de alfafa (se não achar faça uma salada de folhas), tomate cereja, sementes de abóbora, uva passa, mostarda em grãos, mel, tofu (você também pode substituir por carne de soja ou grão de bico), farinha sem glúten ou amido de milho, cebola, alho, salsinha e cebolinha, azeite, sal,  tomate, maça, laranja, canela em pó, abobrinha, manjericão e castanhas do pará.

O cardápio foi adaptado do livro DETOX da Andrea Henrique.

Agora é fazer a lista e correr para feira. Quem tiver acesso a feira de orgânicos, com certeza esta é a melhor opção.

Granola Caseira



Na nossa semana detox tem granola todo dia para o café da manhã. Assim segue a receita de granola que acabei de fazer para o meu consumo. Tenha cuidado na hora de comprar as oleaginosas. Elas não podem estar amarelando, nem com sabor estranho, isso é sinal de oxidação lipídica e isso faz mal.



Granola Caseira
Saias Cadeiras e Panelas

Parte 1
3 xícaras ou 300g de aveia em flocos
1/3 de xícara ou 50g de semente de abóbora
1/3 de xícara ou 50g de avelãs *
1/3 de xícara ou 50g de semente de girassol
50g de amêndoas em lascas
1/2 xícara ou 50g de castanha do Pára picadas grosseiramente
1/2 xícara ou 50g de noz pecan

Parte 2
1/2 xícara ou 120ml de água
1/2 xícara ou 120ml de mel ou melado
1 colher de chá de extrato de baunilha
1/2 colher de chá de sal marinho
1/4 de xícara ou 60ml de óleo de girassol

Parte 3
1 xícara de frutas secas sortidas, ao seu gosto. Eu usei cranberry, uva passa e damasco.

Pré aqueça seu forno em 160oC 1- Misture todos os ingredientes da parte 1 em uma tigela. Misture todos os ingredientes da parte 2 em outra tigela. Se mel não dissolver bem esquente a misture um pouco. Junte a parte 1 com a parte 2. Distribua em uma forma forrada com papel manteiga e leve ao forno bem baixo - 160oC - por cerca de 50 minutos ou até estar dourado. Deixe esfriar em temperatura ambiente e depois acrescente as frutas secas. Guarde em um pote bem fechado que ele irá durar 4 semanas.

* Você pode substituir por outras oleaginosa. Eu ia colocar nozes, mas quando fui ver a que eu tinha comprado achei oxidada e resolvi não usar. Usei avelãs que eu já tinha. 

Beijos, Lau


#DiárioDetoxSCP : O Café da Manhã



Já vou colocar sobre café da manhã, para você se preparar.
O nosso café da manha será divido em duas partes: primeiro o suco verde em jejum e depois o café da manhã mesmo. O ideal é que haja um intervalo de 1 hora entre o suco verde e o café da manhã, mas sejamos honestos com as nossas limitações e  vamos fazer o melhor possível. Dê o maior tempo que você conseguir, 15, 20 minutos...faça o possível para chegar perto da meta.

  • O SUCO VERDE será composto de:


2 maçãs vermelhas sem caroço
2 folhas de couve 
1 cenoura pequena
3 ramos de hortelã
1 pedacinho de gengibre
1 nhame pequeno descascado
1 colher de chá de linhaça germinada, ou hidratada em 1/2 copo de água por pelo menos 1 hora.

Centrifugar tudo e tomar em seguida. Não precisa acrescentar água. Pode acrescentar limão espremido diretamente no copo se quiser, isso irá potencializar seu suco verde. 

Nunca fiz no liquidificador, mas acredito ser possível com um pouco de água para ajudar no começo e coado depois.

Receita e instruções - Livro DETOX de Andrea Henrique


  • Depois de 1 hora o café da manhã será composto de:


150g de frutas (de preferência mamão e melão)
+
2 colheres de sopa de granola sem glúten.

Você pode comprar esta granola em supermercados e lojas de produtos naturais ou pode fazer sua própria granola. 

Eu estou fazendo minha granola, já vou postar uma receita com ela, caso você queira fazer a sua.

Bom começo de semana!
Lau

25 de janeiro de 2015

DETOX x DIETA

Vamos falar um pouco sobre o detox para não confundir. Detox não é dieta. As propostas do detox são diferentes. Há muitas restrições no detox, o que não significa que são restrições que eu quero ou devo seguir em uma dieta ou em um estilo de vida. São restrições só para o detox.

No detox não vamos consumir carnes, nem alimentos lácteos, nem alimentos que contenham glúten. Isso não é minha opção de vida, mas isso é necessário para o detox. 

Não há tamanho certo de porção, pois isso não é um atendimento nutricional, é só uma sugestão de cardápio. Na receita de algumas preparações haverá quantidade, mas isso serve para saber as proporções. Também há sugestão de consumo de porções de frutas. Mas, não há restrição calórica, o que torna o detox um pouco mais baixo em calorias do que uma dieta normal, são as restrições impostas. 

Nos primeiros dias é normal sentir um pouco de fome e até ter um pouco de dor de cabeça. Estamos fazendo uma alimentação bem diferentes do comum e o nosso corpo sente muito isso. Sente falta do café, da gordura, do carboidrato simples. Mas rápido, muito rápido mesmo ele se acostuma e, por volta do quarto dia você deve estar se sentindo bem, disposta e leve.

Faça ajustes se necessário. Se o seu dia for muito longo, coloque mais lanches (frutas) ou tome os shakes que vou passar a receita. Em uma dieta, dá para dar uma escapadinha ou outra sem prejudicar os resultados, no detox não. Para ter o resultado buscado não há escapadas. Mas, lembre-se são só 7 dias, você ainda tem 358 no ano para comer o que quer!

Lau



Semana de DETOX, Vamos Fazer Comigo?



Gente, preciso muito de um detox, mas quero companhia, alguém quer fazer comigo?

 Já tentei fazer detox uma vez, mas acabei desistindo por falta de tempo de preparar as comidas. Os pratos não são difíceis, mas eu precisava fazer este para mim, mais o tradicional para o marido, mais a papinha da Clarice. Desta vez estou me organizando melhor e quero tentar novamente.

Depois de Natal, Ano Novo, uma semana na casa da mãe, uma semana em SP, preciso muito detoxificar. Mas, para que serve o detox? Para quem é indicado?



O famoso detox limpa o organismo, eliminando as toxinas e facilitando a absorção dos nutrientes, isso deixa a gente mais saudável e o resultado é mais disposição,  uma pele mais bonita, e ainda dá um empurrãozinho para começar uma dieta, ou enxugar um pouco a barriguinha. 


Meu foco com alimentação é sempre a saúde em primeiro lugar . Então gosto do detox bem feito, o detox que vai trazer mais saúde para o meu corpo, nada de uma dieta infundada e radical. Vou basear meu cardápio em um livro de detox que eu gosto muito, da Andrea Henrique.

Colocarei aqui o cardápio todo para a gente ir fazendo juntos! Serão 7 dias de cardápio. Faça comigo e comente no facebook, no instagram ou aqui no blog, tire suas dúvidas e vamos nos apoiando.

Estou preparando o cardápio e divulgarei aqui na segunda-feira. Todos vamos as compras e começamos na quarta, ok?

Se preparem !!
Lau

PS: O DETOX NÃO É INDICADO PARA GRÁVIDAS E LACTENTES. SE VOCÊ TEM DÚVIDA SE O DETOX É INDICADO PARA O SEU CASO, PROCURE UMA NUTRICIONISTA PARA AJUDAR ESCLARECER SUAS DÚVIDAS E/OU PERSONALIZAR O SEU CARDÁPIO. 

19 de janeiro de 2015

Panqueca de Chocolates Para Adoçar Seu Café da Manhã.



Na verdade, esta panqueca não adoça muito o seu café da manhã. Ela é bem pouco doce, mas é justamente por isso que fica perfeita. Quando fui para França a primeira vez fiquei impressionada de ver como os franceses comiam muitos doces. O café da manhã é doce, os lanches são doces. Para a gente, acostumada com o pão com requeijão e pão de queijo para os lanches, achei aquilo muito estranho e, muito doce! Mas, na verdade se formos ver, não é tão doce assim. Tá certo que não é salgado, mas não é este doce que o brasileiro está acostumado. É um doce bem pouco doce. Não pesa, não enjoa e vai bem sim, a qualquer hora. 



Esta panqueca de chocolate é feita com cacau em pó e seu sabor fica bem de chocolate, praticamente sem nota de doce. Por isso combina bem com frutas e uma chuvinha de açúcar de confeiteiro. Também fica perfeita com banana e mel, geleias e, como era indicado no livro, com manteiga e mel.



Panquecas de Chocolate
Adaptado do livro La Tartine Gourmande

3/4 de xícara de farinha de trigo
4 colheres de sopa de amido de milho
2 1/2 colheres de sopa de cacau em pó
2 colheres de sopa de açúcar - eu uso o demerara orgânico
1 pitada de sal

2 ovos
1 1/4 xícaras de leite
1 colher de chá de extrato de baunilha
1 colher de sopa de manteiga derretida

manteiga para untar a frigideira

1- Peneire todos os secos em uma tigela grande. Faça um buraco no meio e jogue os ovos, o leite e a manteiga derretida. Vá mexendo com o batedor de arame do meio para as laterais, incorporando os secos nos molhados aos poucos. Mexa bem até ficar liso e uniforme.
2- Unte uma frigideira anti aderente, de preferência aquelas próprias para panqueca. Jogue uma concha da massa dentro e vire rapidamente. Deixe cozinhar um pouco, até ver que as beiradas estão secas. Passe a espátula pelas bordas e vire a panqueca. Espere um minuto e retire. Repita o processo até acabar sua massa. A ideia é que as panquecas fiquem o mais fino possível.

Sirva imediatamente de acordo com a sua preferência.

Beijos, Lau

14 de janeiro de 2015

Suco do Dia


12 de janeiro de 2015

Geleia de Banana Para Começar Bem a Semana



No sítio do meu pai tem bananeiras, ou seja, quando ganho bananas em geral não é uma dúzia, são várias, é um cacho inteiro! A gente come, faz sorvete e te vez que ainda sobra. Geleia é uma ótima opção, mas a minha geleia não ficava boa.

Comi geleia de banana a primeira vez em Lavras Novas, um distrito delicioso de Ouro Preto. Aliás super indico o café da manhã lá. Já faz um tempo que eu fui, cerca de um ano e meio, mas estava tudo muito bom. Tudo fresco e feito por eles, como bolos, coalhada e a geleia de banana que era servida com waffle fresquinho.

Eu sempre quis reproduzir  a geleia de banana , mas não ficava igual. Uma dia estava namorando meu livro Loucuras de Chocolate, da Simone Izumi, quando reparei na receita de geleia de banana com chocolate. Como meu desejo era só de banana, fiz sem o chocolate desta vez. Fiquei muito feliz, a geleia ficou deliciosa, perfeita para comer com panquecas, passar no pão ou até para comer pura, tipo um doce de banana. Na verdade o ápice desta geléia foi o dia que u comi com o queijo fresco feito pela minha cunhada, Lilica, hmmm... A única coisa foi que achei um pouco doce, tentaria fazer com menos açúcar da próxima vez. 



Levei um potinho na escola da Clarice para as crianças comerem no lanche e eis o comentário que escuto da professora: "Laura, você mudou meu conceito sobre geleias de bananas, que delícia, que explosão de sabores!" Claro que eu fiquei tão feliz que mandei um potinho de presente para ela :). 

Geleia de Banana
Receita do livro Loucuras de Chocolate

1kg de bananas - picadas
300 ml de suco de laranja
suco e raspas de  de 1 limão
uma canela de pau
300g de açúcar mascavo

Esterelizar 4 potes de cerca de 200ml - levar os fogo e deixar ferver por 15 minutos.

1- Em uma panela grande, de preferência de fundo grosso, coloque o suco de laranja, o suco de limão com as raspas, o açúcar e a canela. Leve ao fogo e deixe ferver por 5 minutos. Então despeje as bananas e deixe cozinhando em fogo baixo por 30 minutos, mexendo ocasionalmente.

2- Assim que ficar pronto, coloque nos potes esterilizados ainda quente. Feche os potes e os vire de ponta cabeça. O calor da geleia irá garantir a esterilização do pote (já que pegou uma leve contaminação só por ter esfriado) e ainda cria tipo de um vácuo dentre o pote, fazendo com que o seu doce dure mais. Deixe esfriar de ponta cabeça. Então desvire e guarde da geladeira.

Bom começo de semana!
Lau



5 de janeiro de 2015

Pão Integral Macio, Gostoso e Fácil de Fazer!



Fazer pão caseiro é um grande prazer. Há algo terapêutico em amassar um pão e uma grande realização em ser capaz de fazer o pão de cada dia. Meus pães ficavam bons, mas não ótimos. Tentei fazer aquele fermento caseiro, o levain, para obter pães de melhor qualidade, mas ainda não deu certo. Mas quando fiz esta receita tudo mudou. Este pão tem um resultado muito bom, fica macio, aerado, saboroso e é bem fácil de fazer. 

A receita original era de pão branco, que fica perfeito. Mas, com o sucesso, eu estava fazendo este pão 2x por semana e não há mais pães comprados em padarias e supermercados. Daí, fiquei um pouco triste, por que gosto de pão integral. Foi assim que resolvi misturar um pouco de farinha integral e mais algumas sementes nesta massa. Ficou tão bom que o pão branco nem tem aparecido mais por aqui. Até em situações, nas quais era exigido a presença do pão branco (como o croque madame) o pão integral tem reinado. 



Esse pão reflete o equilíbrio que eu busco para mim e para minha família na alimentação. Se o pão for muito integral, muito pesado, o marido não adora e eu tenho que fazer o branco para algumas situações. Já com este pão integral, que é leve e com sabor suave, por que leva pouca farinha integral, o marido adora 100% e o pão branco nem é solicitado. Ao invés de você fazer um regime radical e quando encher o saco enfiar o "pé na jaca", invista em uma dieta equilibrada sempre!

Aliás, preciso contar um fato que aconteceu comigo que me encheu de felicidade. Fui em uma padaria tomar café da tarde com a Clarice. Eu queria agrada-la e chegando lá disse que ela poderia escolher qualquer coisa que ela quisesse para comer. Em meios à doces, pães brancos ela apontou para um pãozinho integral cheio de aveia e linhaça em cima, e disse: Mamãe, quero este com sementinha em cima! Coisa de  mãe nutricionista, mas fiquei super feliz!

Pão Integral com Gergelim

Utensílios utilizados: uma tigela grande,uma tigela pequena balança digital, colheres medidoras, forma retangular para pão de forma, papel manteiga, um pincel de cozinha.

125g de creme de leite fresco
1 colher de chá de vinagre
450g de farinha de trigo branca
100g de farinha de trigo integral ou farinha de centeio integral
2 colheres de sopa de gergelim + 1 para jogar por cima
2 colheres de chá de açúcar
2 colheres de chá de sal
2 1/4 colheres de chá de fermento biológico instantâneo  seco
150 ml de água gelada
100ml de água quente
1 ovo
óleo para untar a bancada
manteiga para untar

1- Coloque o creme de leite em uma tigela pequena junto com o vinagre e deixe repousar por 15 minutos. Enquanto isso, pese as farinhas.
2- Na tigela grande coloque as farinhas, as duas colheres de gergelim e o sal.
3- Coloque junto com o creme de leite, o açúcar, o fermento e as águas. Coloque esta mistura líquida na tigela grande com as farinhas. Mexa com uma colher para misturar e depois finalilze com a mão.
4- Jogue a massa em uma bancada untada com óleo e sove por um minuto. Coloque a massa de volta na tigela, cubra com um pano e marque 10 minutos. Tire a massa da tigela, sove mais um minuto na bancada, volte para tigela e marque mais 10 minutos. Faça isso 3x. Você vai notar que a massa vai ficando mais macia e com um pouco de bolhas dentro.
5- Quando estiver na última contagem de 10 minutos, prepare a forma: unte com manteiga, coloque papel manteiga no fundo e unte com manteiga por cima do papel.
6- Coloque a massa na bancada e amasse até ela formar um retângulo, enrole a massa, dobre as pontas para baixo e coloque na forma.
7- Com um pincel passe o ovo por cima do pão e jogue o gergelim por cima. 
8- Cubra a forma com um pano e deixe a massa crescer por cerca de 1hora a 1 hora e meia, dependendo da temperatura. Ela deve dobrar de tamanho. 
9- Pré-aqueça o forno em 180oC. Coloque o pão e deixe assar por 45 minutos. Deixe esfriar uns 15 minutos, desenforme, tire o papel de baixo e deixar esfriar completamente antes de comer.

Parece que tem muitos passos, mas é bem tranquilo de fazer. Vou ver se consigo fazer um video mostrando, o que acham?

Beijos, Lau







Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...