29 de junho de 2011

Aprendendo a fazer massa italiana




Ontem fiz um curso de massa fresca italiana. Muito legal, depois conto mais detalhes e mostro mais fotos.
Beijos,
Ciao, Lau

- Posted from my iPad

28 de junho de 2011

Folhado de queijo brie


Ainda estou sem post italiano, mas segue este com inspiracao francesa.
Este salgado é um sonho: extremamente fácil de fazer e ultradelicioso. Não parece um sonho?
Tinha utilizado a massa folheada para fazer torta de sobrou um pedaço. Cortei um pedaço bem grosso de queijo brie e envolvi na massa. Finalizei com papoula. Levei ao forno por 10 minutos. O brie derreteu, a massa ficou crocante, hmmm...delícia!

PS: Aperte a lateral da massa para ficar bem fechada e o brie não vazar. Dependendo do forno pode demorar mais.

27 de junho de 2011

Sala de Almoço Coloridas

Oi gente, aqui esta muito bom e muito corrido. Estou indo em varios restaurantes bons fora do circuito turistao. Vou tentar fazer um post amanha sobre um cafe da manha maravilhoso que tomamos esta semana. Mas agora ja sao 00:30 e vou dormir que amanha tenho que levantar cedo.
Mas gostaria de mostrar essas duas salas de almoço, não é uma graça?


 A primeira é para casal, ou para a família usar como apoio. Eu ai adorar tomar meu cafezinho com doce a tarde neste mesinha. Parece que a comida fica até mais gostosa aqui. Um charme!


Esta segunda eu ia fazer com uma vista para o jardim. Muito lindo!

Continuo sonhando com a minha casa, com a minha cara.
ciao

26 de junho de 2011

Lanches Simples e Saborosos



O que eu gosto no lanche, é que ele não precisa ser muito cheio de coisas para ser gostoso. Ingredientes simples colocados no meio do pão podem render uma refeição deliciosa.
Estes foram os que eu fiz em uma sexta-feira para o jantar: Um para mim, que gosto de sabores suaves, de queijo branco, tomate cereja temperado e rúcula. O outro para meu marido, que gosta de sabores fortes, com parmesão e pastrami.
Aqui na Italia eles comem muito este tipo de lanche, com ingredientes simples, porém de qualidade.
Lanche Queijo Branco

Para o queijo branco comprei uma mussarela fresca que é um sonho de gostosura, mas fiz um também com o minas frescal. Ambos ficam muito bom.


Pegue o tomate cereja, coloque um alho picado, folhas de manjerição e azeite e deixe curtir um pouco.



Monte o lanche: queijo, tomates, rúculas e um fio de azeite.



Lanche Parmesão e Pastrami

Rale o parmesão, coloque no pão e leve ao forno até derreter. Coloque o pastrami e rúcula. Devore.




Bon apetit, Lau

25 de junho de 2011

Sorvetes

Todo mundo já conhece a fama: os melhores sorvetes do mundo sao italianos. Mas aqui tem sorvete em toda esquina e nao sao todos excelentes. Com a missão de informar para vocês onde estão os melhores sorvetes de Florença, estou experimentando uma sorveteria diferente por dia (que sacrifício !!!). Estes foram os bons ate agora:

Lá Carraia 2- pedi pistache e chocolate. Muito, muito bom!
Preco: 1,30 euros ( vou passar sempre o valor do pequeno)
Via de Benci, 24/r
www.lacarraiagroup.eu




















Grom- pedi creme de leite e tiramissu. Estava ótimo, mas o acima era mais cremoso e este tinha uma consistência mais leve.
Preco: 2,50 euro
Via del Campanile, esquina com Via delle Oche
www.grom.it











Beijos, Lau


- Posted using BlogPress from my iPad

23 de junho de 2011

Fazendo feira em Firenze

(clique nas fotos para ficarem grandes)








Oi gente. Quando chego em um pais diferente uma coisa que gosto de fazer e ir ao supermercado ou feira. Ver os produtos locais e os nativos fazendo compra eh sempre muito interessante (nao estou achando os acentos).














































Olha só esta burrata, este creme que sai do meio parece um creme de leite, a coisa mais gostosa que já comi!!!




























E dai saiu nosso almoço:










Ciao, Lau


Uma vista de Florença para vocês


(clique na foto para ampliá-la)



Beijos, Lau

- Posted from my iPad

22 de junho de 2011

Torta de shitake e alho poró


Eu adoro estes ingredientes, shitake e alho poró, e acho dificíl fazer alguma coisa com eles que não fique bom. Para arrematar com chave de ouro um massa folheada. Se tem uma comida que eu considero comfort food é torta, principalmente de frango. Mas qualquer uma é capaz de encher meu coração de felicidade.


Torta de shitake e alho poró

Ingredientes

100g de shitake picado em pedacinho
1 alho poró pequeno cortado bem fininho
2 colheres de sopa de creme de leite
1 colher de sopa de cebola
1 colher de manteiga
1/4 de xícara de vinho branco
shoyo
1/2 pacote de massa Arosa

Refoge a cebola e o alho poró na manteiga. Junte o shitake, coloque shoyo a gosto (ele que vai salgar). Coloque o vinho branco e deixe cozinhar por alguns minutos, até que o cogumelo esteja cozido. Acrescente o creme de leite e desligue. Encha dois potinhos com a mistura. Corte duas rodelas da massa do tamanho do potinho e amasse as beiradas com um garfo para grudar. Leve ao forno a 190oC por 30 minutos. Sirva puro ou com arroz branco, de preferência o japonês

Bon apetit, Lau

21 de junho de 2011

Facas Burza

Minha faca Burza de uso geral
Acabei de chegar na Itália...tá um calor por aqui!!! Enquanto preparo um post quentinho, direto do "estrangeiro". Vejam a faca que eu arrumei em Tiradentes.
Semana passada fui para Tiradentes pela segunda vez (em breve post com dicas de restaurante e lojinhas). Lá fica a Cutelaria Burza, com mais de 400 anos de experiência nas áreas de siderurgia e metalurgia. Muito chique! São facas produzidas de forma artesanal (apesar de grande escala), de aço proveniente da Áustria, aço Bohler. Assim ela tem extrema resistência a fricção, não precisando amolar antes de 8 anos (será??). Cada peça possui um registro e quando precisar amolar ou restaurar é só levar ao atelier, e tudo será feito sem qualquer custo.



Eu já tinha uma para cortar vegetais, mas estava louca para ter outra de uso geral na cozinha. Depois que começamos usar coisa boa é difícil acostumar com outra, né? Meu marido me deu uma de presente. Aliás, presente não, por que, segundo dizem, nunca devemos presentear com uma faca. Então eu comprei a faca dele por R$1. Estou apaixonda pela faca. É muito, muito boa, só uso ela. É tão afiada que dá até medo de me cortar. Agora quero ver se o corte dura mesmo!

Minha faca Burza de cortar vegetais

No site deles tem mais informações e modelos - site aqui.
beijos, Lau

20 de junho de 2011

Dica de viagem: Mendoza

Praça da Independência - Mendoza, AR.
 
Em poucas horas estarei embarcando rumo ao país da pizza, da mussarela fresca e de pessoas muito elegantes. Mas deixo aqui a minha dica de viagem gastronômica para este feriado: Mendoza, Argentina. Fui para lá em Setembro do ano passado e adorei a viagem. Mendoza é uma cidade muito simpática, gostosa de andar a pé. E o clima estava ótimo, bem fresquinho, usei blusa de manga curta com jaqueta de couro quase todo dia (vocês vão reparar pelas fotos).

O grande atrativo da região são as vinícolas e elas não decepcionam. Comida boa, vinhos bons e uma paisagem de encher o coração. Além disso a cidade é repleta de bons restaurantes.


Lá tem inúmeras vinícolas, temos que optar por visitar algumas. Eu fui na Família Zuccardi, Achaval-Ferrer, Ruca Malen e Catena Zapata.

Uma vinícola pequena, na qual se pode acompanhar todo o processo de fabricação do vinho até a embalagem. Vinhos mais caros, mais finos. Tem uma ótima degustação em uma sala linda. 
Degustação na Achaval-Ferrer


Família Zuccardi - Visita e almoço
O almoço tem duas opções: Menu Degustação ou Menu Regional. O menu degustação é composto de 8 pratos, tudo muito gostoso, porém moderno demais para mim. O menu regional é composto de salada, parrilhada e sobremesa. Tudo muito bom. Ambos acompanham vinho apropriado para o prato.
Lá também tem a Casa del Visitante, com passeios e programas muito legais. Como andar de bicicleta pela vinícola, passear de balão, ajudar na colheita, entre outros (para mais informações clique aqui)

Almoço na Família Zuccardi

Ruca Malen -  Visita e almoço
Definitivamente o melhor almoço. A carne estava simplesmente perfeita, e a vista do restaurante não poderia ser mais bonita. Amei tudo.

A vista privilegiada do restaurante na Ruca Malen

Carne - um dos pratos servidos no Ruca Malen

Catena Zapata - Visita
Esta vinícola eu fui mais pela história. É uma visita mais comercial, com degustação paga.

Enfrente ao prédio da Catena Zapata



Na cidade fui em vários restaurantes bons. O que mais amei foi o 1884 - Francis Mallmann. Também adorei o Francesco Barbera. Para almoçar a dica é o Anna Bistrô, o prato e o suco do dia estavam em perfeita sintonia.

Meu preferido: 1884

Anna Bistrô

Anna Bistrô
Para finalizar um cafezinho na Dun Ken:



Bon voyage, Lau

19 de junho de 2011

Como fazer massa fresca


Estou arrumando minha mala para Itália e me lembrei que nunca fiz um post sobre massas frescas. E Domingão combina com massa, né? Depois que você comer uma lasanha com massa caseira fresca nunca mais vai querer outra. Na minha família sempre comemos massa caseira. Na casa da minha vó raramente tem macarrão comprado e em casa meu pai gosta de fazer. Eu era a ajudante dele: ele amassava e eu cortava.

Fazer massa não é difícil, apenas um pouco trabalhoso. A parte mais dura é a de amassar a massa até dar o ponto. Demora de 30-40 minutos. No começo você acha que aquilo nunca vai virar um macarrão, mas com o tempo a massa vai grudando. Depois que ganhei minha batedeira KitchenAid as coisas melhoram um pouco. Esta batedeira faz a parte mais difícil: sovar a massa no começo. E depois eu finalizo na mão. Cuidado ao tentar isto com uma batedeira comum, a massa é bem dura e pode quebrar a batedeira.


Massa depois de ser misturada pela batedeira

Amassar a massa até ela ficar assim. Esta está pronta para cortar.

Máquina manual de abrir e cortar massa

Abrindo a massa. Se for para lasanha é só esta etapa de corte. Se for fettutini, por ex., depois desta etapa de abrir você  passa de novo na lâmina que corta. Enquanto corta é melhor manter o restante da massa coberto com um pano ou plástico para não ressecar.

Massa secando ao sol. Pode ser pendurada em uma vassoura (limpa!) ou no chão sobre um pano limpo. Coloquei uma tela por causa de mosquito.

Receita Massa Fresca
(Receita da KitchenAid)

1Kg de farinha
8 ovos
2 colheres de sopa de água
1 pitada de sal

Coloque a farinha sobre uma mesa de trabalho, faça um buraco no centro e quebre os ovos. Pegue um garfo e mexe os ovos enquanto incorpora farinha. Com a mão vá misturando. Coloque a água. Sove com energia e força até obter uma massa homogênea de consistência média. Deixe repousar por 15 minutos envolvida em uma filme plástico. Corte no formato desejado.
Espere secar e cozinhe. Esta massa pede um fio de óleo na água de cozimento. Atenção no tempo o cozimento dela é bem mais rápido que as massas grano duro. Para guardar espere secar, coloque em um saquinho plástico e mantenha no freezer.

bon apetit, Lau

17 de junho de 2011

Polenta para esquentar


Esta semana está bem friozinho aqui em minhas terras. Para esquentar nada melhor que uma polenta. Nunca tinha encontrado uma receita de polenta que adorasse, até que fiz a receita do Jamie Oliver, do livro "A Itália de Jamie". Experimente e depois me conta!

Polenta Italiana

250g de fubá
1,7 litros de água
100g de manteiga
130g de parmesão ralado
sal a gosto

Misture o fubá com a água e um pouco de sal. Mexa até começar a ferver. Deixe a panela semi-fechada e deixe cozinhar por 40 minutos, mexendo de vez em quando. Desligue o fogo. Experimente o sal e, se necessário, corrija. Acrescente a manteiga e o parmesão. Sirva quente.

Bom final de semana!
beijos, Lau

16 de junho de 2011

Bolinho de arroz italiano e minha viagem


Em primeiro lugar gostaria de contar que semana que vem irei para a Itália!! Depois de tantas dicas me senti na obrigação de conferir tudo pessoalmente! Vou explorar a região da Toscana, se alguém tiver sugestões de passeios e restaurantes por favor me passar :) 

Agora vamos falar sobre este bolinho de arroz maravilhoso, chamado Arancino. A primeira vista parece uma coxinha, mas por dentro parece um bolinho de risoto. Mas como a coxinha por aqui, estes bolinhos também são bem populares por lá. A Virgínia comeu em lugares indicados pelo guia e em outros não indicados. Os do guia estavam bem melhores! Segue a dica dos 2 melhores lugares em Catânia:

Este é de ragu, sabor mais comum. Composto de tomate, carne, queijo e ervilhas: "totalmente aprovado"


Savia - É mais antigo e preferido pelos locais, mas não tem lugar para sentar.



Spinella - Tem mesas bem agradáveis, de frente para a praça, deixando você saborear seu arancino com mais calma.


Frente do Spinella

Acho que qualquer dia vou tentar fazer em casa com risoto, será que dá certo?
beijos, Lau
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...