27 de fevereiro de 2013

Sorteio Kit Cupcake


Oi gente, segue o resultado do sorteio do kit para Cupcake: número 27 - Daniela Fabrino. Parabéns!


beijos, Lau

25 de fevereiro de 2013

Pão de Banana-da-terra com Linhaça Dourada



Na verdade seria "pão"de banana-da-terra. Por que pela receita está mais para um bolo. Mas, como não vai açúcar e sim sal e a função é substituir o pão no café da manha e nos lanches, ele foi chamado de pão. Ótimo para quem não pode comer glúten, por que não leva farinha de trigo.

Eu não sou muito a favor de dietas de exclusão, a não ser que seja detectado uma alergia ou intolerância a certo alimento. A minha dieta é de inclusão. Inclusão sim de mais produtos sem glúten, sem lactose. Quando incluímos estas opções automaticamente diminuímos um pouco do consumo de outros produtos e isso diversifica a dieta. Diversificar é sempre bom!



E foi buscando opções alternativas ao pãozinho do dia-a-dia que eu encontrei esta receita e me apaixonei.  É do blog super interessante, Come-se. Já fiz várias vezes. Achei que ficou bom com geleia e muito bom com tahine misturado com mel (1:1). Além de ser gostoso de comer puro ou fazer um queijo quente diferente!



"Pão" de Banana-da-terra com Linhaça Dourada

Utensílios utilizados: uma forma para pão de 26 x 10 cm, processador, balança digital, xícaras e colheres medidoras, batedeira.

2 bananas-da-terra bem cozidas (depois de cozidas e sem casca devem pesar  cerca 300g. Eu cozinho as minhas no micro-ondas: com casca na potencia alta por 3 minutos, virando de lado na metade do tempo)
1/2 xícara de leite ou 1/2 xícara de iogurte natural
40g de manteiga
3 ovos - gemas e claras separados
1 colher de sopa de fermento químico
1 colher de chá de sal
1 colher de sopa de linhaça
1/2 xícara de farinha de mandioca branca


1- Em um processador, bata as bananas cozidas com a manteiga, o leite e as gemas;
2- Bata as claras em neve *;
3- Em uma tigela, misture os ingredientes secos: farinha de mandioca, linhaça, fermento e sal;
4- Misture as claras em neve com o creme de banana processado. Depois junte os ingredientes secos;
5- Coloque em uma forma para pão de 26 x 10 cm untada com manteiga e farinha de mandioca;
6- Leve ao forno médio, 200oC por 30 minutos.

* Como estou fazendo sempre acabei simplificando. Estou pulando a etapa das claras em neve e batendo os ovos inteiros no processador. Não vi muita diferença no resultado, uma vez que fica meio embatumado de qualquer jeito.

Boa semana a todos!
Lau

20 de fevereiro de 2013

Sorteio!


Vocês viram os wrappers dos mini-cupcakes do mês-versário da Clarice? Achei uma opção bem mais legal do que usar forminhas enfeitadas. As forminhas "perdem"o desenho depois de assada e os wrappers podem ser reutilizados. Ótimos, né?!

O blog vai sortear esta semana um conjunto para cupcakes, são: 12 wrapper xadrez da marca Miss Cupcake, 24 bandeiras de Parabéns da marca Miss Cupcake e 45 forminhas marrom para cupcake da marca Mago.



Quer participar? É muito simples! Basta curtir  nossa FanPage do Facebook e compartilhar a publicação de divulgação do sorteio
O sorteio ocorrerá na próxima quarta-feira, dia 27 de Fevereiro.
Clique aqui e participe!

PS: As participações serão encerradas no dia 26 ao meio-dia. Se até neste horário você não recebeu seu número para o sorteio me mande uma mensagem. Boa sorte!

Regras Do Sorteio

É válido apenas para o Brasil. O produto será enviado por PAC.
O resultado será anunciado no Facebook e aqui no blog. Se, em dez dias não houver retorno do sorteado o sorteio será anulado e um novo número será tirado.
Para validar a participação é necessário CURTIR  a nossa página do Facebook e COMPARTILHAR a publicação de divulgação do sorteio.
Cada pessoa receberá uma resposta com um número. Este será seu número de sorteio. O sorteio será realizado pelo site random.org

Boa sorte, beijos
Lau

Aniversário da Clarice de 7 meses e Um Bolo Muito Fofo



Aqui estamos em mais um mêsversário da Clarice: 7 meses!Como a data caiu no meio do carnaval eu tinha planejado convidar alguns amigos e fazer uma mini festinha mesmo. Mas, meu marido caiu de gripe na noite anterior e o evento foi cancelado. Uma pena! Independente de qualquer problema, o bolo tem que sair!




Para este mês escolhi um bolo de chocolate que é quase um suflê. Muito fofo, aerado e leve. Com chocolate 70% fica bem amargo, intenso e pouco doce. Uma verdadeira delícia! Eu comi este bolo uma vez na casa da minha amiga Julie (que é a responsável pelo meu bolo de baunilha preferido) e me apaixonei pela leveza e pelo sabor forte. Na ocasião ela fez uma ganache branca para confeitar, mas os meus mini-cupcakes são apenas com chantilly. Confesso que a combinação dela estava mais interessante. Até fiz uma ganache, mas ficou mole e usei apenas no mini-bolo. Mas, com chantilly também ficou muito bom!



Observem que coloquei minha pequena em cima da mesa para poder acender as velas e ela rapidamente enfiou na mão no bolo!




Bolo Aerado de Chocolate Amargo

Utensílios utilizados: uma panela pequena, uma tigela de vidro, batedeira, xícaras medidoras, 12 forminhas para mini-cupcake de metal e de papel,2 formas de 11cm de diâmetro, uma colher de metal, um pão duro.

75 g de manteiga

170g de chocolate 70% 
6 claras de ovo
3 gemas
90 g de açucar ou 1/2 xícara 
35g de farinha ou 1/4 de xícara

1- Derreter o chocolate com a manteiga em banho maria. Reserve;
2- Na batedeira, bata as claras com o açúcar até ficar em neve. Acrescente as gemas, incorpore e pare de bater;
3-  Aos poucos vá colocando o chocolate derretido dentro da tigela com a clara. Incorpore delicadamente com a ajuda de uma colher. Por fim, coloque a farinha.
4- Asse em forno pré -aquecido a 180oC por cerca de 25 minutos.
(os meus ficaram bem altos e depois murcharam um pouco, mesmo assim ficaram bem fofos)

Rendimento: 12 mini-cupcakes e dois mini-bolos de 11cm de diâmetro. 

Ainda não sei o que fazer para o próximo mês, alguma sugestão?
beijos, Lau

18 de fevereiro de 2013

As Primeiras Papinhas




Depois de iniciada as frutinhas (veja o post sobre introdução alimentar), vêm as primeiras papinhas.  Comece a papa salgada uma vez ao dia, no almoço, por exemplo. Depois de uma a duas semanas ofereça também o jantar.

Você pode começar com um ingrediente de cada vez, para testar o paladar. Ou misturado mesmo, sem problemas. Só fique atenta quais alimentos foram utilizados e possíveis reações indesejadas.

É importante utilizar um alimento de cada grupo: carboidratos, carnes, folhas e legumes. Depois que o bebê estiver bem acostumado com esta papinha, inclua mais um grupo, as leguminosas.
A porção vai depender da criança: idade, tamanho, peso, se e qual frequência é amamentada. Vá oferecendo e veja quanto seu pequeno come. Se estiver insegura, procure ajuda de um profissional.

1-Carboidratos - importante para dar densidade calórica a papinha, ou seja, energia para seu filho brincar, dormir e crescer. São eles: arroz, aveia, batata, batata baroa (ou mandioquinha), batata doce, cará, inhame, mandioca, milho, etc.

2-Carnes - Fontes de proteínas, elas são responsáveis pela formação da estrutura física do bebê. utilize cortes magros de boi, como o músculo,além de frango e peixes.

Folhas e Vegetais fornecem principalmente fibras, vitaminas e minerais.

3-Folhas: acelga, agrião, alface, almeirão, chicória, couve, espinafre, mostarda, rúcula, etc.

4-Vegetais: abobrinha, abóbora, beterraba, brócolis, cenoura, couve-flor, chuchu, vagem, etc.

5- Leguminosas - fonte de fibras e minerais: grão de bico, feijão, lentilha, soja, etc.
(este grupo deve entrar nas papinhas só quando seu bebê estiver acostumado com alimentação sólida)

As carnes  devem entrar na papinha, e não apenas seu caldo. Pois, neste momento, é muito importante garantir o aporte necessário de ferro. Se ficar com medo de oferecer a carne desfiada, bata no liquidificador junto com o caldo. Utilize peixes  também. Só tome cuidado com os espinhos: desfie o peixe e revise se não ficou nenhum.
Não utilize temperos prontos, apenas um pouco de cebola, alho e bem pouco sal. Ervas frescas, como salsinha, manjericão, tomilho, hortelã, também conferem sabor e melhoram as propriedades nutricionais.

Na prática:

     Grupo 1        +      Grupo 2         +         Grupo 3        +        Grupo 4    =     papinha nutritiva
mandioquinha            músculo                     couve                    abobrinha

Modo de fazer:
Cozinhe por 40 minutos o músculo em água filtrada na panela de pressão. Coloque um pouco de cebola e uma pitada de sal. Desfie o músculo. Coloque um pouco de caldo com carne em uma panelinha, o suficiente para cozinhar os legumes. Junte a mandioquinha descascada e picada. Deixe cozinhar bem. Junte a abobrinha e a couve, previamente lavadas e picadas. Deixe cozinhar. Os legumes devem sempre estar bem moles e consistência deve ser de papa, e não de sopa. Amasse bem com o garfo. Deixe esfriar, coloque um fio de azeite e sirva. Utilize a menor colher que tiver em casa, tipo a de café.


Veja os 10 passos da alimentação saudável para crianças menores de 2 anos,  recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) :


Passo 1. Dar somente leite materno até os seis meses, sem oferecer água, chás ou quaisquer outros alimentos.
Passo 2. A partir dos seis meses, introduzir de forma lenta e gradual outros alimentos, mantendo o leite materno até os dois anos de idade ou mais.
Passo 3. Após os seis meses, dar alimentos complementares (cereais, tubérculos, carnes, leguminosas, frutas, legumes), três vezes ao dia, se a criança receber leite materno, e cinco vezes ao dia, se estiver desmamada.
Passo 4. A alimentação complementar deverá ser oferecida sem rigidez de horários, respeitando-se sempre a vontade da criança.
Passo 5. A alimentação complementar deve ser espessa desde o início e oferecida com colher; começar com consistência pastosa (papas/purês) e, gradativamente, aumentar a consistência até chegar à alimentação da família.
Passo 6. Oferecer à criança diferentes alimentos ao dia. Uma alimentação variada é, também, uma alimentação colorida.
Passo 7. Estimular o consumo diário de frutas, verduras e legumes nas refeições.
Passo 8. Evitar açúcar, café, enlatados, frituras, refrigerantes, balas, salgadinhos e outras guloseimas nos primeiros anos de vida. Usar sal com moderação.
Passo 9. Cuidar da higiene no preparo e manuseio dos alimentos; garantir o seu armazenamento e conservação adequados.
Passo 10. Estimular a criança doente e convalescente a se alimentar, oferecendo sua alimentação habitual e seus alimentos preferidos, respeitando a sua aceitação.


Se tiver maior interesse, clique aqui e baixe o manual de alimentação da Sociedade Brasileira de Pediatria.

Qualquer dúvida me mande um e-mail.
Boa semana!


14 de fevereiro de 2013

Valentine`s Day e Um Bolo Para Dois



Hoje se comemora o dia dos namorados em vários países. Aqui no Brasil a data só é celebrada em 12 de junho, mas coisa boa a gente não se importa de comemorar duas vezes! 
A dica para hoje é um bolo cremoso com especiarias e uma cobertura leve de cereja. Feito em um tamanho para ser servido inteiro e devorado a dois garfos.



As especiarias dão um toque a mais de romance, acalentam e apimentam. E a cobertura foi feita de coalhada. Nada de coberturas amanteigadas e pesadas. Estou em uma busca por sobremesas mais leves, mais saudáveis, mas não menos saborosas e os resultados tem sido surpreendentes. O primeiro foi o bolo de hortelã. Esta cobertura já é minha favorita!



Bolo Cremoso de Chocolate Com Especiarias e Cobertura Leve de Cereja
Saias Cadeiras e Panelas

100 g de chocolate ao leite
90 g manteiga sem sal, em temperatura ambiente
1/2  xícara de açúcar mascavo
2 ovos médios em temperatura ambiente
1/4 xícara  de farinha de trigo
1 pitada generosa de canela em pó
1 pitada de cravo em pó
1 pitada de noz moscada


1-Derreter o chocolate e a manteiga em cubos em banho maria ou no micro-ondas (no micro-ondas colocar a cada 30 segundos);
2-Bater os ovos até ficar espumante. Adicionar o açúcar, ao chocolate com manteiga e misturar bem. Colocar a canela, o cravo e anoz moscada. Por último, adicionar a farinha de trigo peneirada.  
3-Colocar na forma  de 11cm de diâmetro e levar ao forno pré-aquecido a 180oC. Irá formar uma casquinha em cima e ficar cremoso no meio. Fiz no forno elétrico com resistência na parte superior e levou exatos 20 minutos. Tirar do forno e cobrir com pano de prato, desenformar morno, se desejar.


Cobertura de Cereja

100g de coalhada seca (se não achar, compre a coalhada comum e deixe em um coador de pano na geladeira por 1 dia. Mas a quantidade é da coalhada já seca)
2 colheres de chá de açúcar de confeiteiro
1 colher de chá da calda da "cereja em calda ao marrasquino"
1/2 colher de chá de baunilha

1- Misture tudo. Guarde na geladeira ou confeite e sirva.

Apesar da cobertura ficar bem firme o suficiente para confeitar, ela não se manterá muito tempo bonita fora da geladeira. Deixe para confeitar na hora de servir.

Boa conquista!
beijos, Lau

13 de fevereiro de 2013

Lanche de Salmão Para Uma Refeição Rápida e Saudável



Esta é uma ideia simples e rápida para um almoço ou jantar saudável. Boa opção para este pós carnaval. 
Estamos mais acostumados a ver lanche com salmão defumado e cream cheese. Mas, o salmão fresco também fica ótimo para lanche. Para deixar a refeição mais saudável faça com pão integral e coloque bastante salada. Não há regras, coloque a verdura que gostar. Neste meu eu coloquei pepino, cenoura, azeitonas pretas e um pouco de azeite. Delícia!

Bom começo de semana...ops, a semana esta começando na quarta-feira!
Lau

12 de fevereiro de 2013

Terapia Gastronômica: Sangria de Vinho Branco

E para fechar com chave de ouro, a última receita do primeiro episódio da Terapia Gastronômica: Sangria de Vinho Branco, com a "Chef" Kiki.

Ótima dica para este feriado de carnaval, confiram!

Sangria de Vinho Branco ("Chef" Kiki)

1 xícara de uva Itália
2 kiwis, sem casca, cortado em rodelas
1 limão, com casca, cortado em rodelas
2 carambolas cortadas em fatias
1 dúzia de laranjinhas kinkan com casca
1 colher de açúcar
150ml de contreau
1 garrafa de vinho branco seco
½ xícara de suco de laranja (opcional)

Em uma jarra grande (ou duas), coloque as frutas e polvilhe-as com o açúcar. Adicione o contreau e deixe em repouso por 15 minutos.
Junte o vinho branco gelado.
Sirva bem gelado.

*beba com moderação (não é suquinho!!) e se beber (é claro que você vai beber) pegue um taxi!!!

8 de fevereiro de 2013

American Classic Brownies, ou quase isso...




Adoro brownies. Já fiz esta  e esta receita, e amo as duas. Mas, desde que comprei meu livro "Professional Baking" quero experimentar uma receita clássica de brownie. Aqui no Brasil toda padaria, supermercado, vende brownie. A maioria parece mais um bolo de chocolate e nada tem a ver com o verdadeiro brownie.

O brownie tem que ser bem embatumado. Neste livro, por exemplo, vem explicado que na hora de mexer os ovos não pode bater para não ficar aerado e o brownie ficar fofo. Mexer os ovos delicadamente.

O resultado foi um brownie beeem cremoso, denso e saboroso. Só não ficou o verdadeiro clássico, por que eu me esqueci das nozes :( 



American Classic Brownies
Professional Baking

Utensílios utilizados: 1 forma de 32x21cm, xícaras medidoras, colheres medidoras, uma panela, uma tigela de vidro, uma tigela de inox, uma colher.


115g de chocolate 70% picado
170 de manteiga sem sal em temperatura ambiente
3 ovos
340 g de açúcar ou 1 + 3/4 de xícara + 1 colher de sopa
1 pitada de sal
1/2 colher de chá de essência de baunilha
115g de farinha ou 3/4 de xícara + 1 colher de sopa
115g de nozes picadas grosseiramente (que eu esqueci)

1- Junte o chocolate com a manteiga e leve em banho maria até o chocolate derreter. Deixe esfriar em temperatura ambiente. Unte uma forma de cerca de 32x21cm;
2- Misture os ovos, o açúcar, o sal e a baunilha até ficar bem homogêneo. Mas, não bata para os ovos não espumarem. Isto deixará o brownie mais cremoso;
3- Coloque o chocolate na mistura de ovos;
4- Junte a farinha e misture;
5-  Junte as nozes, se você lembrou de comprá-las;
6- Coloque na forma e leve para assar em forno baixo - 165oC por 50 minutos.

Bom carnaval para todos!
beijos, Lau

7 de fevereiro de 2013

Terapia Gastronômica: Pudim de Leite Condensado




Finalmente, a sobremesa do primeiro capítulo da Terapia Gastronômica....


Pudim de Leite com Calda de Caramelo ("Chef" Marta)
1 lata de leite condensado,
1 lata e meia de leite
4 ovos (mas, se os ovos forem grandes pode ser 3)
1 colher de café de baunilha.

Bater tudo no liquidificador ,e colocar no forno em banho-maria em uma forma redonda caramelizada.
TEMPO DE FORNO: NÃO SEI, porque o meu ficou muito baixo!! Ficou 1:20h, acho que com 1h a 220/230ºC deve dar....minha missão agora é descobrir o tempo ótimo! (e a nossa missão é provar novamente Martinha!!)

Como Caramelizar,
Colocar umas 4 colheres de sopa bem cheia de açúcar em uma forma para pudim e levar ao fogo. Mexer com uma colher de pau até o açúcar formar uma calda caramelo, depois você passa a calda por toda a forma e deixa esfriar para colocar o pudim.

* Cuidado ao fazer este caramelo porque fica muito quente e pode borbulhar e espirrar e fazer queimaduras graves...
** Para provar não precisa de cuidado... nem moderação, tá??!!!
*** Nota da chef sobre o tempo de forno: Verifiquei com a mãe de uma amiga e ela comentou que deixa 40min em forno bem alto...ficou marronzinho/caramelo por cima já está ok e depois de esfriar um pouco coloca na geladeira. Disse que assim fica um pudim lisinho...

5 de fevereiro de 2013

Terapia Gastronômica: Peixe com Farofa de Pistache e Risoto de Abobrinha


Terapia Gastronômica apresenta: O prato principal com as Chefs Anelize, Marta e Virgínia


"Chef" Marta

Olá, meu nome é Marta. Minha história com a cozinha veio das raízes mineiras. Em casa, todos cozinham bemminha avó materna que ensinou minha mãe e meu pai que sempre cozinhou e adora testar novas receitas. Comecei a cozinhar ainda pré adolescente, fazendo receitas de bolos e doces que via em revistas ou na televisão. Aos 17 anos saí de casa para fazer universidade e fui morar com minhas primas. Com uma delas aprendi o básico feijão com arroz. Da necessidade de me virar veio o interesse... e mais adiante apareceu o hobby de receber pessoas em casa com algo feito por mim. Nunca fiz curso, mas assisti muito o programa da Ana Maria Braga. Sou uma “chef” descomplicada. Gosto de fazer pratos rápidos, simples e gostosos.









"Chef" Anelize
Meus pais sempre gostaram de frequentar restaurantes bacanas e desde pequena me levavam junto com eles... Amo comer!!! E foi por volta de 15 anos comecei a me interessar realmente pelas panelas... Nesta época comecei a frequentar cursos e promover jantares em casa para a família e amigos... A empolgação foi tanta que até pedi estágio para grandes Chefs.. e eles toparam!!!.... Fiz estágio (de férias da escola) no restaurante Roanne (do chef Emmanuel Bassolei) e também na cozinha do Hotel Emiliano (com o Chef Russo que havia tido uma longa experiência com o Chef Laurent Suaudeau). Estar entre estes Chefs tão renomados foi muito divertido... Uma experiência incrível que consolidou ainda mais a minha paixão pelas panelas!!! Hoje, aproveito este aprendizado cozinhando para as pessoas queridas, e também ensinando as amigas também adeptas desta terapia.





Filé de Peixe Branco com Crosta de Farofa de Pistache ("Chef" Anelize)


Peixe:

8 filés de peixe (pode ser linguado, saint peter, badejo... o que varia entre eles é só a altura da posta, portanto o tempo que fica no forno)
1 limão
Azeite
Sal
Pimenta do reino
Mostarda dijon

Tempere os filés com estes ingredientes, menos a mostarda, e reserve. A mostarda deve ser passada em cima do peixe só para ajudar a aderir à farofa.

Farofa:

1 pacotinho de pistache (se quiser misturar com a amêndoa) ou 1 lata grande (pra fazer só com pistache). Deve ser descascado o picado na faca.
200g de amêndoas em lascas (opcional)
1 maço de alecrim fresco picado fininho... Parece muito, mas não é!!
1 cebola picada
4 dentes de alho picadinho
1/2 pacote de farinha de mandioca fina
Azeite
Manteiga
Sal
Pimenta do reino

Numa frigideira, coloque a manteiga, azeite e cebola... Refogue até ficar douradinho e coloque o alho. Depois acrescente o pistache/amêndoas, o alecrim e a farinha. Deixe no fogo, mexendo, por uns 5 minutos, e tempere com sal e pimenta.

Depois disso, é só colocar a farofa em cima do peixe e levar ao forno por 15 minutos com papel alumínio e mais 15 minutos sem o papel.

Ontem coloquei na travessa um pouquinho de água com caldo de legumes do risoto, mas isso é opcional!

* Vejam que as receitas incluem dicas especiais de nossa chefs!!!

Risoto de Abobrinha a 4 mãos ("Chefs" Marta... e Virginia) – quantidade para 9 pessoas

- 1 cebola grande picada
- 2 caldos de legumes de cubinho (sei que os grandes chefs desprezam, mas nós somos mulheres modernas e práticas!)
- 1 litro de água fervente
- 2 xícaras e meia de Arroz Arbóreo ou Carnaroli (o “meia xícara” é por conta do exagero mineiro...a chef Marta aprendeu em casa que tem que ter fartura!) * e a gente super recomenda esta prática!!!
- 2 abobrinhas pequenas raladas
- sal e pimenta a gosto (só para retocar o sabor)
- 1 xícara de vinho branco seco
- queijo parmesão ralado (umas 2 a 3 colheres de sopa)

Dilua o caldo de legumes na água fervente. Deixe uma concha à disposição para regar o Risoto.
Refogar as cebolas até dourarem em 2 a 3 colheres de azeite ou 2 colheres de margarina/manteiga (prefiro azeite para reduzir a “gordice”), acrescentar o arroz. Refogar por uns 2/3 minutos e acrescentar o vinho branco.
Depois que o vinho secar um pouco, comece a colocar o caldo de legumes (2 ou 3 conchas por vez). Mexendo sempre, toda vez que diminuir a água, acrescente mais caldo. 15 a 20min mexendo e colocando caldo, o arroz ficará cada vez mais transparente (primeiro a borda e logo o meio esbranquiçado vai ficando mais claro quanto mais perto do ponto). Aqui entra o revezamento de chefs...uma fica uns 10 min e outra 10min mexendo, mas ambas fazem pequenas pausas para bebericar a sangria incrível da noite.
Prove o risoto de vez em quando para controlar o sal e sentir o ponto correto! Um pouco antes do ponto “al diente”, acrescente a abobrinha e mexa bastante...ela soltará água e ajudará a cozinhar o risoto, e o sabor da abobrinha incorporará ao arroz. Após secar um pouco, coloque o parmesão, misture mais, acerte o sal (trabalho a 2 bocas...). E voilà!
Foi servido com um fio de azeite por cima e um pouco mais de parmesão ralado.

2 de fevereiro de 2013

Nhocada



Para quem é de SP, está rolando hoje a nhocada do Pastifício Primo. O pic-nic com nhoque deveria acontecer no dia 26, mas por causa da chuva foi adiada para hoje. Quem está lá é a Marcella, representada na foto pelo famoso Chico.
Cada um deve levar seu próprio prato, talheres, toalha e um saco para lixo. O nhoque é presente! 
Esta nhocada tem acontecido todo ano para comemorar o aniversário do pastifício, portanto fique ligado para não perder o ano que vem!

beijos, Lau

Terapia Gastronômica - Alcachofra Gratinada Com Presunto de Parma


Terapia Gastronômica apresenta: A Entrada, com a "Chef" Virgínia

"Chef" Virgínia



Olá, eu sou irmã da blogueira, Laura, e como vocês podem ver, gostar de comer é com nossa família mesmo, tias primas, pai , mãe...
Comecei a alimentar meu hobby de cozinhar depois que vim para SP. Comer aqui é uma arte , aguça o paladar e nos faz ficar mais curiosas para tentar e experimentar .
Fiz alguns cursos de culinária e só aumentei ainda mais a vontade de cozinhar, mas não cozinho no dia-a -dia. Cozinho mais para receber amigos, bater um papo...
E o melhor de tudo é que quanto mais se cozinha mais se descobre como existem coisas muito fáceis de fazer e maravilhosas de comer!






Alcachofra Gratinada Com Presunto Parma

Fundos de alcachofra em conserva (um fundo por pessoa)
Ricota (aprox. 300 g para 8 pessoas)
Cebola a gosto
Sal a gosto
Pimenta a gosto
Presunto de Parma (aprox. 80-100g)
Parmesão ralado na hora
Azeite

Amassar a ricota, acrescentar a cebola picada bem pequeno, acrescentar o parma desfiado bem pequeno, sal e pimenta a gosto.
Colocar um fundo de alcachofra por ramekin (este potinho branco da foto – que pode ir ao forno), "rechear" com essa mistura de ricota, regar com azeite e polvilhar com parmesão.
Deixar no forno ate gratinar o parmesão e servir!

Obs
. A receita foi feita a olho sem medidas exatas! *É muita experiência, gente!!!




1 de fevereiro de 2013

Terapia Gastronômica: A Estréia


Oi pessoal,
Mês passado minha irmã me contou de um encontro culinário que estava rolando entre ela e as amigas (amigas de Ouro Branco, vamos copiar? Mas, o nosso será que ter papinhas também, rsrsrrsrsr.....). Amei a ideia e o cardápio delas, e então perguntei se gostariam dividir esta experiência com a gente. O resultado foi um post cheio de vida, amizade e, claro, comidas gostosas. E o melhor é que não será apenas um post, serão vários, tipo um seriado de TV. Já estou ansiosa pelo próximo capítulo! 
Confiram!!!
beijos, Lau


Olá!
Eu sou a Carol... aquariana, administradora de empresas, e desde sempre sou apaixonada pelas panelas!!! Já cozinhei muito junto com a minha mãe e também já fiz curso para profissionalizar o hobby... Me considero “chef de cozinha de casa” e adoro trocar experiências neste assunto. Fui escolhida a portas voz do meu grupo de amigas para contar aqui no blog um pouco das nossas experiências neste assunto.



Somos um grupo de amigas que fazem questão de celebrar a amizade! Cada uma tem a sua rotina, suas casas, algumas seu marido/namorado, mas fazemos questão de encontrar um espaço na agenda para estarmos juntas e dividir as conquistas e problemas, ouvir as histórias e os pontos de vista diferentes de cada uma, falar o que vem a cabeça, consolar os corações desamparados, comemorar as conquistas e também as surpresas da vida, enfim... coisas que alimentam nossa alma, nossa mente e nossos corações.

Apesar da forte rotina de trabalho da maioria, nos últimos meses e anos algumas de nós têm desenvolvido um prazer muito especial em cozinhar, algumas de nós já fizeram cursos de cozinha, outras aprenderam com a experiência (ou com as mães e amigas) e outras não sabem nada... Mas diante da paixão da maioria pelas panelas, no último mês nos propusemos um desafio: de tornar estes encontros uma tradição e adicionar ainda mais sabor a eles, com um menu preparado por nós... a muitas mãos...
Bem, fizemos nossa primeira experiência e o resultado foi fenomenal!!! 




Este foi o menu de de estréia:






Entrada:
Alcachofra Gratinada com Presunto de Parma ("Chef" Virgínia)











Prato Principal:
Filé de Peixe Branco com Crosta de Farofa de Pistache ("Chef" Anelize) 
Risoto de Abobrinha ("Chefs" Marta... e Virginia)




Sobremesa:
Pudim de Leite com Calda de Caramelo ("Chef" Marta)









Drink:
Sangria de Vinho Branco ("Chef" Kiki)











Como o post estava ficando muito grande, as receitas serão passadas em capítulos...
Não percam!!!






Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...