11 de outubro de 2011

Pão de ervas



Quase que meu pão de ervas não sai. Quando copiei a receita da minha mãe, anos atrás, esqueci uma parte. Estava quase finalizando quando meu marido entrou na cozinha e resolveu ler a receita que estava aberta sobre a bancada. Daí ele vira e me pergunta: "este pão não vai farinha??? Nunca vi pão sem farinha. " Nossa, quase que eu coloco para assar um pão sem farinha, meus Deus, nem tinha percebido (lerda!). Foi aí que percebi que faltava um pedaço da receita. Liguei para mamãe e tudo se resolveu.

Segue então a receita de pão de ervas que vai farinha, mas a massa fica mole e depois de assado bem fofo e aerado. Delícia!

Pão de Ervas

1 colher de sopa de óleo
1 colher de sopa de manteiga
2 dentes de alhos amassados
2 cebolas médias picadas
1 alho poró picado
1 pitada de sal


1- Em uma panela colocar o óleo com a manteiga e refogar todos os ingredientes acima. Desligar o fogo e juntar:
1 maço de salsinha e cebolinha
2 colheres de sopa de manjerição

2- Em um liquidificador colocar o refogado acima e juntar:
2 copos de leite morno
2 ovos
1/2 copo de óleo
50 g de fermento biológico (fresco)
1 colher de sopa rasa de sal
1 colher de  sopa  de orégano seco

3- Colocar em uma tigela e juntar 3 xícaras de farinha.
4- Dividir a massa em duas formas antiaderentes até a metade. Deixar crescer. Eu coloquei em cima do fogão com o forno já ligado. Em 15 minutos já tinha crescido.
5- Assar em forno médio (200oC) por 30 minutos ou até o garfo sair limpo.

Fica muito saboroso, ideal para servir de aperitivo.

Bom apetite! Lau

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer deixar seu comentário?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...