14 de outubro de 2011

Pudim de leite condensado



Sei que a receita de pudim de leite condensado é de domínio público, todo mundo faz igual. Mas eu fiz questão de pegar a receita da minha avó. Deu tudo certo, mas o pudim que deveria assar em 40 minutos assou em 2 horas. Depois, conversando com a minha avó, descobri que ela põe uma tampa na forma. Talvez esteja aí a explicação.

A ausência de furos na massa é uma questão simples. Depois de bater no liquidificador deve-se tirar a espuma que fica por cima, senão ela vai para o meio do pudim e leva ar, fazendo os furos enquanto assa. Eu achei que tinha passado a calda do ponto, ficando muito escura. Mas minhas visitas adoraram, falaram que este era o verdadeiro caramelo, que não estava nenhum um pouco amargo. Vou acreditar nelas!

Só tenho estas fotos, meio improvisadas, por que no calor de receber as pessoas acabei me esquecendo de tirar. 



Pudim de leite condensado da Vó Tina

Ligar o forno a 180oC e deixar esquentando a forma que será usada para o pudim. Separar uma forma maior para colocar a forma do pudim em banho maria. Colocar para esquentar água suficiente para cobrir 2 dedos da forma.

4 ovos
1 lata de leite condensado
1 1/2 medida da lata de leite integral
1 colher de chá de baunilha

1- Bater tudo no liquidificador por alguns minutos, para sumir o cheiro de ovo.
2- Com a ajuda de uma colher retirar a espuma que ficar por cima. Reservar.


Calda
160g de açúcar ou 1 xícara
100 ml de água ou 1/2 xícara

3- Colocar a água e o açúcar em uma panela, de preferência de fundo claro, como inox. Ligar o fogo baixo e deixar, sem mexer, até ficar cor de caramelo. Fique atenta, pode começar a sair fumaça, neste caso desligar imediatamente.
4- Pegar a forma quente no forno e colocar a calda, passando bem pelas bordas.
5- Colocar a forma com a calda dentro da forma com água quente para o banho maria.
6- Colocar a mistura de pudim na forma, tampar e levar ao forno. 

O ideal é que em forno médio (180oC) seu pudim fique pronto em 40 minutos. Mas se não ficar, deixe até ele firmar. Para verificar o ponto passe uma faca e ela deve sair lisinha.

7- Retirar do forno, esperar esfriar e desenformar.

Bom final de semana,
Lau
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...