30 de setembro de 2011

Bolo Profissional



Ontem fiz uma receita na tentativa de copiar um bolo do Starbucks que uma amiga estava com vontade. É um bolo de massa amarela básica com açúcar e canela no meio. Apesar de não ter ficado parecido com o que ela comeu nos EUA, ficou muito bom. É a massa mais macia e fofa que já fiz na vida. A receita é do livro Professional Baking. O que mais me chamou atenção é que eu amo bolo quente, mas este eu gostei mais depois que esfriou. Quando estava quente eu senti um pouco de gosto amantegado, mas depois que esfriou a textura incrível permaneceu e o gosto de manteiga desapareceu. Acabei de comer o último pedacinho agora e achei ainda mais gostoso.
Uma coisa que me impressionou: os detalhes que podem existir no ato de fazer um bolo. Neste livro Professional Baking cada ingrediente do bolo é discutido e também a importância da ordem de colocá-los, quanto tempo bater e outras coisas. Fiz seguindo fielmente o que manda o livro e senti muita diferença.



Bolo com Canela

Massa Amarela
Professional Baking

280g de manteiga em temperaura ambiente
100g de açúcar (na receita original vai 300g, mas achei que ficaria muito doce, para mim 100g ficou ótimo)
350g de farinha
350 ml de leite
3 ovos em temperatura ambiente
1 colher de sopa de fermento em pó
1 colher de chá de baunilha


Canela
Misturar: 1 colher de sopa de canela em pó, 1 colher de sopa de cacau, 60g de nozes picadinhas e 100g de açúcar.
  • Untar uma forma de 28x118cm e ligar o forno no 180oC

1- Colocar a manteiga na batedeira e bater um pouco. Juntar o açúcar e bater bastante, até a mistura ficar bem cremosa. (Cerca de 8 minutos). Se você tem a batedeira com opções de pá usar a pá plana.
2- Colocar os ovos, um a um. Ou seja, colocar um, esperar encoroporar bem na massa antes de colocar o próximo. Colocar a baunilha.
3- Misturar o ingredientes secos em uma tigela separada. Eles serão adicionados na mistura da batedeira em 4 tempos: coloque 1/4 da mistura seca na batedeira e espere incorporar. Juntar 1/3 do leite e esperar incorporar. Colocar outro 1/4 da mistura seca, mais 1/3 do leite....e fazer assim até acabar.
5- Colocar metade da mistura na forma untada, juntar a mistura de canela e cobrir com o restante da massa.
6- Com uma faca fazer ondas no bolo para misturar um pouco as camadas.
7- Assar por 30 minutos a 180oC (forno elétrico) ou 210oC no forno a gás.


Você ficará surpreendido com a textura macia deste bolo!

Bom final de semana, beijos
Lau

29 de setembro de 2011

Mais presentes


 Como prometido vou mostrar mais alguns presentes de coisas de cozinha que ganhei. A maioria minha irmã trouxe da França.

 
Em Abril minha tia também trouxe da França um kit gourmand. Uma graça! É um livrinho de receitas de docinhos para acompanhar um café. E junto com o livro vem forminhas de silicone em vários formatos e tamanhos.  Também estou louca para fazer. Tem tanta coisa que quero fazer, minha vontade é passar o dia todo cozinhando. E chamar os amigos para compartilhar, por que não aguento comer tudo que tenho vontade de fazer!



Logo vou testar tudo e contar para vocês como ficou!
beijos, Lau

28 de setembro de 2011

Brownie com especiarias


Ontem depois do almoço sentei no sofá para assistir o jornal Hoje e me bateu uma vontade muito grande de comer brownie. Me lembrei de uma idéia que vi no blog Trem Bom. Gostei mais da receita que eu tenho de brownie, que tem bem menos açúcar. Então fiz minha receita e coloquei uma pitada de cravo e canela. O sabor das especiarias fica muito suave, mas dá um toque mais refinado. Acho que dá próxima vez vou colocar açúcar mascavo, no lugar do refinado, para dar um sabor ainda mais diferenciado. O bom é que a receita é tão rápida e fácil de fazer que ainda estava passando o jornal quando fico pronto.



Brownie de Chocolate com Especiarias

Ingredientes:
200 g de chocolate ao leite
200 g manteiga sem sal, em temperatura ambiente
1 xícara de açúcar
5 ovos médios em temperatura ambiente
1/2 xícara +1 colher(sopa) de farinha de trigo
1/4 de colher de chá de canela em pó
1/4 de colher de chá de cravo em pó


1-Derreter o chocolate e a manteiga em cubos (toda receita manda derreter em banho maria, mas sempre coloco direto no fogo e dá certo ou pode ser no micro-ondas).
2-Bater os ovos até ficar espumante. Adicionar o açúcar, ao chocolate com manteiga e misturar bem. Colocar a canela e o cravo. Por último, adicionar a farinha de trigo peneirada.  
3-Colocar na forma e levar ao forno pré-aquecido a 180oC até formar uma casquinha em cima. Fiz no forno elétrico com resistência na parte superior e levou exatos 20 minutos. Tirar do forno e cobrir com pano de prato, desenformar morno, se desejar.

Fiz meia receita, por que meu não tinha chocolate para uma e já acabou!
beijos, Lau

27 de setembro de 2011

Lombo na cerveja e defendendo a carne de porco



A receita de hoje é fácil de preparar, fica muito saborosa e é saudável. Sim comer carne de porco é saudável. Não sei se esta má fama do porco começou por interesses econômicos, ou se o porco todo levou a culpa por ter alguns cortes gordos, só sei que muita gente torce o nariz para este animal. Quando vim morar em Minas todo mundo achou que eu ia engordar. Mas ao contrário do que se pensa a alimentação do mineiro é muito boa. Eles comem mais carne de porco e menos peixe que paulistas, mas acho a população aqui mais magra no geral do que em São Paulo. Eles comem mais em casa, comida mais simples e eu acho que este é o segredo.
O porco tem sim cortes muito gordos, como a costelinha, mas o lombo é uma carne magra. Veja abaixo uma tabela que compara o lombo com peito de frango e filé mingon. Ele é igual ou melhor que vários cortes.







Lombo na Cerveja

500g de lombo
3 batatas médias (400g) cortadas em pedaços grandes
1 cenoura cortada em rodelas grossas
1 lata de cerveja
1 cebola e 1 alho picadinhos
1 colher de sopa de açúcar
2 colheres de sopa de óleo
1 colher de sopa de sal

1- Em uma panela de pressão colocar o óleo com o açúcar e deixar esquentar um pouco. Colocar a carne e dourar, cerca de 1 minuto de cada lado.
2- Colocar a cerveja e os demais ingredientes.
3-Depois que "pegar" pressão deixar cozinhar por 15 minutos.
4- Abrir a panela e deixar ferver aberta por cerca de 30 minutos ou até o caldo ficar grosso.

Rendimento: 4 porções

O melhor é não ter muitas restrições e variar bem as refeições.

Bom apetite, Lau


26 de setembro de 2011

Livros e presentes


 Ontem ganhei um presente muito original. Um livro e para acompanhá-lo um bolo que era receita do próprio livro. Muito legal, não?! Adoro livros e adoro comer, então achei o presente perfeito! Acho que vou roubar esta idéia algum dia...
Hoje fiquei devorando o livro, estou tentando escolher qual receita vou fazer primeiro. Amei todas, tem algumas mais tradicionais, outras inovadoras, mas todas elas dão água na boca! Acho que vou aproveitar que aqui em casa está cheio de bananas e vou começar por alguma sobremesa que leva esta fruta.



E o bolo, claro, estava maravilhoso!

Minha irmã voltou de viagem e também me trouxe vários presentes de cozinha. Depois vou fotografar e mostrar para vocês. Este final de semana rendeu! 
beijos, Lau

22 de setembro de 2011

E, finalmente, a sobremesa: Profiteroles



Finalmente o último post sobre meu jantar especial. O grande final, a sobremesa. Fiz profiteroles, recheados com sorvete de creme e calda de chocolate com amendoim. Preciso dizer se ficou bom? Confesso que repeti a sobremesa, mas na segunda vez recheei o profiterolis com o creme de chocolate. Maravilhoso! Este creme é aquele da Nigella, que eu já dei aqui. E o que sobrou comi no café da manhã recheado com queijo cottage e geléia. Deu para perceber que eu adoro, né ?
Eles só não ficaram muito bonito, altos. Talvez a massa tivesse que ser um pouco mais firme. Vou tentar fazer com um pouco mais de farinha da próxima vez.

Ponto antes de colocar os ovos




Depois de colocar os ovos e mexer bem


Esta é a quantidade que rendeu 1/2 receita

Profiteroles
Livro Cozinha do Mundo - França

1/2 litro de água
150g de manteiga
5 g de sal ou 1/4 de colher de chá
25g de açúcar ou 2 colheres de sopa
250g de farinha  ou 2 xícaras
8 ovos

1- Em uma panela colocar a água, a manteiga, o sal e o açúcar. Levar ao fogo até ferver.
2- Retirar do fogo e colocar a farinha. Homogeinizar bem e voltar ao fogo.
3- Mexer até a massa engrossar e começar a soltar do fundo.
4- Tirar do fogo, juntar os ovos, todos de uma vez. Mexer bem.
5- Colocar em um saco de confeitar e fazer bolinhas em uma assadeira untada com manteiga.
6- Assar em forno pré-aquecido por 15 minutos a 180oC
7- Rechear com sorvete na hora de servir.

Cobertura de chocolate e amendoim
Nigella

175g de creme de leite
100 de chocolate ao leite picado
100g de creme de amendoim
3 colheres de sopa de mel

1- Colocar tudo em uma panela e leve ao forno até derreter.

Como se já não estivesse bom, coloquei paçoca para finalizar.

Bom final de semana.
beijos, Lau

Aula de Culinária em Paris


Olá, quem escreve hoje é a Virgínia, irmã da Laura. Como sabem estive um tempo na Europa. Durante minha estadia em Paris, resolvi fazer um curso de culinária na Cordon Bleu. É legal vocês saberem que na Cordon Bleu, a famosa escola de culinária, existe vários cursos para amadores da cozinha, mesmo sem experiência. No site tem a programacao e já dá para reservar. Se alguem estiver pensando em ir para Paris e tiver curiosidade de fazer uma aula, vale muito a pena. Todas as aulas tem um tradutor do francês para ingles.

A aula que fiz se chama ”La Cuisine des Amis”. Você aprende a fazer uma entrada, prato principal e sobremesa.
O prato principal foi o filét de cordeiro, segue abaixo a receita dos acompanhamentos que podem ser feitos para acompanhar qualquer carne que você ja esteja acostumada a fazer em casa e dar um toque diferente. Anote as receitas:



Molho para servir com carne ( grelhada ou assada)

250 gramas de creme de leite fresco
4 dentes de alho
1 maço de salsinha

Modo de preparo .

1- Colocar o creme de leite em uma panela junto com os dentes de alho cortados em pedacinhos. Deixar em fogo bem baixo. Depois de ferver, deixar mais uns 5 minutos. A intenção é que o creme de leite absorva o
sabor do alho.
2- Depois bater no liquidificador com o maço de salsinha. Voce terá um creme verde água.
Agora  é só jogar em cima da carne e terá um sabor diferenciado .

Legumes à provencal.

2 abobrinhas italianas
2 berinjelas
4 cebolas
5 tomates
pimenta, sal e azeite a vontade.

1- Fatiar a cebola bem fininha e refogar na panela com sal, azeite e pimenta (se quiser pode colocar um pouco de tomilho também). Deixar no fogo baixo a cebola descansando até ela ficar bem dourada.
2- Enquanto isso fatiar o tomate, abobrinha e berinjela.
3- Forrar em uma forma com a cebola refogada, depois cobrir com uma camada de abobrinha, berinjela e tomate. Regar com bastante azeite.
4- Tampar e levar ao forno, o mais baixo possível, por cerca de 1 hora.

Servir como acompanhamento.

Dicas Cordon Bleu!

1.Quando for refogar a cebola, sempre cubrir com um papel vegetal e descansar no fogo baixo. A cebola fica mais douradinha e o sabor não evapora com a proteção do papel.

2. Antes de levar a abobrinha e berinjela ao forno ou qualquer outra comida. Colocá-las em uma forma e jogar sal em cima. Aguardar uns 20 minutos. Todo o excesso de água sairá. Enxugar os legumes, que estão prontos para usar sem soltar excesso de água nos nossos pratos!

Abraços, Vivi

21 de setembro de 2011

Jantar especial: o prato principal



Continuando o post sobre meu jantar de bodas de papel. Hoje vou falar sobre o prato principal: medalhão de filé com molho de amora e risoto de aspargos. Optamos por fazer o molho mais natural, pois a maioria das receitas da internet sugere um molho mais doce. Ficou um pouco azedinho e combinou muito com a carne. É um pouco exótico, mas foi aprovado pelo casal.

Filé ao Molho de Amora

4 medalhões de filé

1 copo cheio de amoras
1 colher de sopa de manteiga
1 colher de chá de farinha
1 colher de chá de açúcar - se a sua fruta estiver bem madura não precisa deste.
1 colher de sopa de cebola
1/4 xícara de vinho tinto

1- Em uma frigideira grelhar os filés temperando na hora apenas com sal. Reservar.
2- Amassar as amoras ou passar no processador.
3- Na mesma frigideira colocar a manteiga, a cebola e refogar. Colocar a farinha. Juntar a amora, o açúcar, o vinho e deixar ferver um pouco.

Eu servi assim, mas acho que em uma próxima vez passaria o molho em uma peneira depois de pronto, para ficar mais fino.

Risoto de Aspargos

1 xícara de arroz arbóreo (se não tiver dá  para fazer com o comum)
1 litro de caldo de legumes
1/2 xícara de vinho branco
1 alho poró fatiado fino
1/2 cebola picadinha
1colher de manteiga
1/2 xícara de parmesão ralado
1 vidro de aspargos em conserva

1-Colocar o caldo para esquentar.
2- Refogar a cebola e o alho poró na manteiga. Juntar o arroz e refogar um pouco, acrescentar o vinho.
3- Quando o vinho evaporar colocar uma concha do caldo e continar mexendo.
4-Juntar o aspargo picadinho
5-Continar adicionando conchas de caldo, em fogo baixo, até o arroz ficar cozido (cerca de 20 minutos).
6-Colocar o parmesão, mexer rapidamente e desligar o fogo. Deixe tampado por 2 minutos e servir.

O caldo pode sobrar, depende um pouco da intensidade do seu fogo.
As receitas mais tradicionais de risoto levam mais uma colher de manteiga no final, junto com o parmesão. Eu acho que dispensável em questão de sabor e o prato fica mais leve.

Façam e me digam se gostaram desta combinação.

Bom apetite, Lau

19 de setembro de 2011

Bodas de Papel - Jantar especial: a entrada.



Final de semana passado fiz 1 ano de casada, ou seja bodas de papel. Mas com a correria não consegui preparar nada de especial e fomos jantar fora mesmo. O jantar estava ótimo, mas ficou faltando um jantar feito em casa. Resolvemos fazer ontem. Como a comemoração é do casal o jantar foi feito a dois.
A primeira coisa decidida é que teria um risoto, foi o pedido do Juliano. Depois passeando pelos blogs de culinária escolhi a entrada. A sobremesa quis repetir a que eu fiz para o jantar de despedida de solteiro. Faltava o prato principal. Fiquei com uma idéia na cabeça de um prato que vi em uma restaurante, molho de amora. Considerando que está na época de amora resolvi encarar este desafio.
Para acompanhar champagne, que estava guardada esperando uma ocasião especial, mas tem coisa mais especial que ser feliz no dia-a-dia?
O jantar foi maravilhoso e a comida não decepcionou. Tudo deu certo.


Para o post não ficar muito grande cada dia vou postar um prato. Então vamos começar pela entrada.
Para entrada eu queria um prato fácil de preparar e a escolha foi queijo coalho com ervas e pinoli. É só colocar o queijo em uma frigideira com fogo bem baixo e ir virando. Ele vai derreter no meio e ficar torradinho por fora. Colocar um colher de chá de  manteigas, ervas frescas e pinoli. Torrar um pouquinho e servir em cima do queijo. Simples e delicioso! Idéia do blog Technicolor Kitchen

Bom começo de semana.
Beijos, Lau

16 de setembro de 2011

Bolo de Laranja


Se tem uma coisa que eu amo é bolo quente. Adoro aquele cheiro de bolo assando que invade a casa. Fico ansiosa esperando que ele fique pronto logo. Apesar de gostar de tudo com chocolate, dentre os bolos comuns meus preferidos são os cítricos. Hoje fiz um bolo de laranja para levar para uma amiga e enquanto o bolo assava fiquei pensando: será falta de educação levar um bolo faltando um pedaço? Pela  foto acima vocês poder ver qual foi a decisão que tomei.

Bolo de Laranja

Suco de 2 laranjas ( cerca de 3/4 de copo de suco)
2 ovos
1/4 de xícara de óleo
1 e 1/4 de xícara de açúcar
1 e 1/4 de xícara de farinha
1 colher de sopa de fermento em pó


Suco de 2 laranjas para a calda
3 colheres de açúcar


1- Colocar todos os ingredientes no liquidificador, primeiro os líquidos e os sólidos aos poucos.
2- Colocar em uma forma untada (retangular 18x22 ou redonda com buraco de 22cm de diâmetro ). Assar por cerca de 30 minutos.
Coloque os ingredientes da calda em uma panela e levar ao fogo, ferver e desligar. Colocar sobre o bolo quente, como a calda está líquida vai penetrar noo bolo e deixá-lo molhadinho.

Bom final de semana.
beijos, Lau

Itália: dicas de comidinhas e etc

Mais um post sobre minhas comilanças pela Itália. Agora vão algumas dicas de lugares para comer um lanche rápido, comprar algum produto e sobre happy hour italiano.


Roma -Franqui 

Via Cola di Rienzo, 200/204 - Roma
 
Uma salameria perto do vaticano. Apesar da localização não é um lugar turístico. Os clientes que estavam na loja eram italianos e pareciam aqueles clientes fiéis, que frequentam o lugar há muitos anos. Lá comemos um lanche fresco, com produtos fatiados na hora e um arancino. Também vende frios, queijos e refeições para levar para casa ou comer lá mesmo. Ficamos imensamente tristes de ir embora de Roma neste dia. A vontade era voltar e experimentar a comida também, especialmente a lasanha, né Rachel? Hmmm, que vontade!



Rachel e seu delicioso arancino



Siena- Consorzio Agrario di Siena
Via Pianigiani, 9 - Siena, Itália
Uma loja de vinhos e frios em Siena. Ótima opção para quem quer um lanche rápido com qualidade. Escolha os ingredientes e eles montam na hora. 

Florença - Mercado Municipal
Como todo mercado, um local cheio de frutas e comidas locais. Tudo de qualidade. Gostei especialmente desta loja que está na foto abaixo. Não sei o nome. Vi e Rachel vocês sabem? Lá comprei salame de javali e queijos. Mas a variedade de produtos é imensa. Atendimento impecável.



Happy Hour
 
Florença - Note di Vino  
Borgo dei Greci, 4/6rPiazza Santa Croce - Florença
Ambiente muito agradável para as noites quentes de verão. Tomei vinho branco e comi brusquetas, tudo servido na calçada. 



Spritz na praça
 
 Você tem que provar um drink típico de Florença se chama spritz, todo mundo toma. O spritz surgiu na região de Veneza e possui uma receita flexível. Mas em geral leva espumante, água com gás e campari (clique aqui e veja a receita e uma matéria sobre esta bebida). Adoro o estilo "de sair" europeu no qual as pessoas ficam nas praças e sentadas nas escadas. O bar permite que o cliente carregue sua taça para fora. Mas ninguém quebra ou leva embora, claro!



Vale até cachorro no happy hour

Olha a praça que cheia!



Dicas de restaurantes e café em Florença aqui e aqui 
Saudades da Itália...
Beijos, Lau

15 de setembro de 2011

Meu brinquedo novo

Acabou de ser entregue pelos Correios meus novos brinquedos: moedor de carne, enchedor de linguiça e espremedor de laranja. São todos acessórios para a batedeira KitchenAid. Estou igual criança, louca para testá-los.
O problema é que quanto mais coisas fazemos em casa mais queremos fazer. Tudo feito em casa é mais gostoso, de melhor qualidade. Agora vou moer minha própria carne e fazer minha própria linguiça. Minha próxima aquisição é o acessório para fazer sorvete!


beijos, Lau

Risoto de Espinafre com Arroz 7 Grãos



Já dei aqui outra receita de risoto com arroz 7 grãos e abobrinha. Ontem inventei outro risoto com este delicioso arroz e achei que ficou ainda mais gostoso. Esta receita leva espinafre e queijo minas curado. Para finalizar fiz um creme de catupiry. Muito bom!



Risoto de Espinafre com Arroz 7 Grãos

1xícara de arroz sete grãos
1 litro de água fervente com 1 caldo de legumes
1 maço de espinafre - só folhas
100g de queijo minas meia cura ralado
1 colher de sopa de cebola
1 colher de chá de manteiga
1/2 xícara de vinho branco seco

catupiry, leite e noz moscada para fazer o creminho.

1- Refogar a cebola na manteiga. Colocar o arroz e refogar um pouco. Juntar o vinho e refogar.
2- Colocar metade da água e deixar cozinhar com a tampa fechada, mexendo de tempos em tempos.
Ir adicionando água até ficar cozido.
3- Quando estiver quase cozido colocar as folhas de espinafre cortadas grosseiramente e o queijo.
4- O espinafre vai soltar um pouco de água, deixar no fogo até secar.

5-Para o creme é só colocar 2 colheres de catupiry, 1 colher de leite e uma pitada de noz moscada. Derreter no fogo ou no micro-ondas.

beijos, Lau

14 de setembro de 2011

Carne com iogurte e hortelã

Foto: Reprodução


Vamos falar primeiro sobre o corte de carne usado, o músculo, antes que vocês torçam o nariz: aquela parte do músculo transparente, meio mole, não é gordura, é colágeno. Músculo não é um corte gordo, ao contrário está entre os cortes de carne vermelha com menos gordura.

Mas agora falando deste prato. Vi esta receita no programa MaisVocê e fiquei com muita vontade de testar. É muito difícil ter idéias de almoço todo dia. E trabalhar com diferentes cortes de carne é uma arte. Quando começei fazer almoço fazia bife dia sim e dia sim. Mas aos poucos fui, e ainda estou, aprendendo como cozinhar carnes mais duras. A receita é muito boa, dá super certo e a carne fica deliciosa. Uma ótima opção para o seu almoço

Receita Músculo com Iogurte e Hortelã
Programa Mais Você


  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • 1 kg de músculo cortado em cubos médios (com +/- 4 cm cada)
  • 1 colher (sopa) de alho picado
  • 1 cebola média picadinha
  • 1 colher (sopa) de açúcar
  • sal, pimenta síria e páprica picante a gosto
  • 1/2 xícara (chá) de vinho tinto seco
  • 1 colher (sopa) de hortelã picadinha
  • 800 ml de água quente
  • 1/2 xícara (chá) de coalhada
  • 2 colheres (sopa) de hortelã picadinha

Modo de preparo

1 - Numa panela de pressão coloque 2 colheres (sopa) de azeite e doure 1 kg de músculo cortado em cubos médios (com +/- 4 cm cada). Acrescente 1 colher (sopa) de alho picado, 1 cebola média picadinha, 1 colher (sopa) de açúcar, sal, pimenta síria e páprica picante a gosto e refogue em fogo médio por +/- 2 minutos. Adicione 1/2 xícara (chá) de vinho tinto seco, 1 colher (sopa) de hortelã picadinha, 800 ml de água quente, tampe a panela e quando pegar pressão deixe cozinhar por 25 minutos. Retire do fogo, abra a panela, adicione 1/2 xícara (chá) de coalhada e 2 colheres (sopa) de hortelã picadinha. Misture e sirva em seguida.

Clique aqui e assista ao vídeo do programa com a receita

beijos, Lau

13 de setembro de 2011

SAP: Caldo Verde



A previsão do tempo disse que amanhã vem chuva e um certo friozinho para região sul e sudeste. Portanto, moradores destas regiões, vamos aproveitar a trégua deste calorão e tomar um caldo verde. Acho sopas e caldos uma ótima opção de um jantar vegetariano, pois no geral gosto de comer carne ou no almoço ou no jantar, o que atende as necessidades proteícas diária.  Mas no verão não dá, não gosto de tomar sopa. Assim, aproveitando que o calor deu uma amenizada fiz um caldo verde: gostoso, leve e nutritivo.  E para acompanhar croutons de pão integral.

Receita Caldo Verde

100g de couve picada
1 litro de água com 1 caldo de legumes
350 g de batatas ou 2 unidades média
1 cebola

3 fatias de pão de forma integral

1- Colocar as batatas picadas e a cebola na água com o caldo.Colocar um pouco de sal.
2- Quando as batatas estiverem cozidas colocar a couve, deixar alguns minutinhos e desligar.
3- Bater tudo no liquidificador. 
4- Voltar a panela apenas para aquecer, acertar o sal.
5- Cortas o pão em quadradinhos e colocar em uma forma. Colocar sobre eles um pouco de azeite, sal e orégano. Levar ao forno até ficar crocante.

Bom apetite, Lau

12 de setembro de 2011

Fazendo bolachinhas com a vó Tina


Este post é extremamente especial para mim. É sobre o dia que eu cozinhei pela primeira vez com a minha vó. Minha vó é uma ótima cozinheira. Casou-se cedo com meu avô (este ano eles completaram 65 anos de casados!) e sempre passou seus dias na cozinha. Vai comer macarrão? Ela faz a massa. Quer comer queijo? Ela faz. Doces de frutas? Doce de leite? Doce de leite com nozes e chocolate? Tudo ela faz. E muito bem. Antigamente ela fazia sua manteiga, torrava e moía seu café, ou seja, cozinheira bem à moda antiga, como eu gostaria de ser.
De uns tempos para cá ela resolveu se especializar em bolachinhas. Pega uma receita daqui, outra dali e testa. Ela faz bolachinhas de tudo: de gengibre, de nozes, de castanha do pará, de canela, mantecal, fubá com limão...O difícil é escolher a mais gostosa. No meu casamento fiz questão de colocar no café "Bolachinhas da Vó Tina"

Nas minha férias de Julho resolvi que já estava na hora de aprender a fazer estas delícias. A pedido do meu marido fui aprender a de castanha do pará. Em primeiro lugar descobri por que fazer bolacha é coisa de vó: começamos as 14:00 e terminamos depois das 18:30, isto por que eu já tinha ralado a castanha do pará de manhã (mais 1 hora) e estávamos em duas! 
Mas o resultado compensa, bolachas deliciosas, inigualáveis, com a que você compra na padaria.
Vamos então a receita ilustrada:
















 E, finalmente, suas bolachas maravilhosas estão prontas....UFA!


Meu próximo objetivo é aprender a fazer a massa folhada dela, minha preferida.
Espero que tenham gostado deste post tão especial.
beijos, Lau
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...